ESTRATÉGIAS PARA CONQUISTAR A LIDERANÇA NO MERCADO DE TINTAS ANTICORROSIVAS NO ESTADO DO CEARA-SHERWIN-WILLIAMS. 

            O presente projeto tem como objetivo demonstrar o atual cenário competitivo e tecnológico no segmento de tintas e vernizes focado para o sistema anticorrosivo no Estado do Ceará.

A corrosão representa um grave problema que afeta todos os setores da atividade industrial. Em face disso, indústrias especializadas na fabricação e comercialização de produtos inerentes a este segmento, constataram haver mercado a ser explorado e conquistado.

           Mediante esse contexto mercadológico, cuja demanda cresce tanto quanto as organizações industriais, a busca da liderança por parte das empresas que estão inseridas neste mercado, torna a competitividade bastante acirrada.

 Outrossim, na concepção da Sherwin –Williams do Brasil, a conquista desse  mercado torna-se uma prioridade organizacional, pois a sua sustentabilidade, permanência e sobrevivência numa economia globalizada, exige a busca desse objetivo.

Diante desse novo cenário estabelecido, necessário se faz questionar como obter a total liderança desse mercado e perpetuá-lo.

O objetivo geral deste estudo consiste em que estratégias deverão ser utilizadas, de forma eficaz e eficiente, buscar através de um plano de contingências, a liderança absoluta do mercado de tintas anticorrosivas no estado do Ceará.

Para que o objetivo geral seja otimizado, diretrizes específicas devem ser elaboradas com o intuito de fornecer subsídios suficientes a realização deste respectivo objetivo. Nesse sentido, as metas estão centradas na identificação de oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa e definir como penetrar, conquistar e manter posições satisfatórias em mercados competitivos.

Para isso, o autor utilizou-se de hipóteses plausíveis, razoáveis e verificáveis, a ponto de não contradizer a realidade da empresa e do mercado a ser conquistado.

Dentre as hipóteses elaboradas, sugeriu-se implantar um programa de Qualidade Total na organização no sentido de otimizar os processos organizacionais; aplicação de estratégias como ferramentas imprescindíveis na busca da liderança do respectivo mercado; o comércio eletrônico como alternativa no processo de vendas e relacionamento com os clientes;  prospecção de clientes através de uma força de vendas e a introdução de novos produtos e serviços como forma de diferenciar dos concorrentes.

Após a elaboração das hipóteses, o autor construiu com base nos objetivos geral e específico, um plano de contingências no sentido de por em  prática as ações que levassem ao foco principal do referido projeto, ou seja, a busca da liderança no mercado de tintas e vernizes anticorrosivos no estado do Ceará.

A primeira alternativa trata-se das vendas em uma visão holística, onde a atividade de vendas exerce um fator preponderante na realização dos objetivos organizacionais, através da comercialização de seus produtos e serviços.

A segunda alternativa retratará a importância de um programa de Qualidade Total dentro de todos os processos organizacionais. Autores renomados enfatizam os resultados obtidos quando essa prática é utilizada, principalmente, quando a satisfação dos clientes internos e externos são focados substancialmente.

O sucesso organizacional através da vantagem competitiva constitui a terceira alternativa, considerada pelo autor do projeto, como a mais importante dentro do plano de contigências. Sabe-se que num mercado altamente competitivo, a vantagem competitiva desempenha um papel importante no sentido de atrair os clientes e nortear as forças competitivas da concorrência.

A quarta alternativa aborda o desenvolvimento de novos produtos e serviços como forma de conquistar novos mercados. Trata-se de um tema bastante relevante, em face da percepção dos consumidores quanto aos aspectos de inovação, qualidade, durabilidade e o desempenho na aquisição de bens e serviços. O consumidor moderno exige que suas necessidades e desejos sejam atendidas totalmente.

A quinta alternativa enfoca o mercado virtual no processo de vendas e relacionamento. A nova economia trouxe uma ferramenta preciosa no tocante a novas oportunidades de negócios e nova forma de relacionamento: a internet.

O mercado de tintas anticorrosivas, apresenta um cenário globalizado, onde a disputa pelo “market-share” torna-se bastante acirrado. Nesse sentido, as estratégias de marketing deverão ser eficazes e eficientes, ou seja, devam alcançar os objetivos organizacionais planejados. Sabe-se, que neste contexto, o planejamento estratégico exercerá um papel definitivo na sua consecução dos resultados.

Portanto, a importância deste projeto, baseia-se em informar aos mercados industriais e a sociedade de um modo geral, os problemas da corrosão, seus produtos e serviços disponíveis no mercado e sua devida utilização. Obviamente, por haver bastante “prospects” para este segmento; haja também organizações interessadas em disputar esse mercado e conquistá-lo através de diversas estratégias de merketing, inclusive a de guerrilha.

Enfim, após as explanações das alternativas que compõem o plano de contingências, em seguida vem a metodologia adotada pelo autor, assim como um glossário, esclarecendo as definições dos termos de marketing e finalmente as considerações finais e a bibliografia utilizada encerram os últimos pilares do respectivo projeto.