ESTUDO DE CASO: SOMAI NORDESTE S/A, SITUADA EM MONTES CLAROS-MG 

Amanda Raquel Pereira Leal

Acadêmica do 5 º Período de Administração das Faculdades Santo Agostinho   

RESUMO: O objetivo do presente estudo foi verificar o retorno econômico da Empresa Somai S/A, considerando as receitas obtidas com a venda de ovos, esterco e galinhas em fase de descarte. A coleta de dados ocorreu no mês de maio de 2012. O principal foco do estudo foi a receita proveniente da venda do esterco, este que é tido como um subproduto, e os custos de produção.

Palavras Chave: Receita, custos, esterco.

INTRODUÇÃO

O agronegócio é o segmento econômico de maior valor em termos mundiais, e sua importância relativa varia para cada país. No Brasil, o agronegócio foi estimado, para o ano de 2009, em pouco mais de R$ 700 bilhões, significando algo em torno de 25% do PIB. O agronegócio brasileiro tem grande importância na balança comercial, participando com mais de 36% da pauta de exportações e sendo altamente superavitário, de modo a contribuir sensivelmente para evitar os déficits comerciais do Brasil. (ARAÚJO, 2010)

O PIB do agronegócio estadual atingiu R$ 118 bilhões em 2011. O valor é o maior já registrado durante um ano e representa a soma das riquezas do setor relativas a quatro grupos: produção básica, insumos, agroindústria e distribuição. O valor recorde de 2011 foi alcançado por causa de um crescimento do PIB de 1,7% em relação ao ano anterior. O destaque foi a agricultura, que apresentou desempenho positivo nos quatro grupos analisados. Levando em consideração apenas o agronegócio da agricultura, houve um crescimento de 8% em relação ao ano de 2010. O número representa uma continuidade do bom desempenho já registrado há dois anos. Entre as atividades pecuárias, a produção de carne de frango, de suínos e de ovos registrou os maiores crescimentos de receita dentro das propriedades. A avicultura apresentou queda no volume produzido, que foi compensada pela variação positiva dos preços. (TV GERAIS, 2012)      

Montes Claros, situada no norte de Minas Gerais apresenta junto à economia do Brasil um grande potencial. Possuindo varias agroindústrias de vários segmentos diferentes, movimenta a economia da cidade, além de gerar emprego e renda.