Estudo de Caso

            A Educação tornou-se um fator de suma importância para o desenvolvimento dos seres humanos. Sabe-se que suas consequências têm resultados perceptíveis na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na transformação da sociedade e no crescimento dos países como um todo, portanto, faz-se necessário o aprimoramento das técnicas de ensino-aprendizagem e avaliação, para obtenção de resultados satisfatórios.

            Atualmente, no Brasil, uma grande parcela dos orçamentos de Municípios, Estados e União são direcionadas para esse fim, gerando uma busca pelo método mais eficaz de aplicação desses recursos, bem como qual setor terá o melhor resultado. No entanto, a evolução desse processo é algo difícil de ser comprovado, tornando-se indispensável estipular metas a serem atingidas em determinados prazos e utilizar um método científico que comprove ou não esse avanço, e que os resultados possam ser apresentados de uma maneira compreensível.

            No município de Ribeirão, cidade no Sudoeste da Bahia com aproximadamente 8.553 habitantes, possui 58 escolas da rede municipal de ensino e 01 escola da rede estadual (essas, tanto municipal quanto estadual, com extensões nos distritos e zona rural). O estudo de caso realizado foi feito na Escola Municipal Manoel Antunes da Luz, situada à Rua Gasparino José, n° 13, no Bairro São João Batista, na cidade de Ribeirão do Largo-Ba foi criada pela Lei n°28/2001, da Prefeitura Municipal. Com capacidade de atendimento a 630 alunos, funcionando nos três turnos, sendo pertencente ao Ensino Fundamental II, com um quadro de 23 professores, sendo graduados ou graduandos nas áreas acadêmicas de Licenciatura em Biologia, História, Matemática, Letras e Geografia. A clientela do diurno está situada na faixa etária de 10 a 15 anos e o noturno de 16 a 50 anos aproximadamente. Os alunos provêm da Zona Rural e Urbana.

            O transporte escolar dos alunos é custeado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão do Largo. Algumas das comunidades são distantes e de difícil acesso, devido às estradas não serem pavimentadas, o que em condições adversas de tempo torna o acesso a essas localidades quase impossível, ocasionando nesses dias redução drástica do número de alunos em sala de aula.  Com relação à turma do noturno há muita evasão devido à clientela trabalhar em sua maioria, na zona rural e no comércio local. Também, boa parte dos alunos da escola são provenientes da zona rural, muitos têm que sair muito cedo de casa, às 04 horas da manhã, chegam cansados e com fome à escola.

            A escola, de um modo geral, apesar da dificuldade, se propõe a inteirar-se da situação econômica e social dos alunos, procurando se não solucionar, ao menos amenizar, junto às famílias, a problemática das faltas, da evasão, aprendizagem, repetência e saúde, buscando caminhos norteadores para a efetivação da educação ampla. Procurando, portanto, conscientizar os pais e alunos quanto ao valor do estudo para se formar cidadãos ativos preparados para o exercício plena da cidadania. No entanto, essa problemática ainda é séria e uma constante, o que atrapalha em parte, o bom funcionamento do processo ensino aprendizagem dos alunos.

            Tamanha diferença, no que diz respeito aos resultados sobre evasão escolar, talvez possa ser justificada pelo fato da escola estudada se tratar de um estabelecimento rural e de difícil acesso para os alunos.  O desempenho geral da Escola Municipal Manoel Antunes da Luz, pode ser considerado satisfatório.