Há pouquíssimo tempo atrás cerca de seis meses, o nosso pais juntamente com seu conjunto coorporativo vivia um momento único em nossa historia, estávamos vivenciando o ápice de crescimento em todos os setores produtivos, aumento do PIB, reconhecimento internacional, e o posicionamento do Brasil com o grande pais emergente dos últimos anos. Muitos empresários e grupos empresariais, vislumbrando a oportunidade de crescimento de seus negócios se lançaram a fazer seus planos estratégicos, sendo eles aumentar produtividade, novos clientes, novas plantas industriais entre outros anseios. Porem inesperadamente surge uma crise que há muitos anos não se via, que impactou em todo globo já que o mundo de hoje é globalizado. E agora, o que fazer com esses planos estratégicos? Como conseguir levar adiante os que já foram iniciados? E o sonho de realizar novos projetos, deverão ir para a gaveta?

Muitas estruturas organizacionais ainda não se deram conta do poder que a gestão de projetos tem e que essas podem ser a salvação de seus planos de crescimento. Fica muito claro ao observar que as empresas que possuem estruturas voltadas ao conceito de projetos, principalmente as multinacionais e algumas empresas de grande porte, conseguem através de metodologias, ferramentas e técnicas de projetos minimizarem o efeito da crise em seus negócios, sejam por meio de redução de custos, otimização do trabalho e principalmente controlando seus desperdícios, fator esse que é o grande vilão do planejamento estratégico, mudanças nos planos quando os mesmos já estão em andamento também contribui para o fracasso do empreendimento pois será necessário refazer e retrabalhar muito do que já foi feito.

Basicamente uma estrutura de projetos é elaborada em cima de cinco fases que constituem as etapas do projeto que são elas: iniciação; planejamento; execução; controle e encerramento, e que dentro dessas fases do projeto serão trabalhados processos que levam o projeto a seu melhor índice de desempenho, esses processos são divididos em nove áreas de conhecimento que trabalhadas separadamente tem grande nível de detalhamento e são mais fáceis de gerenciar, e quando integradas ao plano geral de gerenciamento de projetos tornarão esse um grande diferencial competitivo a empresa que o esta estabelecendo, essas nove áreas de conhecimento são divididas em: integração; escopo; tempo; custo; qualidade; comunicação; recursos humanos; riscos e suprimentos.

Sejam grandes, médios ou pequenos, os planos estratégicos são a garantia de sobrevida da empresas, nada mais justo que tratar esses planos de forma a se realizarem conforme o planejado, e a melhor forma de realizá-los com sucesso é através de uma boa metodologia voltada a projetos, pois cada projeto é único e seus resultados são o futuro das organizações.