Resumo: O objetivo desse artigo é abordar a importância da família no processo de desenvolvimento do aluno, visando uma educação de qualidade. O método utilizado para esse estudo foi uma pesquisa envolvendo alunos do Ensino Médio em Tempo Integral e Alunos do Curso Formação de Docentes, do Colégio Estadual Malba Tahan – Ensino Médio Normal e Profissional – Altônia – Paraná, onde podemos observar como a família tem um papel fundamental e quais os reflexos que a falta de afetividade ou companheirismo da família causa na vida escolar do aluno. Reflexões que deram embasamento para conhecermos as famílias dos alunos que estão inseridos no contexto escolar, e ainda como são as formações familiares dos dias atuais em nossa comunidade.

INTRODUÇÃO
A família é tida como um ambiente de direção e idealização da identidade da criança e diante disso é necessário e prioridade criar um vinculo entre escola e família a fim de que se possa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
Alguns objetivos foram pensados durante o processo de construção desse projeto como: conceito de família, relação família-escola, a fim de compreender qual o impacto que a “falta” dessa aliança causa no processo de aprendizagem. Mesmo que aparentemente a escola e a família tenham um vinculo muito próximo é necessário refletir sobre esse processo e encontrar soluções práticas que contribua para a formação integral do indivíduo.
É necessário pensarmos em família, e de caráter urgente, como um ser ativo no processo de construção de identidade do indivíduo. Ela é o berço onde nascem valores culturais, religiosos, deveres, responsabilidades, compromissos, que são necessários para viver em sociedade.
Foram efetuados questionários, direcionados a todos os alunos do Colégio, Ensino Médio Regular, Educação em Tempo Integral, Formação de Docentes, Técnico em Informática, a fim de descobrir com quem eles moram, qual a base salarial da família e quantas pessoas trabalhavam e suas casas. O resultado dessas pesquisas foram projetados em forma de gráfico e apresentados os valores a comunidade escolar.
A partir desses resultados podemos perceber o que precisava ser feito para melhorar essa relação família-escola-sociedade.