ESTUDOS BIBLICOS – EVANGELHO DE MATEUS

                          ESTUDO 01 – Mt. 1:1-17 – A GENEALOGIA DE JESUS

 

INTRODUÇÃO

a)       Considerações Preliminares:

·         O livro a nossa frente não contém palavras de homens, e, sim, a própria Palavra de Deus. Cada versículo foi escrito sob a inspiração do Espírito Santo. II Tm. 3:16, II Pd. 1:21

·         Diariamente devemos agradecer a Deus por nos haver presenteado as sagradas escrituras. A mais simples pessoa que compreende a Bíblia, sabe mais sobre assuntos religiosos do que os mais sábios filósofos da antiguidade e da modernidade.

·         Não podemos esquecer, no entanto, que o conhecimento da Palavra implica em responsabilidade. Seremos todos julgados no último dia de acordo com a luz que tivermos recebido.

b)       Como devemos estudar a Bíblia?

·         Com reverência e diligência, com a honesta resolução de dar crédito e de por em prática tudo aquilo que aprendermos, com humildade e oração, rogando pela iluminação do Espírito Santo.

c)       O que o Evangelho de Mateus nos conta?

·         O nascimento, a vida, os feitos, o exemplo, a morte e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

d) Do que trata Mt. 1:1-17?

·         O texto nos traz uma longa lista de nomes. Dezesseis versículos ocupam-se com a genealogia desde Abraão até Davi, e desde Davi até a família da qual nasceu o Senhor Jesus.

·         Neste texto encontraremos muitas lições úteis e instrutivas. Quais são essas lições?

I – Com base nesta lista de nomes, aprendemos que Deus sempre cumpre a Sua Palavra.

a)       Vejam bem, Deus havia prometido que na descendência de Abraão todas as famílias da terra seriam abençoadas. Gn.12:3. Deus havia prometido que do tronco de Jessé sairia um rebento e de suas raízes um renovo. Is. 11:1.

·         E estes dezesseis versículos, por conseguinte, provam que Jesus era o filho de Davi e o filho de Abraão e que as promessas de Deus teve o seu devido cumprimento.

b)       Deus, de fato, cumpre as suas promessas, esta é uma verdade absoluta e irrevogável. E isto nos faz lembrar 2 coisas:

  • Primeiro – Não haverá escapatória para os que não aceitam a mensagem do evangleho, pois Deus promete condenar a perdição eterna os que não crêem e os que não obedecem a Palavra. Jo. 3:18 e 36; I Jo. 5:12; Mt. 7:22-23
  • Segundo – Para aqueles que são crentes autênticos, o fato de Deus cumprir as suas promessas é motivo de alegria, de consolo, de esperança, de segurança espiritual. Pois para os verdadeiros crentes o que Deus garante? Vida eterna. Jo.3:15-16; 5:24; 10:28; Tt. 1:3. Plena segurança. Rm. 1:8. Corpo Glorificado. Fp.3:20-21; que estarão com Ele para sempre na vida futura. I Ts. 4:13-18.

c)       É bom que meditemos nos textos seguintes: Nm. 23:19; II Tm. 2:13.

II – Com base nesta lista de nomes, podemos aprender muito sobre a personalidade e a corrupção da natureza humana

a)       Vejam bem, nesta lista de nomes observamos que muitos pais piedosos tiveram filhos ímpios e iníquos.

  • Vejamos dois exemplos de homens que foram ímpios, apesar de serem filhos de pais piedosos. Roboão: I Rs. 14:21-24; II Cr. 13:13-14. Manasses II Rs. 18:1-6 e 21:1-9

b)       Na verdade, a graça de Deus não é hereditária. É conhecido o velho ditado, filho de peixe é peixinho, mas filho de crente não é crentinho.

  • Cada pessoa individualmente precisa passar pelo novo nascimento. Jo. 1:13; 3:3. Precisa aceitar Cristo para ser nova criatura. II Co. 5:17. Precisa passar pela experiência da regeneração mediante o poder da Palavra de Deus. I Pd. 1:23. Precisa ser salvo mediante a graça de Deus. Ef. 2:8-9

c) Então qual é o nosso dever como pais, além de dar bons exemplos, instrução na Palavra, conselhos, Etc.

  • Todos os pais devem orar dia e noite para que os seus filhos nasçam do Espírito.

III – Com base nesta lista de nomes, é grande a misericórdia e a compaixão de nosso Senhor Jesus Cristo.

a)       Vejam bem, a natureza humana é contaminada, corrompida e impura. Toda a raça humana é pecadora. Rm. 3:10; 3:23; 5:12.

·         Mesmo assim, o Senhor Jesus revelou sua condescendência por haver nascido de mulher e ter-se feilo “ em semelhança de homem” Fp. 2:7

b)       Alguns dos nomes sobre os quais lemos nesta lista, fazem lembrar histórias tristes e vergonhosas. Algumas são de pessoas nunca mencionadas em qualquer outra porção das Escrituras.

·         Porém, no final da lista toda, figura o nome do Senhor Jesus Cristo. Tudo isto mostra a grande misericórdia e a compaixão do Senhor Jesus.

c)       Deveríamos ler esta relação de nomes com um sentimento de gratidão. Por que?

·         A lista mostra, que nenhum ser humano está fora do alcance da simpatia e da compaixão de Cristo.

·         A lista nos faz lembrar que, talvez, os nossos pecados tem sido tão graves como os pecados de algumas pessoas mencionadas pelo apóstolo Mateus; mas que jamais os nossos pecados podem fechar o céu para nós se nos arrependermos e confiarmos no evangelho.

·         A lista por fim nos mostra que se Jesus não se envergonhou por nascer de uma mulher cuja árvore genealógica continha nomes de pessoas tão más, jamais se envergonhará de nós e jamais deixará de conferir a vida eterna aos que o aceitam.