Um estudo realizado na Alemanha mostrou que injeções de Botox pode proporcionar alívio significativo dos sintomas de depressão, principalmente entre aqueles pacientes que apresentam níveis elevados de hiperatividade.

O estudo, que foi realizado pelo Dr. Tillman Kruger, Dr. Axel Wollmer e associados na Alemanha e cirurgia plástica rj, mostrou que por paralisar os músculos faciais envolvidos na produção de linhas de expressão, as injeções de Botox, na verdade, fizeram com que os sentimentos associados com a testa franzida fossem reduzidos.

"As emoções são expressadas pelos músculos faciais, que por sua vez envia sinais de feedback para o cérebro para reforçar as emoções ", explicou Wollmer. " Ao tratar os músculos faciais com Botox (Toxina Botulínica Rio de Janeiro), podemos interromper esse ciclo. "

No estudo, que durou 16 semanas, 15 pacientes com transtorno depressivo foram dadas uma injeção de Botox cada. Os sintomas de depressão foram reduzidos em 47,1% após seis semanas - com base em medições de HAM- D - em comparação com uma redução de 9,2% entre os pacientes tratados com placebo. No final do estudo, 86,7 % dos pacientes tratados com Botox experimentaram pelo menos uma resposta parcial, com 33,3 % em remissão, contra 26,7 % e 13,3 %, respectivamente, no grupo de controle.

Os pacientes que apresentaram sinais de hiperatividade dinâmica pareciam responder melhor ao tratamento com Botox, de acordo com Wollmer, que pode incluir pessoas que roem as unhas ou bricam com o cabelo, bem como aqueles que são pessimistas.

Os pesquisadores estão atualmente realizando uma meta-análise deste estudo.

Para maiores informações, sugerimos visitar cirurgião plástico RJ