Trabalho para horas Complementares

FARGS

Porto Alegre 2013

Fernanda dos Anjos e Silva

Administração Bacharelado em Marketing

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas ferramentas de marketing para o sucesso de uma empresa, este trabalho está representado pela HCM clinical Science (nome fictício) para a organização que estou citando. Trabalho orientado pelo Professor Fabian.

Estratégias de marketing para HCM Clinical Science

A HCM clinical Science tem como objetivo ser líder de mercado pelos seus diferenciais os quais são excelência no atendimento e política de transparência, ter uma ótima Gestão de Qualidade e ser referência na região Sul do país segundo o relatório da ANVISA, por ser a única clínica gaúcha neste segmento.

Segundo Sun TZu em 2005  o livro Estratégias de marketing – 12 princípios fundamentais para vencer a guerra por clientes, a introdução para as ferramentas principais são:

Primeiro Princípio: Honre o Cliente

Se o cliente não compra seu produto ou serviço, nada mais importa.

Segundo Princípio: Organização da Inteligência

Conheça o mercado tão bem quanto conhece a si mesmo.

Terceiro Princípio: Manutenção do Objetivo

Uma intenção clara, um objetivo firme.

Quarto Princípio: Uma posição Segura

Ocupe uma posição que não possa ser facilmente tomada pro seus oponentes.

Quinto Principio: Ação Ofensiva

Mantenha-se na ofensiva para garantir a liberdade de ação.

Sexto Principio: Surpresa

A surpresa é a melhor maneira de conquistar o domínio psicológico e negar a iniciativa ao seu adversário.

Sétimo Princípio: Manobra

Os atalhos mais fáceis são frequentemente defendidos com mais empenho; o caminho mais longo pode ser o caminho mais curto pra casa.

Oitavo Princípio: Concentração de Recursos

Reúna uma força suficientemente superior no local e no momento decisivos.

Nono Princípio: Economia de Força

Avalie com exatidão onde aplicar seus recursos.

Décimo Princípio: Estrutura de Comando

O processo de gestão libera o poder dos recursos humanos

Décimo Primeiro Princípio: Liderança pessoal

Para vencer; é necessária a fé do líder em seu pessoal e a fé destes na capacidade do líder.

Décimo Segundo Princípio: Simplicidade

Até mesmo os planos mais simples são difíceis de executar.

A empresa a qual está sendo citada, deve ter em mente que a estratégia vem antes da execução, pois as milhares de cobranças e investimentos se desperdiçam por não se ter o trajeto bem definido para se alcançar a visão do negócio.

Estratégia é um processo de planejamento, é guerra no papel, é fazer a coisa certa, é um processo mental.

A tática é um processo de contato, batalha de fato, fazer as coisas corretamente e envolve a ação.

Honrar o cliente é uma prática da empresa na escolha, inclusive quando recrutam funcionários os quais presam por atender o cliente de forma única, personalizada, com toda atenção e respeito.

O objetivo é bem claro e definido, a gestão é firme com os funcionários para que trabalhem focados no objetivo.

Conservação de Recursos são aplicados tanto na política de preço para que os funcionários tenham acompanhamento da margem de contribuição, ficar com uma margem para negociação, e margem para investimentos.

Mas no entanto, Sun Tzu deixa clara que não aplicar alguns destes princípios é se responsabilizar com as consequências. Como por exemplo não ter conhecimento dos adversários como conhece a si mesmo, a realidade desta empresa é não ter ao menos conhecimento próprio, não ter como superar os adversários hoje, não ter planejada suas ações, sobrecarregar os funcionários com reuniões de indicadores, e com bancos de horas para suprir a demanda ou tentar alcançar uma margem para sair do sufoco.

E um dos maiores problemas é não resolver estas questões prioritariamente para padronizar a equipe, investir na melhoria continua dos processos, e após praticar os princípios de forma adequada a realidade da organização, estar pronta para alcançar níveis de acreditação e selos de qualidade.

Então antes de formular um plano de ataque, a HMC Clinical Sciense deve voltar seu olhar para dentro e fazer uma auto  análise. A segunda parte é reunir informações sobre os concorrentes, e após compilar as informações pode-se dizer que se conhece o inimigo como a si mesmo.

Sendo assim a natural aplicabilidade destes princípios indicado por Sun Tzu o levariam a vencer estes obstáculos internos e externos, as conquistas de mercado e reconhecimentos registrados, trazendo credibilidade e solidez.