Estudo da terra usando Google Earth e internet

                                                                                                                                                                      Armindo Alberto Mauelele

                                                                                                                                                                     [email protected]

Resumo

Este artigo trata de assuntos de uso da internet nas aulas de geografia do ensino secundário geral do 2ᵒciclo. Realizou se um estudo do caso na escola secundária da Manhiça no distrito da Manhiça.

 A metodologia consistiu na exploração prática de duas ferramentas diversificadas da informática: Google Earth e internet. Concluiu-se que os dois recursos são pouco utilizados pelos professores de Geografia da escola secundária da Manhiça, mas apresenta inúmeras opções de pesquisa e aprendizagem que podem tornar as aulas mais queridas e significativas.

 Os professores de geografia podem utilizar estas ferramentas para fins didácticos importantes para a aprendizagem do aluno, pois existem várias temáticas na área de geografia que a internet pode auxiliar o estudante. Na pesquisa feita na escola secundária da Manhiça foi possível constatar que os alunos se sentem interessados em descobrir novas formas de aprendizados que não se limitem apenas aquelas aplicadas na sala de aulas. É preciso que os professores pedagogicamente utilizem esses recursos tecnológicos para fazer com que o aluno se interesse e utilize com mais frequência programas que ajudem ao seu desenvolvimento intelectual e pedagógico.

Palavras-chave: informática; Internet; Google Earth, ensino e aprendizagem de geografia.

                        The study of the earth using Google earth and internet

                                                                                                                                               Armindo Alberto Mauelele

                                                                                                                                                                        [email protected]

Summary

This article addresses issues of internet use in geography lessons of general secondary teaching 2ᵒciclo. Conducted a case study in high school Manhiça in Manhiça district.

The methodology consisted of two diverse practical explorations of computer tools: Google Earth and internet. It was concluded that the two features are rarely used by teachers of Geography at secondary school Manhiça, but features numerous search options and learning that can make the most cherished and meaningful lessons.

 The geography teachers can use these tools for key to student learning educational purposes, as there are several topics in the area of ​​geography that the internet can assist the student. In research done in high school Manhiça it was found that students feel interested in finding new ways of learning that are not just confined those applied in the classroom. It is necessary that teachers pedagogically use these technological resources to make the student interest and use more often programs that help their intellectual and pedagogical development.

Keywords: information technology; the Internet; Google Earth, teaching and learning of geography

1.Introdução

O artigo pretende propor aos alunos e professores de geografia a utilização da internet e Google Earth como ferramentas pedagógicas para reduzir o índice das dificuldades de material didáctico para o decurso das actividades do processo do ensino e aprendizagem, pois o ensino de geografia enfrenta enormes desafios, por falta de mapas que iriam facilitar a compreensão dos conteúdos desta disciplina.

Este trabalho tem como tema”o estudo da terra usando internet e Google Earth”

Nesse sentido o ofício apresenta o desenvolvimento, testagem e avaliação, o Google Earth e a internet apresentam se como ferramentas para ilustração de espaços geográficos, tendo como meta o seu aperfeiçoamento

 O trabalho tem como motivação apresentar a importância da utilização da ferramenta Google Earth e internet para o ensino de geografia, como recursos didácticos que podem minorar as dificuldades existentes nesta área educacional.

O objectivo geral deste trabalho é propor o uso do programa Google Earth e internet no processo de ensino aprendizagem de Geografia, contribuindo desta maneira para integração de novas tecnologias na escola como recurso didáctico. Face ao contexto acima apresentado os objectivos secundários para este trabalho consistem em:

  • Diminuir o problema de falta de material didáctico no ensino de geografia
  • Verificar a utilização das ferramentas Google Earth e internet no ensino de geografia;
  • Testar as ferramentas numa escola do ensino secundário geral;

Para o desenvolvimento e implementação de um projecto desta natureza no subsistema de ensino em estudo foi utilizada a metodologia designada análise bibliográfica, associada a testagem e avaliação, que é a mais adequada para este estudo.

  A análise bibliográfica cingiu se no exame de alguns artigos científicos, dissertações, livros, programa de geografia da 11ᵃclasse e o plano curricular do ensino secundário geral. Ainda se fez a recolha de algumas imagens para dar evidências ao trabalho feito, assim como perceber a percepção dos estudantes do ensino secundário geral do 2ᵃciclo,no concernente a utilização das ferramentas Google Earth e internet para conduzir o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.Revisão da literatura

A escolha da internet e Google Earth como ferramentas pedagógicas na facilitação dos conteúdos de geografia no ensino secundário geral 2ᵒciclo deve-se facto de a mesma estar tão presente na vida dos alunos, influenciando mais na aprendizagem dos mesmos, que se torna indispensável o uso dessa ferramenta para entender de que forma a mesma ajuda no processo de construção dos espaços geográficos.

Dessa maneira entende se a internet como um objecto técnico criado pelo homem para satisfazer as suas necessidades no mundo moderno.

2.1.A internet

 A Internet, ‘’ Um conjunto de facilidades de comunicação e conectividade que tem como maior vantagem padrões de comunicação que são adoptados por um número cada vez maior de máquinas’’ (CORNACHIONE, 1998, p.272) apud RODRIGUES, 2012 por outras, a grande rede que liga computadores e pessoas a volta do mundo criando facilidade e interatividade denomina-se Internet, sendo ela a principal responsável pelo aumento nas vendas de computadores em todo o mundo.

O conceito de tempo e espaço foi grandemente transformado pela Internet, pois a partir da rede podemos estar conectados com varias pessoas do mundo e, desenvolver tantos trabalhos assim como recuperar informações em grandes repositórios. Ainda permite os estudantes ou alunos desenvolverem a capacidade de aprendizagem individual, permitindo a troca de experiência com pessoas de diferentes lugares, o que conduz a uma aprendizagem significativa.

Para SUSA, Sérgio (2005), Internet é uma rede global, que consiste em milhares de redes independentes de computadores, de empresas privadas, entidades governamentais e instituições científicas e educativas. Surgiu com o objectivo de partilhar informações entre grupos de instituições.

2.2.Google Earth

 As actuais formas do processo de busca de novos conhecimentos no contexto educacional, está  influenciando à escola e ao professor, uma actividade muito importante a de ajudar na formação desses indivíduos que precisamente irão enfrentar no seu dia-a-dia, as exigências desses paradigmas. A educação é a alicerce de um processo de desenvolvimento.

 A utilização do programa Google Earth não deve se dar de forma passiva pelo aluno, o que significaria uma exposição directa ao estímulo, é exista uma intensa actuação do professor, a partir da prévia identificação programa. (http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao, 2006). Nesta vertente o professor aparece como mediador do processo de ensino e aprendizagem, não como detentor do conhecimento em que o aluno é considerado uma tábua rasa.

A grande vantagem de utilização do Google Earth é o facto de a ferramenta ser de uso gratuito permitindo ao aluno refazer os conteúdos ministrados em salas de aulas, quantas vezes quiserem, bastando para isto ter acesso a um computador conectado a internet.

3.Estudo do caso-Escola secundária da Manhiça

 O estudo foi feito numa turma da 11ᵃclasse, composta por 50 alunos dos quais 29são homens e 21 são mulheres. Os estudantes pertencem uma faixa etária de 16 a 18 anos de idade, provenientes dos diversos postos administrativos do distrito da Manhiça.Para avaliar e fazer a testagem foi necessário planificar uma aula, a qual serviria de instrumento para testar as ferramentas neste ciclo de aprendizagem. A escolha do tema foi feita numa disciplina chamada” Tecnologias de aprendizagem e complexidade.” O objectivo central do artigo é avaliar a aula dada e elaborar o artigo cujo tema” o estudo da terra usando o Google Earth/internet”

Tema da aula: A terra usando o Google Earth/internet

Objectivos gerais:

  • Conhecer a terra e os seus componentes.

 Objectivos específicos:

  • Identificar os continentes;
  • Usar o Google Earth nas aulas de geografia;
  • Indicar quantos continentes existem no mundo;
  • Caracterizar a forma da terra.

Conteúdos 
 Terra: forma, dimensão e seus continentes.

Unidade temática 2:  COSMOGRAFIA·
Classe: 11ᵃ classe
Tempo previsto
45 minutos 

Material necessário

 Computador com acesso à intern

Tipo de aula: aula de consolidação

Professo: Armindo Alberto Mauelele

Sala: 20

Número de alunos: 50 alunos

Disciplina: Geografia

 

 

 

 

 

 

Escola secundária da Manhiça

 

Tempo previsto

 

 

 

 

Funções didácticas

 

 

Metodos didácticos

 

 

Actividades

 

 

 

 

Meios de ensino

 

 

 

Observação

 

 

Do professor

Do aluno

10 minutos

Introdução e Motivação

Elaboração conjunta

1.O professor orienta os alunos a fazerem revisão da aula passsada. Em caso de dificuldades o professor intervirá para dar alguns subsídios.

1.Os alunos fazem revisão da aula passada

Quadro, giz, apagador.

Verificar a limpeza da sala

25 minutos

Mediação e Assimilação

2.O professor apresenta o tema da aula “A terra usando o Google Earth e a internet”

2.O aluno faz a descrição da terra indicando os continentes existentes, os oceanos, auxiliando se ao globo terrestre existente

Computador, modem

O professor

Acompanha a aprendizagem dos alunos

10 minutos

Dominio e Consolidação

Elaboração conjunta, expositivo e Trabalho independente

3.Como forma de verificar o nível de compreensão do tema os alunos respondem as seguintes perguntas;

a)    Mencione os continentes que conheces.

b)    O que entendes por continente?

3Os alunos respondem o questionário colocado pelo professor:

a)    A terra é constituída pelos seguintes continentes: África, Europa, América, Austrália, Ásia e Antárctida.

b)    A terra é o planeta celeste onde é conhecida a existência de vida.

Quadro, giz, livro de geografia da 11ᵃclasse e computador com internet

O professor anda de carteira em carteira para verificar o trabalho dos alunos

 

 

 

 

4.Resultados obtidos

Para validar a importância das ferramentas Google Earth e internet fez se exibição destas ferramentas na escola secundaria da Manhiça-moçambique, numa turma da 11ᵃclasse,tendo os estudantes apoiado uso da ferramenta Google earth.Por ser mais interessante e, oferecer maior dinâmica para dar resposta ao questionamento espacial. Ainda resolve o problema de falta de recursos didácticos para ajudar o desenvolvimento da sua aprendizagem. Os alunos mostraram necessidades de conhecer a sua usabilidade e, aquisição para uma aplicação no seu dia-a-dia. O professor que lecciona a disciplina na 11ᵃclasse ficou muito entusiasmado e com o desejo de aprender o seu uso, com vista a aplicar no exercício da sua actividade de docência. Terminada a apresentação na turma visada, o docente em referência pediu que as ferramentas pudessem ser apresentadas em outras turmas.

Em relação ao alcance dos objectivos traçados no acto da planificação foi satisfatório, pois as ferramentas foram do grande aplauso aos alunos e ao professor pelo que, o tema teve grande significado com o apoio dos recursos pedagógicos acima referidos cujo objectivo é minorar as dificuldades de compreensão da disciplina pelo seu estado de complexidade. Em síntese podemos apresentar como resultado o domínio da manipulação do programa Google Earth na aprendizagem de geografia.

Afigura ilustra uma turma da 11ᵃclasse na Escola Secundária da Manhiça, onde foi dada a aula”O estudo da terra usando a internet e Google Earth”.

5.Considerações finais e propostas

 Esta aula fez repensar as novas práticas pedagógicas, colocando e perceber que o desenho de novas estratégias e instrumentos para o ensino são Indispensáveis e inevitáveis neste momento em que os saberes tecnológicos globalizam o ensino, e fazem ultrapassar as dificuldades de material didáctico que a área de geografia enfrenta devido a sua complexidade.

O uso da internet se tornou uma nova forma de facilitar aulas de geografia, promovendo a socialização e construção de saberes cientificos e ao mesmo tempo permite estender o campo de aprendizagem. Além de ser feita na escola e na dependência do professor, também é feita em casa e, em outros cantos onde as condições são favoráveis para a sua ocorrência

Com base nas constatações verificadas na escola secundária da Manhiça, propõem se o melhoramento dos equipamentos informáticos nas escolas Moçambicanas, sobretudo a internet que iria melhorar as dificuldades de falta de material didáctica, visto que o software Google Earth é impossível correr na ausência da internet. Também é muito pertinente a electrificação das escolas na qualidade de ser o requisito primordial para a criação do laboratório de informática nas escolas e, isto impulsionaria a integração das TIC’s no ensino. Ainda propões se a formação de professores de geografia na óptica de utilização das TIC’s como recursos didácticos, visto que isto ainda persiste no negativo, num momento em que o desenvolvimento tecnológico tende a romper as fronteiras no contexto educacional

 

 

 

6.Referência Bibliográfica

1.http://www.uniamerica.br/static/congresso-Acessado em 20 de Julho de 2014 pelas 21h e 37minutos.

2.GILA Como elaborar projectos de pesquisa, são Paulo, Editoras Atlas, 1992

3.http://www.uvanet.br/rhet/artigos_outubro_2010/google_earth.pdf acessado em 26/5/2014

4.MINED,Moçambique: Geografia, Programa da 11ª

5.MINED,Moçambique:plano curricular do ensino secundário geral, 2007

6.WILSON, Felisberto: G11.Geografia 11.ᵃClasse, 1ᵃedição,2010

7.SOUSA, Sérgio: tecnologias de informação, 2005

8. (http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao, 2006)