ESTUDO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O CÂNCER DE COLO UTERINO SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM 

Camila Pompéo Barros[1]

Helen Regina Freire da Silva1

Maria Fernanda de Alencar Figueiredo [2]

RESUMO: A pesquisa de enfermagem é de suma importância para que o profissional enfermeiro possa prestar um atendimento qualificado aos pacientes oncológicos. Esta pesquisa é bibliográfica, exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa e tem como objetivo conhecer as publicações científicas que abordam o câncer de colo uterino sob a ótica da enfermagem. A fonte de dados foi a Biblioteca Eletrônica Scielo e Lilacs, onde 05 artigos foram analisados, construindo 02 categorias. Fica evidente a fragilidade no que se refere à pesquisa em enfermagem desenvolvida pelo enfermeiro quanto ao seu cuidado prestado e ao seu gerenciamento, ações imprescindíveis e que são a essência na formação e no cotidiano do enfermeiro.

Palavras-chave: Enfermagem, Câncer, Câncer de colo Uterino e Cuidado.

abstract: The nurse has to think and build strategies for best results that meet real needs and minimize  the difficulties of customers. This research  literature  is exploratory,  descriptive, qualitative approach and aims to meet the scientific publications that address the cervical cancer from the perspective of nursing. The data source was the Electronic Library SciELO and Lilacs, where05 papers were analyzed,  02 building categories. It is evident the weakness in relation to nursing research developed by nursesabout their care provided and its management, and actions that are essential in the formation and the essence of daily nurse.


Keywords: Nursing, Cancer, Uterine and Cervical Cancer Care.

 

INTRODUÇÃO

Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como tema o Estudo das Publicações Científicas Sobre o Câncer de Colo Uterino Sob a Ótica da Enfermagem, e como objeto de estudo as publicações científicas desenvolvidas pelo enfermeiro. Segundo DUAVY (et al, 2004, p. 734), “o câncer cérvico-uterino figura como a terceira neoplasia maligna mais comum, sendo superado apenas pelo câncer de pele (não melanoma) e pelo câncer de mama”. Ele se caracteriza por um conjunto de alterações celulares, que se multiplica de forma gradativa. É uma doença crônico-degenerativa temida, em virtude do seu alto grau de mortalidade e morbidade (DUAVY et al, 2004).

O câncer de colo uterino é um dos problemas de saúde pública, principalmente na saúde da mulher. Tendo isso em vista, o Ministério da Saúde busca, através de ações preventivas, reduzir o número de mulheres com esta patologia, ampliando o acesso aos serviços de saúde através da atenção básica (BRASIL, 2006).

O Ministério da Saúde implantou na década de 1980 o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher - PAISM, com o objetivo de aumentar a cobertura e a concentração do atendimento à mulher na rede básica de saúde. Uma dessas ações básicas diz respeito à implantação ou ampliação das atividades de identificação e controle do câncer cêrvico uterino, tendo em vista a alta incidência de morbidade e mortalidade dessa patologia (FIGUEIREDO E TONINI, 2010). Em 1994 nasce a proposta do PSF (Programa da Saúde da Família) que preconiza um atendimento de qualidade integral e humano nas unidades básicas, onde se procura garantir acesso a assistência e a prevenção. A equipe do PSF é composta de, no mínimo, um médico, um enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (Brasil, 2006).

A enfermagem tem por ofício e filosofia de atuação, exercitar o cuidado em sua plenitude, de forma integral, em uma visão mais humanista que apresente um toque diferenciado ao ser visualizado como um comportamento interativo, como uma expressão de ser no mundo, com base em princípios morais, respeitando e considerando o ser humano em sua totalidade (WALDOW, 2004).

Desta forma, o profissional de enfermagem tem grande relevância na política preventiva de saúde, pois ele é o principal elo entre o paciente e o serviço de saúde. Além disso, é o enfermeiro (a) que na maioria das vezes realiza o exame colpocitológico nas usuárias que buscam o atendimento nos serviços de saúde.

A proposta de assistência integral à saúde da mulher tem como objetivo a integralidade do atendimento, com ações educativas e clínicas, para implementação de atividades de promoção à saúde. E um dos papéis que cabe à enfermagem é o de executar ações educativas (KAWAMOTO; SANTOS; MATTOS, 1995).

Mediante este contexto, percebe-se que o enfermeiro é um profissional presente nas diversas ações propostas pelo MS e que vem se destacando, principalmente, nas ações preventivas voltadas para a saúde da mulher. Assim, este estudo motiva-se pelo desejo de aprofundar o conhecimento nesta temática, explorando as produções científicas desenvolvidas pelos enfermeiros, publicadas no período de 2000 a 2010. Portanto surgem alguns questionamentos: Quais as áreas de atuação da enfermagem que mais são abordadas? Como são discutidas esta temática sob a ótica da enfermagem?

OBJETIVO

 

Conhecer as produções científicas que abordam o câncer de colo uterino sob a ótica da enfermagem, publicadas no período de 2000 a 2010.

 

METODOLOGIA

 

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. O local escolhido para realização do nosso estudo foi o banco de dados Scientific Eletronic Library on-line SCIELO e LILACS, bibliotecas eletrônicas que abrangem uma coleção de periódicos onde se encontra artigos científicos, coleção de revistas científicas publicadas na America Latina e Caribe onde todos estão disponíveis para download. Os artigos foram encontrados através dos descritores: enfermagem, câncer, câncer de colo uterino e cuidado, fazendo a combinação com o operador booleano “and” Foram encontrados 101 artigos e após serem aplicados os critérios de inclusão, restaram 5 artigos.

Foram incluídas publicações cientificas relacionadas ao objeto e que estejam divulgadas na base de dados Scielo e Lilacs, que sejam do ano de 2000 até 2010, disponíveis gratuitamente na íntegra e em língua portuguesa.  A coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2011, com carga horária de 10 horas, totalizando 30 horas.

O procedimento de coleta de dados foi após a leitura e fichamento dos artigos científicos selecionados, procurando estar junto ao objetivo proposto por este estudo, para só então serem construídas as categorias.

Os dados foram organizados após a leitura e releitura criteriosa dos artigos para então serem extraídas as unidades em duas categorias: Distribuição Geográfica e Caracterização das Mulheres Acometidas pelo Câncer de Colo Uterino e Representatividade do Exame Papanicolau para as Mulheres e logo em seguida analisadas a luz dos autores utilizados na revisão de literatura.

No entanto, foi respeitada a integridade intelectual dos autores utilizados, respeitando os princípios dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9.610/98 que regulamenta os direitos autorais no Brasil.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Através dos artigos selecionados foram realizados leitura e releitura onde foram extraídas as unidades de significados e em seguida construídas as categorias e discutidas a luz dos autores utilizados na revisão de literatura.

 

Categoria 1: Distribuição Geográfica e Caracterização das Mulheres Acometidas pelo Câncer de Colo Uterino

 

Os artigos encontrados discutiam as características socioeconômicas, geográficas, culturais acesso aos serviços de saúde e qualidades dos serviços. As produções científicas de enfermagem que discutem os achados epidemiológicos colaboram para a prática assistencial apontando os fatores de risco que acometem as mulheres.

“No período 2003 á 2007 a ocorrência do câncer do colo de útero se concentra principalmente em mulheres acima dos 35 anos, já a mortalidade prevalece na faixa etária de 45 a 64 anos de idade” (ZAPPONI e MELLO, 2010 p. 629).

Percebemos que a faixa etária que acomete um número maior de mulheres por câncer de colo uterino, é a partir dos 35 anos, grande parte das mulheres já não procura mais os serviços de saúde regularmente, visto que a reprodução já não é mais o seu foco de atenção, ficando desassistida, e assim, dificulta o diagnóstico precoce da patologia

“Dentre as mulheres com câncer de colo de útero a renda familiar girava em torno de um a dois salários mínimos para doze das entrevistadas; seis possuíam uma renda familiar de três a quatro salários mínimos, e duas mulheres referiram a renda familiar acima de sete salários mínimos” (SOARES, et al; 2010 p. 94).

Entre as produções cientificas há semelhança no fator renda familiar como fator de risco para câncer de colo de útero, fazendo relação deste fator e os serviços de saúde.

“A Região Norte possui a maior taxa de mortalidade por câncer de colo de útero em relação às demais seguida da Região Nordeste e Centro Oeste. A distribuição espacial da taxa de mortalidade por câncer de colo de útero revelou uma concentração maior do Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe” (ZAPPONI e MELO, 2010 p. 630).

O Brasil pela sua extensão e a heterogeneidade das condições socioeconômicas de sua população apresenta também perfil de morbidade pra o câncer de colo de útero diferenciados. É evidente que nas regiões com maiores fatores de risco relacionados às condições sociais, econômicas e serviços de saúde irão apresentar taxas de mortalidade maiores por esta patologia (FONSECA et al; 2010).

A abordagem epidemiológica dos estudos demonstra a relevância desta enquanto ciência básica da saúde coletiva voltada para a compreensão do processo de saúde- doença por meio de estudo da frequência e distribuição das doenças na população humana com a identificação de seus fatores determinantes. O uso da epidemiologia como ferramenta de gestão pelo enfermeiro é fundamental e indispensável á assistência á saúde, visto que subsidia o planejamento, avaliação e tomada de decisões (LIMA, et al , 2009).

Categoria 2: Representatividade da Realização do Exame Papanicolau para as Mulheres

Os artigos encontrados discutiam sobre o conhecimento e o significado para as mulheres a respeito do exame preventivo do câncer cérvico uterino.

Quanto ao conhecimento do exame, das mulheres que realizavam o CCO apenas 2 não conheciam a finalidade do mesmo (...) 37% indicaram que este exame é realizado para prevenção de câncer, 10 respostas foram relacionadas a detecção  precoce de outras doenças, enquanto que 8  reportaram-se a detecção precoce de infecções (MERIGHI, HAMARIO e  CAVALCANTE, 2002 p. 292).

Foi evidenciado que o conhecimento origina-se também a partir das experiências pessoais, bem como também do convívio com pessoas significativas, familiares e vizinhas que foram acometidas pela doença (SILVA et al, 2010).

Em relação aos locais para divulgação e orientação para realização dos exames os artigos apontam que houve uma maior divulgação e incentivo para a realização do exame papanicolau nos últimos anos, e os locais de informação são bastante diversos.

As mulheres responderam que receberam informações com maior frequência com o ginecologista e instituição de ensino da área de saúde” (MERIGHI, HAMARIO e CAVALCANTE, 2002 p. 292).

As produções científicas de enfermagem a cerca do conhecimento das mulheres para realização do exame papanicolau são importantes, pois, proporcionam a implementação de estratégias diferenciadas para abordagem da mulher, com intuito de aumentar a adesão das mesmas para realização do exame. Por outro lado, evidenciar os motivos e significados de realização do exame preventivo, também é de suma importância para as intervenções necessárias. Neste sentido as publicações cientificas contribuem sobre maneira no auxilio aos profissionais de saúde, em especial, o enfermeiro na adoção de estratégias direcionadas a cada situação apresentada.

“O motivo para é um contexto de significado que é construído sobre as experiências disponíveis no momento da projeção de ação (...) Os motivos para a realização do exame  preventivo depende, em grande parte, de opinião, crenças, atitudes e valores de cada indivíduo a respeito de saúde (...) (MERIGHI, HAMARIO e CAVALCANTE, 2002 p. 293).

Ressaltamos dessa forma, ser necessário que o profissional enfermeiro saiba desmistificar os significados atribuídos pelas mulheres ao exame preventivo, atuando de forma individualizada, contribuindo para a incorporação e adesão das mulheres nas práticas preventivas, auxiliando na superação dos sentimentos desfavoráveis a realização do papanicolau.

Segundo Paim et al (2010), as publicações cientificas na área da enfermagem vem apresentando a tendência em pesquisar sobre as atitudes dos usuários da saúde em relação a eles mesmos, bem como e relação aos cuidado e sua saúde. Contudo, as informações produzidas pelas pesquisas da área, pouco tem sido aplicadas na prática cotidiana, dos profissionais da enfermagem, dificultando desta maneira os avanços, limitando os significados encontrados e conseqüentemente levando a estagnação do conhecimento.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização desta pesquisa baseou-se no estudo das produções científicas sobre o câncer de colo uterino sob a ótica da enfermagem, sendo evidenciado que as temáticas mais discutidas pela enfermagem estão relacionadas ao perfil epidemiológico das mulheres acometidas pela patologia e a percepção das usuárias sobre o exame papanicolau.

Quanto ao perfil epidemiológico das mulheres com câncer de colo uterino as produções científicas apontavam para as características socioeconômicas, geográficas e acesso aos serviços de saúde e qualidade ofertada. Estes dados podem e devem ser utilizados pelos enfermeiros subsidiando a prática assistencial, auxiliando o profissional da enfermagem, no planejamento de ações efetivas e resolutivas, pautadas nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Portanto, constatamos uma necessidade de ampliação de pesquisas que fundamentem e respaldem o exercício profissional, auxiliando, através dos resultados, a avaliação da qualidade das práticas de enfermagem através do olhar do próprio profissional.

A evolução científica e tecnológica da enfermagem tem proporcionado transformações significativas no perfil do enfermeiro, levando-o a pautar sua atuação na pesquisa, para garantir a intelectualidade e a melhoria da qualidade da assistência prestada ao usuário.

Esperamos com esse trabalho suscitar reflexões sobre a qualidade das produções científicas na área da enfermagem, e recomendamos a ampliação dos estudos acerca do tema câncer de colo uterino dentro da perspectiva do enfermeiro.

Percebemos que a pesquisa em enfermagem propicia ao profissional enfermeiro a legitimidade da prática assistencial, sendo de suma importância a sua realização, pois através da divulgação dos resultados, proporciona novas formas de cuidar, dando sustentação ao exercício profissional, aproximando as dimensões teóricas e práticas do processo de trabalho, contribuindo desta forma, para o crescimento da categoria dos profissionais da enfermagem e para a qualidade de vida da população.

 

 

REFERÊNCIAs BIBLIOGRÁFICAs

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama.  Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

DUAVY L. M. et al. A percepção da mulher sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino: estudo de caso. Ciênc. Saúde Colet., v.12, n.3, p.733-742. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v12n3/24.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2011.

FIGUEIREDO, N. M. A; TONINI,T; Ensinando a Cuidar em Saúde Pública. 7 reimp. São Caetano do Sul- SP: Yendis, 2010.

FONSECA, Allex Jardim da et al . Epidemiologia e impacto econômico do câncer de colo de útero no Estado de Roraima: a perspectiva do SUS. Rev. Bras. Ginecol. Obstet.,  Rio de Janeiro,  v. 32,  n. 8, Aug.  2010.   Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-720320100008000 05&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 jun. 2011.

KAWAMOTO, E; SANTOS, M.C.H; MATTOS, T.M. Enfermagem comunitária. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda; 1995.

MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa; HAMANO, Lina; CAVALCANTE, Lubiana Guilherme. O exame preventivo do câncer cérvico-uterino: conhecimento e significado para as funcionárias de uma escola de enfermagem de uma instituição pública. Rev. esc. enferm. USP,  São Paulo,  v. 36,  n. 3, Sept.  2002.   disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-6234200200030 0012&lng=en&nrm=iso>. acesso em  11  jun.  2011. 

PAIM, Lygia et al . Desafios à pesquisa em enfermagem. Esc. Anna Nery,  Rio de Janeiro,  v. 14,  n. 2,  Jun./2010.   disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php ?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000200024&lng=en&nrm=iso>. acesso em  17  jun.  2011.  

SILVA, Sílvio Éder Dias da et al. Esse tal Nicolau: representações sociais de mulheres sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 554-560. ISSN 0080-6234.  doi: 10.1590/S0080-62342010000300002.

 

SOARES, Marilu Correa; MISHIMA, Silvana Martins; MEINCKE, Sonia Maria Könzgen  and  SIMINO, Giovana Paula Rezende. Câncer de colo uterino: caracterização das mulheres em um município do sul do Brasil. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.1, pp. 90-96. ISSN 1414-8145.

WALDOW, V. R. O cuidado na saúde as relações entre o eu, o outro e o cosmos. Petrópolis: Vozes, 2004.

ZAPPONI, A., MELO, E. A Regionalização da Assistência à Saúde e a Mortalidade por Câncer de Mama no Estado do Rio de Janeiro. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online Qualis B3, América do Norte, 0, nov. 2010. Disponível em:

http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/886. Acesso em: 30 Jun. 2011.


[1] acadêmicas   curso de Graduação Enfermagem do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande-MT, Brasil. Email: [email protected] e Helen Regina Freira da Silva

[2] Orientadora Professora Especialista do curso de  Graduação Enfermagem do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande-MT.