Este artigo compreende o Trabalho de Conclusão de Curso em Dcência do Ensino Superior da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. O desafio é explanar conceitos e definir aplicações práticas de estratégias pedagógicas e da andragogia à serem aplicadas nos cursos de graduação em Design afim de estimular a criatividade e impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores. Dentre os objetivos do artigo encontra-se a explanação das vantagens e benefícios que os conceitos abordados trazem para processo de ensino e aprendizagem do design.
Também está incluída a identificação das dificuldades e limitações na aplicação dos mesmos durante a prática docente e propor estratégias pedagógicas, afim de auxiliar o professor de design em uma atuação mais eficiente afim de obter resultados mais criativos e inovadores. Todavia, tem-se também como como objetivo auxiliar o professor na sua atuação com os alunos, aprimorando suas técnicas de planejamento e condução das aulas. A metodologia utilizada compreende pesquisa exploratória, utilizando de observações e revisões bibliográficas. Os resultados alcançados com o artigo foram a identificação e visualização direta de práticas e estratégias de docência direcionados aos cursos de Design Gráfico e de Produto, levando em consideração as teorias abordadas. Conclui-se que o conteúdo deste artigo possui uma aplicação prática bastante válida e que poderá ser de grande
utilidade à professores que atuam com a aprendizagem do Design.