ESTUDO DE CASO de aluno portador de deficiência intelectual acompanhada de deficiência visual.

Por Evony Auxiliadora Castelo Branco dos Anjos

Sirley Aparecida Tristão

Luzia Beatriz Ferreira

O presente artigo é um informe psicopedagógico que relata o estudo de uma criança com portador de deficiência intelectual acompanhada de deficiência visual.

Palavra chave- Ensino – aprendizagem de uma criança com portador de deficiência intelectual acompanhada de deficiência visual.

Identificação- O aluno Mauricio Maciel de Jesus tem 11 anos de idade, nasceu no dia 03/06/ 2000, na cidade de Denise MT. Atualmente matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal  José Rodrigues , no município de Denise MT  na avenida  Fernando Correia da Costa   Nº1080 , no Bairro  Vila Aurora .O educando é filho de  João Francisco  Maciel e Consuelo  de Jesus moradores no município de Denise -MT  na avenida  Marechal Hermes  Nº 39 , no Bairro   .

O aluno é portador de deficiência intelectual acompanhada de deficiência visual. A turma é composta por 20 alunos com faixa etária entre 10 a 11 anos. Atualmente está matriculada no 6º ano do ensino fundamental, mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade,. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que ele não adquiriu todas as habilidades e capacidades previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:

Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.

Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta boa conservação de memória, tem muita facilidade em memorizar quando o professor explica o conteúdo Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe seja perguntado.

Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.

É capaz de perceber os sons, conseguindo diferenciar os sons das suas identidades. Interage satisfatoriamente com os colegas e professores (humor altera de um dia para outro).Chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.Identifica também todos os professores pela voz e quando é questionado diz: professora Simone de Historia.