RUFFUZ LÁZARO MACIEL CORDEIRO DE FIGUEIRÊDO 

ESTUDO DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM SERVIÇOS REALIZADOS COM ELETRICIDADE TENDO REFERÊNCIA À NOVA NR-10

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho para a Faculdade Figueiredo Costa.

Orientador: Prof. Edison Teixeira Rego.

MACEIÓ – AL

2013

RUFFUZ LÁZARO MACIEL CORDEIRO DE FIGUEIRÊDO 

ESTUDO DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM SERVIÇOS REALIZADOS COM ELETRICIDADE TENDO REFERÊNCIA À NOVA NR-10

Esta Monografia foi julgada e aprovada para obtenção de Especialista pela Faculdade Figueiredo Costa.

Banca Examinadora:

 

_______________________________________________________________

Orientador:

 

_______________________________________________________________

Presidente Professor:

 

 

______________________________________________________________

Professor Convidado:

Maceió _________de________________ de 2013

  

DEDICATÓRIA

Dedicamos aos nossos familiares que sempre nos apoiou nessa longa caminhada, Maria Leônia, Jessé Maciel, Carla Jaciara, Rebecka Leal, Zoraide Raquel, Lucas Gabriel e Alice Rebecka.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus e aos nossos Pais, a vocês que deram a nossa vida e ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os nossos caminhos obscuros com afeto e dedicação para que nós trilhássemos sem medo e cheio de esperanças os nossos caminhos, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiramente e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudessem realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante minhas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, meus pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não tenho palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que me acontece agora, quando procuro arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção impar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.

“Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida”.

Sandra Carey

RESUMO 

O estudo tem o objetivo de explicar e demonstrar mudanças e novidades da nova NR-10, onde terá uma significativa redução de acidentes de trabalho no setor elétrico; Relata-se um estudo da NR-10 atual com a antiga, demostrando por que fato aconteceu esta mudança e as vantagens dessa reformulação. Na pesquisa discutem-se medidas de controle de risco elétrico, com o intuito de analisar se as novas medidas de controle tendem a reduzir os acidentes de trabalho. Tendo em vista a importância da vida humana, que através da analise realizada pode trazer melhoria nas condições de saúde e segurança do trabalhador na área elétrica.

PALAVRAS-CHAVE: Engenharia de segurança do trabalho; NR 10; Segurança com eletricidade.

INTRODUÇÃO

            A eletricidade é uma das fontes mais necessitadas pela sociedade. Sua descoberta e exploração revolucionaram os lares e as indústrias do mundo civilizado e a vida de hoje depende inteiramente desse agente físico.

O consumo de energia elétrica e o uso da eletricidade crescem significa mente nos últimos anos. Porém, sabe-se que esta mesma fonte importantíssima que nos trás tantos benefícios, pode ocasionar diversos danos irreversíveis à sociedade.

Quando o assunto é segurança no trabalho a eletricidade é uma das maiores fontes de acidentes e fatalidades. Ela é incolor e inodora, por isso que a adoção de medidas preventivas que venham diminuir ou eliminar os riscos de choque elétrico ou curto-circuito nos ambientes de trabalho se torna ainda mais importante. Os acidentes provenientes da eletricidade podem ocorrer pela atuação tanto da energia produzida pelo homem como através da natureza.

A NR-10 é uma norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho que abrange todas as fases da produção de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, uma revisão da Norma de 1978 – Portaria 598, oficializada no Diário Oficial – 08.12.04. Em linhas gerais, a NR-10 cuida da segurança do empregado e trabalhador, ou seja, qualquer empregado não pode correr riscos choques, de queimadura ou qualquer outro dano que seja causado por serviços com eletricidade. As normas regulamentadoras têm de ser aplicadas em todas as empresas e o seu não cumprimento acarretará em aplicação de penalidades ao empregador ou a empresa.

Desde que foi lançada a nova NR-10, por intermédio da Portaria 598/04, do Ministério do Trabalho e Emprego, elevou de forma significante o interesse sobre a segurança em instalações e serviços com eletricidade. Onde a nova reformulação da norma estabelece os requisitos e condições mínimas para a implementação de sistemas de controle e métodos de prevenção de riscos e acidentes, trazendo melhorias e garantindo segurança e saúde aos trabalhadores que estejam expostos ou que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade em geral.

O estudo realizado explica detalhadamente os itens da norma regulamentadora, bem como, nos trabalhos executados de acordo com a tecnologia e parâmetros implantados, e o nível de proteção e habilidades do trabalhador.

Realiza-se uma análise comparativa da nova e antiga NR10, com objetivos de demonstrar as principais modificações.

Com analises e estudos a serem realizados no trabalho, a pesquisa tem o intuito de melhorar a politica de segurança no setor elétrico, auxiliando na conscientização dos trabalhadores, empregadores e dirigentes sobre proteção do trabalhador como sinônimo de produtividade.