Todo brasileiro tem dúvida em relação a sua carreira. Decidir entre concursos e empregos em uma empresa privada não é fácil. Diante de uma crise que assola todos os países, normalmente essa dúvida paira diante de nossas cabeças. Agora vamos ponderar as características de um cargo concursado. Iremos ver também suas vantagens em relação a vagas de emprego (leia mais neste link) do setor privado.

Estabilidade: ao completar o estágio probatório que tem duração de três meses, a pessoa é efetivada e tem direito a estabilidade. Ou seja, só pode ser demitida por justa causa. Por outro lado, essa segurança pode deixar a pessoa estagnada. Algumas pessoas movidas a desafio podem se desmotivar com toda essa estabilidade. A única coisa que compensa a estabilidade para um profissional de empresa privada é o FGTS, que pode salvar a pátria.

Não precisa de experiência: Quem está começando agora é uma grande vantagem iniciar como servidor público. Ao contrário de funcionários de empresas privadas, o servidor publico sem experiência tem o mesmo salário do servidor com experiência. A desvantagem vem para quem está há muitos anos no mercado.

Você nunca está "velho" para o mercado: Sua idade não será um impeditivo de prestar um concurso público. Geralmente o setor privado não vê com bons olhos uma pessoa mais velha procurando um emprego.

Aposentadoria maior: A pessoa que trabalha no setor privado precisa cumprir as regras do INSS para se aposentar, e para ter um bom salário geralmente é preciso fazer algum plano de previdência particular, o servidor publico pode se aposentar com o salário integral caso esteja dentro dos requisitos exigidos pelas emendas constitucionais de 1998 e 2003.

Salário maiores: fisioterapeutas e dentistas que tem salários baixos quando começam a exercer a profissão em empresa privada, possuem salário relativamente altos nas empresas públicas. Desvantagem, no entanto, para os que já possuem experiência, onde o setor privado paga bem melhor.

Escolher por concursos públicos e vagas (leia mais sobre concursos e empregos) em companhias privados é uma escolha pessoal e cada um escolhe o que é melhor para si. Pense sobre como projeta sua carreira num futuro, e somente após chegar a essa conclusão, decida por onde quer seguir.