ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO COMPARATIVO DE PARACETAMOL GOTAS DE TRÊS DIFERENTES FABRICANTES (SIMILAR, GENÉRICO E REFERÊNCIA). MARQUES, B. S.1; 1Área da Saúde ? Universidade Braz Cubas ? SP.

INTRODUÇÃO:
O Paracetamol é um analgésico-antipirético muito utilizado, principalmente na terapia infantil. Devido à facilidade de administração, as soluções orais com administração em gotas são as formas farmacêuticas mais utilizadas. O mercado farmacêutico possui três diferentes tipos de medicamentos, sendo eles, os medicamentos de referência, os genéricos e os similares. Independente do nome do laboratório é necessário que esses produtos tenham segurança e eficácia terapêutica comprovadas, e isso é possível através de testes físico-químicos. OBJETIVO: Comparar o Paracetamol 200mg/mL Gotas de três diferentes fabricantes (Genérico, Referência e Similar), para a avaliação de possíveis alterações e diferenças físico-químicas entre eles. MÉTODOS E RESULTADOS: Fez-se o teste de doseamento, utilizando amostras de Paracetamol Similar, Genérico, Referência e Paracetamol SQR (padrão), e após o teste, no espectrofotômetro foi verificada a absorbância das soluções resultantes em 249nm, a partir das leituras obtidas, calculou-se a concentração de paracetamol nas soluções orais. Na determinação de volume foi utilizada uma balança analítica para a verificação do peso real de cada conteúdo analisado, pesando-se os frascos cheios e depois vazios, anotando assim a diferença entre eles, a partir dos valores alcançados, foi calculado o volume médio das unidades testadas. No teste de gotejamento, usando a balança analítica, realizou-se a determinação de massa relativa ao número de gotas correspondentes a 1 mililitro, declaradas pelo fabricante, foi calculada a média das porcentagens individuais obtidas e o desvio padrão relativo. Na determinação de pH realizou-se a leitura direta da solução em pHmetro, previamente calibrado com solução tampão de pH 7,0 e de pH 4,0.

CONCLUSÕES: Mesmo sendo um trabalho de título experimental, todos os resultados foram satisfatórios, sem grandes alterações e/ou diferenças significativas entre eles. Pôde se notar que todos estão corretos e fornecerão a ação desejada, sendo possível sua comercialização e até intercambialidade, se houver necessidade.