Fernanda da Silva Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTUDO DO PROCESSO DE ANÁLISE DE CRÉDITO PARA UMA INDÚSTRIA DE CONTROLADORES DE TEMPERATURA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porto Alegre

ESADE

2012


 

 

 

 Fernanda da Silva Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTUDO DO PROCESSO DE ANÁLISE DE CRÉDITO PARA UMA INDÚSTRIA DE CONTROLADORES DE TEMPERATURA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                       Trabalho de Conclusão de Estágio I

                                                                       do Curso de Ciências Contábeis da

                                                                       Escola Superior de Administração, 

                                                                Direito e EconomiaESADE.

 

 

                                                                    Orientador: Prof. Cléber Nascimento

 

 

 

 

 

 

Porto Alegre

ESADE

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................4

1.1  Definição do Problema...........................................................5

1.2 OBJETIVOS...........................................................................5

1.2.1 Geral ...................................................................................5

1.2.2 Específicos .........................................................................5

1.2.3 Justificativas .......................................................................6

2 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................7

2.1 Cadastro de Empresas ..........................................................7

2.2 Crédito....................................................................................7

2.2.1 Análise de Crédito ..............................................................8

2.2.2 Prazo de Concessão de Crédito.........................................8

2.2.3 Créditos Problemáticos ......................................................8

2.2.4 Inadimplência......................................................................9

3 METODOLOGIA......................................................................10

4 CONCLUSÃO .........................................................................12

5 BIBLIOGRAFIA........................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

A administração financeira é fundamental em uma organização, pois todos os aspectos da mesma estão sob sua ótica. Uma administração financeira correta permite que se tenha a atual situação da empresa, visto que com o mercado em crescimento, é de extrema importância que a organização esteja preparada para as tomadas de decisões em frente a situações que possam arriscar seus recursos.

Com a ajuda dos sistemas de informações gerenciais, há um maior controle dos recursos, orientando a empresa a melhorar a utilização desses recursos, de modo geral, escassos, visando a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento dos sócios ou acionistas.

O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe os créditos a receber originários de vendas a prazo.

Sendo assim, a análise de crédito é de extrema importância para orientar os controles internos da empresa, permitindo que se façam vendas a prazo aos seus clientes de maneira segura, garantindo o recebimento do crédito concedido na data de seu vencimento.

Através desse contexto, o presente trabalho visa analisar o setor de Contas a Receber da empresa Full Gauge Eletro Controles Ltda., buscando aperfeiçoar suas políticas de crédito.

Desde 1985, a Full Gauge Controls desenvolve e produz instrumentos digitais para controle e indicação de temperatura, umidade, tempo, pressão e voltagem. Com clientes localizados nos cinco continentes, consolida-se a cada dia como sinônimo de excelência em tecnologia para sistemas de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar. Fundada por Ivanir Gobbi e Flávio Perguer e estabelecida no município de Canoas/RS, é uma empresa que vem crescendo muito nos últimos anos e observam-se algumas dificuldades em relação à concessão de crédito.

Além do desencaixe gerado no fluxo de caixa, as vendas a prazo provocam despesas com a análise de crédito e cobrança, pois compreende a maior parte de sua geração de recursos e sendo assim, o setor de contas a receber preocupa-se em saber onde sua área comercial está captando seus clientes, para a formação de uma carteira saudável.

1.1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

        

A questão que esse trabalho se propõe a responder é: A empresa está realizando o processo de concessão de crédito e cobrança de forma adequada que visam a redução da inadimplência?

1.2. OBJETIVOS

O objetivo geral é o rumo do trabalho, o resultado a ser alcançado e os objetivos específicos são os passos a serem dados para obter o objetivo geral.

1.2.1. Geral:

Compor um processo de análise de crédito para auxiliar o processo de tomada de decisão.

1.2.2. Específicos:

-                   Identificar os procedimentos usados no processo de concessão de crédito;

-                   Verificar se os procedimentos estão em conformidade com o que determina a Administração Financeira.

1.2.3 Justificativa:

No ano de 2006 a empresa estudada aumentou sua estrutura, pois até então mantinha seu administrativo e fabril no mesmo prédio, mas devido o aumento dos pedidos e de produção, foi preciso à construção de um novo prédio somente para a fabricação de seus produtos.

Com essa expansão, houve uma maior preocupação do gestor financeiro com a concessão de crédito, pois a empresa começou a receber um maior volume de pedidos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo será abordado informações sobre o assunto estudado, o crédito.

 

2.1 Cadastro de Empresas

O cadastro do cliente é importantate para coleta de dados e normalmente é a primeira etapa do início do relacionamento da área comercial com o cliente e para clientes mais antigos, serve para manter seus dados atualizados.

Segundo SECURATO (2002), a avaliação do cadastro poderá ser feita através da inclusão na ficha cadastral de informações sobre a empresa, seus sócios, seus principais fornecedores, clientes, o relacionamento bancário e o mercado de atuação, de forma qualitativa. Já na forma quantitativa, o intuito é a obtenção de indicadores de desempenho e da situação financeira da empresa com base nas demonstrações  financeiras dos períodos anteriores e indicar a tendência da empresa e a adequação das estratégias financeiras, avaliando-se, assim também, a sua capacidade de pagamento.

2.2 Crédito

A palavra crédito, conforme Aurélio (pg. 495), vem do latim creditu e significa segurança de que alguma coisa é verdadeira; confiança.

Já na visão de SCHRICKEL (1997), "é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte do seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado."

Para ASSAF NETO,LIMA (2010),os cinco Cs do crédito são bastante utilizados pelos analistas para identificar a capacidade de pagamento do solicitante de um crédito. São eles: caráter, capacidade, capital, garantias (collateral) e condições;

No ato da concessão de crédito não há como garantir que o devedor pagará, pois para isso será necessário que se estude o cliente para obtenção de conclusões seguras.

2.2.1 Análise de Crédito

A análise de crédito consite em identificar, através de instrumentos financeiros e estatísticos, a probabilidade de um cliente em pagar ou não pagar o crédito que lhe foi concebido, na visão de ASSAF NETO,LIMA (2010).  Já para SCHRICKEL (1997),a análise de crédito envolve a capacidade de avaliar situações complexas e chegar a uma conclusão clara para decisão de crédito, considerando um cenário de incertezas, e também, quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor será a decisão.

2.2.2 Prazo de Concessão de Crédito

      

      Para ASSAF NETO,LIMA (2010) ,o prazo para concessão de crédito refere-se ao período de tempo que a empresa concede a seus clientes para pagamento das compras realizadas. As condições de crédito dizem respeito às condições concedidas aos clientes nas vendas a prazo, compreendem: o prazo de pagamento, o desconto por pagamento à vista, período de desconto financeiro e o tipo de instrumento de crédito (GITMAN, 2002).

       Conceder descontos por pagamentos antecipados pode ser bom por duas razões, pois segundo ASSAF NETO, LIMA (2010), primeiro a empresa promove uma redução de suas necessidades de caixa pela diminuição do prazo médio de cobrança, e segundo porque, da mesma forma, são exigidos menos investimentos em valores a receber, determinado por uma suposta redução das vendas a prazo, o que promove uma redução do custo de capital.

2.2.3 Créditos Problemáticos

        Para Securato (2002), uma das principais razões que a concessão de crédito deve ser muito bem estudada são os créditos problemáticos. Eles são muito importantes, pois a troca de um estoque por uma promessa futura de pagamento pode significar jogar fora todo esforço para produzir, gerenciar e vender esses produtos.

2.2.4 Inadimplência

Inadimplente é quando a pessoa não cumpre as suas obrigações contratuais no termo convencionado, é a falta de cumprimento do contrato ou de qualquer de suas condições. BLATT (1998).

Existem alguns pontos que elevam a inadimplência como: não gerenciamento dos valores a receber, cobrança ineficiente, cadastro inadequados, dilatação do prazo e concessão de crédito mal elaborado.

      

3. METODOLOGIA

 

3.1. Delineamento

Este trabalho é classificado como pesquisa exploratória quantitativa. Exploratória, porque questiona a existência de características semelhantes entre clientes adimplentes e inadimplentes da empresa e quantitativa porque foi feita através de técnicas estatísticas, percentual e média, que garantem precisão e cujos resultados são comprovados pelo número de vezes que o fenômeno ocorre.

A pesquisa será bibliográfica, documental e estudo de caso. Bibliográfica porque, para o referencial teórico será realizada investigação sobre os seguintes assuntos: crédito, cadastro, análise de informações, risco e inadimplência. Documental, porque se valerá de documentos e relatórios internos da empresa que dizem respeito ao objeto de estudo.

E, finalmente, este trabalho se caracteriza como estudo de caso por ser um método de investigação no qual se faz um estudo intensivo e detalhado sobre a empresa.

3.2. Planos e instrumentos de coleta

O instrumento de coleta utilizado foi à análise do comportamento financeiro dos clientes durante o período de estágio, que seria o segundo momento, de Janeiro/12 a Junho/12 e o semestre anterior, de Julho/11 a Dezembro/11 para comparativos.

Com isso espera-se obter dados para comparar os clientes adimplentes e inadimplentes com as concessões de créditos adotadas pela empresa e verificar sua adequação.

Foi utilizado o sistema Microsoft Dynamics AX para a coleta de relatórios e informações necessárias, que é o sistema utilizado pelo departamento financeiro. 

A empresa utiliza duas modalidades de venda: antecipada e a prazo. No modo antecipado, o valor é recebido através de transferência bancária, que não traz nenhum prejuízo, pois a mercadoria só é enviada após a confirmação do depósito em conta. Na forma a prazo, os planos de pagamento variam de acordo com o valor do pedido e como instrumento de recebimento é utilizado a emissão de boletos.

Na liberação a prazo, os clientes mais antigos e os que estão com os pagamentos em dia fazem sua compra com comodidade e agilidade, pois é dispensada a confirmação de dados novamente.

Para a inclusão de novos clientes, é solicitado o envio do Contrato Social, Cartão de CNPJ e indicação de três estabelecimentos que o forneça mercadorias ou serviços a prazo.

Essas informações, solicitadas pela área comercial, são enviadas para a área de cadastro, onde são registradas no sistema de ERP da empresa ( Microsoft Dynamics AX), com os demais dados complementares como endereço comercial, endereço de entrega, endereço de cobrança, telefones de contato, email, etc.

Por fim, é feita a consulta do CPF/CNPJ no Serasa e através do relatório gerado,é constatada a pontualidade e o comportamento financeiro do cliente. Quando confirmado que o cadastro está apto, os auxiliares de venda emitem a ordem de venda. A empresa em questão não impõe limite de crédito e não faz vendas com cheques pré – datados.

Quanto aos procedimentos de cobrança a empresa utiliza a cobrança bancária e o protesto de título. Caso não consiga receber a dívida em até 60 dias após o vencimento, a duplicata é enviada para uma empresa de cobrança externa.

Nessa pesquisa foram analisados 05 clientes inadimplentes e foi possível a constatação de fatores ou da ausência deles importantes para uma análise de crédito mais eficaz. Nessa análise foi possível constatar:

Ocorrência 1 - Inconsistência solicitação de fornecedores para confirmação:

É solicitada na hora do cadastramento no sitema que o cliente indique três fornecedores pra consulta,mas a mesma não é feita. O ideal seria que a empresa entrasse em contato com os mesmos, solicitando referências comerciais, garantindo que o mesmo é um bom pagador. 

Ocorrência  2  -   Inconsistência limite de crédito:

 A empresa desconsidera as despesas fixas do cliente, e não avalia se possui ou não os recursos para o pagamento do crédito solicitado, ao não colocar limite de crédito aos seus clientes.

Ocorrência 3 – Inconsistência falta de atualização dos cadastros:

Não é uma prática constante a atualização cadastral do cliente, mas deveria, pois os clientes mudam de endereços e isso prejudica tanto na entrega da mercadoria quanto ao envio da cobrança.

Ocorrência 4 – Inconsistência não avaliação da pontualidade:

A verificação da pontualidade com que o cliente quita suas dívidas é um fator importante na análise de crédito.

Ocorrência 5 – Inconsistência não avaliação da última compra:

Devido ao crescente aumento da inadimplência, o tempo de consulta ao Serasa, desde a última compra deveria ser menor que seis meses, prazo estipulado pela empresa.

 

 

4. CONCLUSÂO

As ferramentas administrativas, dentro do processo de análise e concessão de crédito são de extrema importância para a garantia de rentabilidade.

Cada etapa do processo de análise de crédito até o recebimento facilitam a redução do índice de inadimplência.

Nos cinco casos vistos, resultantes da pesquisa realizada na empresa Full Gauge Eletro Controles Ltda, percebeu-se facilmente a ausência de um ou mais critérios de garantias de recebimento de pagamentos. Acredito que muito dessa ausência seja devido ao excesso de confiança no cliente por parte da área comercial e também do acúmulo de outras tarefas que diminuem o tempo que deveria ser utilizado para uma realização correta do processo.

Conceder crédito aos clientes é um bom meio de enfrentar a concorrência e fidelizar clientes. O desafio em oferecer crédito é não comprometer a situação financeira da empresa.

Através deste trabalho pretende-se firmar a importância do uso de critérios próprios para a análise e concessão de crédito, para atingir a melhor performance lucrativa.

5.BIBLIOGRAFRIA

BLATT, Adriano.Crédito Problemático & Inadimplência: um enfoque estratégico da cobrança, negociação e recuperação de crédito. 2ª. Ed. São Paulo: Editora STS, 1998.

BLATT, Adriano.Dicas de cobrança:para reduzir a inadimplência. São Paulo: Casa de Qualidade, 1998.

GITMAN,LawrenceJ.Princípios de administração financeira essencial.Tradução Jorge Ritter. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.

SECURATO,José Roberto. CréditoAnálise e avaliação do RiscoPessoas Físicas e Jurídicas. São Paulo: Editora Saint Paul, 2002.

SERASA. Disponível em: <http:www.serasa.com.br>

SEBRAE. Disponível em: <http:www.sebrae-rs.com.br>

SCHRICKEL, Wolf Gang Kurt. Análise de Crédito. São Paulo, Atlas 1998

ASSAF NETO, A.;LIMA, F.G.Curso de administração financeira. 1 ed. São Paulo: Atlas,. 2009.

CAOUETTE,John B. et al.Gestão do risco de crédito:o grande desafio dos mercados financeiros globais. Rio de Janeiro: Qualitymark; SERASA, 2009.