ORIENTAÇÕES AO ALUNO

COMO ESTUDAR: PASSOS A SEGUIR

Pensar sempre que: NÃO HÁ SUCESSO SEM DISCIPLINA PESSOAL

Esta regra é fundamental. Começar assistindo a todas as aulas todos os dias.Faltas prejudicam demais!

Que é ter "disciplina"? É resistir à vontade, incontrolável, de matar a última aula.

É não perder a primeira aula, sem nenhuma necessidade para tal.

Como segundo item aconselhamos: APÓS AS AULAS HÁ NECESSIDADE DE UM TRABALHO DEFIXAÇÃO

Aqui esta o coroamento do seu trabalho, através do qual, você conseguirá ficar à frente dos outros: ESTUDAR APÓS AS AULAS, TODOS OS DIAS.

A PREGUIÇA, A DESORGANIZAÇÃO, A MANEIRA INADEQÜADADE

fazer as coisas, funcionam como poderosos braços de um dragão que, todos temos dentro de nós. É preciso vencer este dragão. Como consegui-lo? A espada mágica para isso chama-sedeterminação pessoal. Só esta determinação é que nos diferencia, uns dos outros.

A seguir deve-se lembrar que É NECESSÁRIO ESTUDAR COM MÉTODOS ADEQÜADOS:

Após a sua determinação em estudar, você deve tomar alguns cuidados, visando a eficiência deste estudo pois, não se pode avaliar um carro somente pelo consumo de combustível pois, um motor "fora de ponto" gasta muito e rende pouco. Do mesmo modo, não de pode avaliar o rendimento de um vestibular só pelas "horas de mesa".

Seguem algumas sugestões:

1-É importante determinar os horários disponíveis e fazer um planejamento rigoroso da hora de início e término e cumprir esse planejamento.

2-Se algumas matérias são mais simpáticas que outras, comece por elas num dia e no outro comece pelas menos simpáticas.

3-O tempo médio por matéria deve serde, no mínimo, 40 minutos. É conveniente alternar as matérias com pequenos intervalos para um copo de suco, água, etc..., pois isso quebra a monotonia.

4-Aos vestibulandos, para você, a prioridade é estudar. Não procure "justificar-se"e ausentar-se nesses horários que você estabeleceu.

5-Estudar somente lendo, apresenta um rendimento muito baixo . Organizar pequenos resumos, anotar fórmulas e fatos mais importantes pode aumentar muito esse rendimento.

6-Não se começa estudar resolvendo testes. Comece pela parte teórica, aí sim, pode resolver os testes.

Concluindo: Você irá perguntar: Para que tanta "dica", tanto conselho?

Por uma única razão. Para que cada ano se transforme na forja de um projeto de vida! Do seu projeto de vida! E isso é muito sério.

Ainda mais: saber estudar, tomar gosto pelo estudo, é um tesouro precioso, uma alavanca para levá-lo à realização pessoal . Assim você sentirá que o sentimento provocado pelo ato de estudar não é agonia, mas sim êxtase.

Seguindo essas orientações você logo notará a diferença entre o seu crescimento pessoal e dos colegas que só estudam às vésperas das provas. Esses jamais conseguirão transformar informações em conhecimentos, os quais são básicos, não só ao prosseguimento dos estudos, como para a sua vida pessoal.

Bibliografia: Gonçalves, Romanda: Didática Geral

Atividades e experiências- revista do Sistema Positivo de Ensino