As lendas normalmente são estudadas, na disciplina de Língua Portuguesas nas séries iniciais, da rede publica de ensino, com o objetivo de fazer com que o aluno, explore seus conhecimentos e sua imaginação, a leitura de textos antigos, contos e crônicas e livros literários, estes dados são importantes na formação dos estudantes, e são exploradas para com que os alunos conseguem aproximar das coisas que aconteceram antes de seu nascimento, as leituras traz alem do enriquecimento de vocabulários, faz o aluno sentir emoção, conhecerem lugares e pessoas, ou seja, viver uma vida que não é a deles, sem deixar de lado a realidade.

E para ajudar a divulgar a cultura e aguçar a nossa fantasia, os mais velhos criaram lendas que perpetuam em nosso imaginário até os dias de hoje as lendas de Mato Grosso, normalmente estão ligadas a imagens de santo, como: Imagem do Senhor do Bom Jesus, Nossa Senhora do Livramento, A lenda de Nossa Senhora, Nossa Senhor do Carmo de Canga, Lenda no Banho de Um Santo e outros.

Porém estas não serão estudadas neste artigo, iremos abordar o ensino da literatura Mato-grossense colocando com enfoque a tradição popular as suas características , como essas lendas surgiram e qual é a sua importância para cultura dos estudantes mato-grossenses.Segue algumas definições de lendas populares.

Cabeça de Pacu.

A lenda de cabeça de Pacu diz que aquela (e) que aqui chegar e comer da cabeça de Pacu jamais daqui sairá se caso for solteiro (a) casará com uma cuiabana (o), se for casado estará condenado a viver pelo resto de sua vida aqui, esta com certeza é uma lenda que pode ser comprovada pelos milhares de habitantes que aqui vivem e adotaram Mato Grosso para ser a sua terra de coração, se está informação é verdade ou mentira não tem comprovação cientifica, mas ainda sim é uma história boa pra ser ouvida.

A fúria do Minhocão.

Como não se arrepiar, quando nos é contado a história do Minhocão, ficamos arrepiados só de imaginar, uma cobra enorme de 70 metros de comprimento e seis palmos de diâmetro e que destroem tudo por onde passa, provoca desabamento , afunda embarcações, um monstro que aterroriza as crianças, as mulheres e muitos crédulos caboclos. Não falta quem fale desta assombração, próximas as águas do rio Cuiabá.

Curupira

O curupira é representado por um anão de cabeleira rubra, pés ao inverso, calcanhares para frente. Segundo a lenda, eles vivem nas matas brasileiras, e foi adotado pelo mato-grossense, são considerados verdadeiros demônios pelos índios, testemunhas das suas maldades, pois, por muita vezes, estes foram perseguidos e alguns mortos. O curupira é acusado de seqüestrar e matar crianças.

Mula sem cabeça

Dizem os mais antigos que as noites de sextas feiras as mulheres que são amantes dos padres, quando morrem, viram mulas sem cabeças, dão coices, morde, rincha, faz um barulho que não deixa ninguém dormir. Atacam quando as pessoas tentam descobrir os seus mistérios. Detestam espelhos e tudo que refletem a sua imagem, não passam em encruzilhadas nem entram em igrejas.

São muitas as lendas de Mato Grosso, não iremos aqui citar todas, apenas vamos discutir a necessidade de ensinar literatura Mato Grossenses para os nascidos aqui que por muitas vezes desconhecem a sua própria origem e conhecer um pouco da história local faz com que tenham interesse em pesquisar e faz com que despertem o interesse e curiosidade referente ao assunto.

Sendo assim podemos então afirmar que o ensino estudos de lendas nas aulas de Língua Portuguesa é importante, pois assim podemos conhecer um pouco da história e cultura do nosso estado e as riquezas do nosso povo, sendo algo essencial para qualquer cidadão ou cidadã de instrução mediana. O objetivo central deste artigo é o de fazer com que as pessoas tenham o interesse e mantenham vivas as histórias e as lendas contadas pelas pessoas mais experientes.