1.0    APRESENTAÇÃO E ANALISE DOS RESULTADOS

 

No campo do Serviço Social, a pesquisa tem tido um papel importante para o aprimoramento e reconhecimentosocial da profissão,com o intuito de trabalhar em prol da população atendida, assim sendo, o Serviço Social por meio da sua dimensão investigativa tem construído novos conhecimentos frente a realidade social e seu projeto de intervenção.

     A inclusão da disciplina de pesquisa no processo de formação profissional deu-se na década no ano de 1982,sendo que:

 

[...]É após o processo de reconceituação e, com ele, da construção da identidade social latino-americana, apreocupação com o conhecimento no e para o Serviço Social se fortalece. Esse processo tem na implantação de cursos de pósgraduação na década de 1970 uma força ímpar. Primeiro é preciso lembrar que implantar pós-graduação em Serviço Social significou, por si só, a convalidação nos órgãos oficiais do campo do Serviço Social como área de estudo e pesquisa. (SPOSATI. p.17)

 

Assim podemos perceber que o Serviço Social passa a ter um salto no seu caminho de produzir conhecimento em diferentes campos da sociedade, passando a compor uma das dimensões importantes ao assistente social.

Diante disso, a presente pesquisa cujo objetivo é realizar um estudo, analise e caracterizaçãodas situações de violações de direitos atendidas pelos Serviços deProteção Social Especial no município de Erval Velho nos anos de 2013 à 2015, tendo como relevância à medida que irá produzir novos conhecimentos e informações a respeito dos usuários atendidos pelo CREAS, assim como, apontar elementos que possam ser utilizados pela instituição e pelo próprio Serviço Social como instrumento de fortalecer e melhorar as ações de atendimento, acompanhamento e da própria prevenção à ocorrência de violação de direitos no município. Além disso, representa um primeiro estudo a ser feito nessa área no município, o qual pode ser utilizado como indicativo para a realização e aprofundamento desse tema.

No processo de sistematização dos dados coletados e mensuração destes, pode-sediagnosticar que no campo de violações o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) tem atendido uma maior demanda encaminhada pelo Conselho Tutelar, cominando com violações de direitos contra crianças e adolescentes. No tangente a outros aspectos pesquisados existe ainda a indicação que os casos se concentram em maior número na área urbana do município, apresentandoprecedente para indagações quanto a este dado, que podem estar relacionada adiferentes aspectos que envolvem as localidades do interior do município, tais comoa distância e desconhecimento sobre órgão que atuam no recebimento de denuncia ou mesmo pelasua não ocorrência.