ESTUDO COMPARADO

"Ler não é caminhar sobre as palavras.Ler é reescrever o que estamos lendo,é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincular com o meu contexto." ( SHOR, Ira e FREIRE, Paulo. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986) Gosto de dividir, doar, ganhar: conhecimento, roupa, sapato, perfumes, histórias e também minhas práticas em sala de aula.

Penso que ensinar a ler o mundo e suas entrelinhas, principalmente na efervecência da globalização, faz e marca a diferença. Ao assistir ao filme Mamãe faz 100 anos, Carlos Saura, 1932 e ao ler Feliz aniversário conto de Clarice Lispector, tomando por base o nível das turmas de 3ª série do ensino Médio, com as quais trabalhei no ano passado, montei a seguinte atividade, dividida em etapas consecutivas, para estudo comparado:

Sobre o conto Feliz aniversário:

1 - Leitura integral do texto com acompanhamento e inferências.

2 – Assuntos principais para refletir e debater: as relações e comportamentos familiares e humanos,  a velhice.

3 –  Produção escrita dirigida por roteiro de observação, sobre o texto (avaliação do conteúdo: estrutura e temática).

 Sobre o filme Mamãe faz 100 anos:

1 - Assistir integralmente ao filme.

Orientações prévias:

∙ Solicitei a observação dos tipos sociais/humanos/familiares que se apresentam no filme;

∙ Preparei-os para a cena de nu frontal e casal simulando sexo;

∙ Solicitei que observassem para comentários posteriores os conflitos humanos delimitados pelas fragilidades de comportamento e ações (amor x ódio; medo x coragem; liberação x repressão; sexualidade x frigidez; realidade x devaneio...).

2 -  Estudo comparativo por meio de roteiro: pesquisa e produção escrita orientadas.

ROTEIRO BÁSICO DA PRODUÇÃO ESCRITA – DESENVOLVIDO E AMPLIADO DE ACORDO COM A ELABORAÇÃO DOS ALUNOS E APARECIMENTO DE DÚVIDAS PARA APRIMORAMENTO.

Após a leitura do conto - Comentar a arte literária, por meio do conto. Explorar todos os elementos que foram levantados no momento da leitura e da produção escrita posterior à leitura. (Ponto de vista do narrador, uso elaborado das palavras para conotar as relações familiares e os conflitos humanos,  etc.)

Após assistir ao filme: Comparar a arte literária à arte cinematográfica – o que as une e/ou separa. Mencionando também por que ambas são consideradas arte, que papel cumprem, como estabelecem o pacto com o leitor, sobre quais assuntos levam o leitor ou espectador a refletir. (Semelhanças e diferenças).

Encerrar o texto com as reflexões pessoais sobre os assuntos sugeridos por meio das duas leituras.

PARTE II – PESQUISA E CRIAÇÃO. EXTRAPOLAÇÃO. Grupo de até quatro componentes.

Apresentação:  trabalho escrito, seguindo da melhor forma possível, as orientações para organização de um trabalho, as imagens devem acompanhar o corpo do trabalho, ter referências e respectivas legendas. TEMA: o idoso – (Os próprios alunos sugeriram, no calor da atividade: Melhor idade.)

Itens:

- Qual é, em números, a população idosa do Brasil? O que caracteriza essa população?

- Que fatores provocaram as mudanças no padrão de longevidade atual? (Como era no século XIX, XX e como é no século XXI?)

- Como é a qualidade de vida dos idosos atuais?

- Como participam do mercado de trabalho?

- Quais os cuidados de saúde que requerem? Por quê?

- Como são os cuidados de saúde que recebem: família e governo? Há políticas públicas específicas para eles? (Ilustrar as informações com fotos diversificadas.)

- Sessão ‘fatos e fotos’ de/com idosos brasileiros atuais. Da família, inclusive. Com legendas e referências para a montagem do painel.

1.  As fotos -  Misturar anônimos sociais com ‘celebridades’, etnias que formam o Brasil, pessoas que rodeiam seu cotidiano, se possível, digitalizar fotos de familiares queridos.

2. Os fatos - Pequenos textos, histórias, dados interessantes que possam ser agregados à imagem. 

                O resultado foi incrível. Os textos bem escritos, potencialmente criativos, o painel fez sucesso no pátio da escola. A satisfação foi plena, todos os envolvidos demonstraram a apreensão de mais uma habilidade para estabelecer relações entre gêneros e produzir material de qualidade em torno do próprio conhecimento.