FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - FLF

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 

LUÍS GUSTAVO DE ANDRADE FREDERICO 

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS ADOTADAS POR EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CIDADE DE SOBRAL-CE 

SOBRAL-CE

2016

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Faculdade Luciano Feijão- FLF, como requisito à obtenção do título de Bacharel em Administração.

Prof. Rogeane Morais Ribeiro 

SOBRAL-CE

2016
Luís Gustavo de Andrade Frederico
 

Luís Gustavo de Andrade Frederico ¹

Rogeane Morais Ribeiro²

Resumo: Em um mercado de constantes mudanças é fundamental que as empresas que atuam no segmento de tecnologia da informação busquem constantemente adaptar suas estratégias mercadológicas as novas exigências dos consumidores. Nesse sentido é fundamental uma analise precisa e o conhecimento dos tipos de estratégias mais eficazes para garantir a sobrevivência da organização. Esse estudo buscou as principais estratégias competitivas adotadas pelas organizações  de TI na Cidade de Sobral, o estudo procurou enfatizar as estratégias competitivas utilizadas pelas organizações e suas ferramentas mercadológicas para ganharem fatias de mercado. Cada empresa procura posicionar sua loja e a marca da forma mais atrativa aos seus consumidores potenciais e reais. Compreendidos tais quais os dados foram coletados por meio de questionário com 13 perguntas fechadas, aplicadas em um universo de 10 gestores com uma amostra de 10 respondentes. Para isto foi utilizado técnicas de levantamento de dados, e de pesquisas bibliográficas, sendo um estudo estruturado em marketing, tecnologia e estratégias. Após a analise dos dados obtidos, identificou-se a correlação entre as estratégias adotadas pelos gestores com as estratégias competitivas do autor Porter e o fator positivo, assim como seus benefícios corporativos.
Palavras-chave: Estratégias. Competitivas. Tecnologia da Informação. 

T.I hoje em dia é essencial em qualquer empresa.

INTRODUÇÃO       

O aumento contínuo da competitividade de mercado exige que os gestores mantenham-se sempre atualizados para escolherem qual a melhor estratégia competitiva adotar para suas organizações.

É necessário que as organizações fiquem atentas as constantes mudanças, ao surgimento de novas tecnologias e que procure definir estratégias que busquem atingir objetivos que podem ser realizados por ela e que sejam viáveis ao mercado em que ela atua.

1Acadêmica do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão.

²Professora, Mestre em Gestão em Políticas Públicas e Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Definir estratégias orientadas para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivo, habilidade e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. As necessidades do consumidor final influenciam os empresários, que influenciam os gestores e estes gestores lideram suas equipes para melhor suprir todas as carências mercadológicas deste consumidor final (KOTLER, PHILIP, 2000).

Será analisado no artigo que na área de tecnologia da informação o mercado é ainda mais dinâmico, com o surgimento de novas tecnologias cada vez mais rápido é necessário que os gestores desse ramo estejam sempre atualizados e trazendo o que tem de mais novo para suas empresas. Nesse ambiente, ficar parado pode significar o fim da organização ou uma perda significativa de mercado.

O objetivo do trabalho é mostrar que sempre existirá a necessidade de estar sempre revisando, renovando e atualizando seu planejamento estratégico, sendo necessário assim um processo constante de inovação. O mercado de tecnologia existe uma carteira de mix de produtos extensos e este mix pode estar sendo obsoleto em curto espaço de tempo, pois conhecer o volume de vendas e a aceitação deste produto fará toda diferença na estratégia definida pela diretoria e pelo tático da empresa.

Uma vez que as organizações não podem esperar que outras empresas inovem primeiramente para depois segui-las. As empresas devem buscar a vantagem de ser a primeira. Se não forem a primeira com alguma coisa nova, alguma melhoria, algo que os clientes desejam, talvez seja tarde, porque a concorrência já terá pego o cliente (KANTER, R.M,1995).

Isso significa que a organização que inovar primeiro sempre se preocupando com o volume de vendas e estoque, terá grandes chances de conseguir mais clientes e aumentar sua participação de mercado.

 

...

Diante desse contexto no artigo analisou os gestores de empresas locais, que as vezes não sabem como desenvolver suas estratégias competitivas ou ainda qual estratégia é mais eficaz para sua organização. Partindo dessas considerações, elaborou-se a questão-problema do trabalho: Quais estratégias competitivas são mais eficazes em empresas de tecnologia da informação na cidade de Sobral - CE?

 Neste trabalho foi abordado especificamente o segmento comercial de empresas de tecnologia da informação, e teve como objetivo identificar as principais estratégias competitivas adotadas pelas empresas de Tecnologia da Informação (TI) na Cidade de Sobral. Considera-se, neste trabalho, como empresas de TI aquelas que atuam nos seguintes setores: telecomunicações, eletrônica profissional, eletrônica de consumo, software, hardware, conteúdo da informação, Internet.

Foi exposto ainda, nesse artigo, a respeito da competitividade no mercado e as quatros estratégias competitivas genéricas de Michael Poter que podem ser adotadas pelas empresas com objetivo de se ter vantagem competitiva. Em seguida foi apresentado a pesquisa sobre quais dessas estratégias são mais adotadas por empresas de TI, na cidade de Sobral - CE.

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS 

No mercado sempre existirá a figura do concorrente e portanto sempre será necessário que as empresas desenvolvam estratégias competitivas eficientes para garantir sua fatia de mercado.

Em 1934, o professor G.F. Gause, da Universidade de Moscou, conhecido como o "pai da biologia matemática", publicou os resultados de um conjunto de experiências nas quais colocava colônias de animais muito pequenos (protozoários) do mesmo gênero em um frasco com uma quantidade adequada de nutrientes. Se os animais fossem de espécies diferentes, conseguiam sobreviver e continuar vivos em conjunto. Se fossem da mesma espécie, não conseguiam. Essa observação conduziu ao Princípio de Gause da Exclusão Competitiva: duas espécies que conseguem seu sustento de maneira idêntica não podem coexistir." (HENDERSON, 1989).

A experiência do professor Gause nos mostra que a competição surgiu muito antes da estratégia, na verdade ela surgiu junto com a vida na terra, desde quando os primeiros seres vivos competiam entre si pelos nutrientes que se alimentavam. A estratégia surge da necessidade de vencer o concorrente para se garantir aquilo que se deseja. Percebe-se que a sobrevivência e o modo de vida pode gerar estratégias diferentes a respeito do mesmo assunto, a forma como planejar e executar com maiores ganhos e menos investimentos faz desta estratégia o melhor caminho para o sucesso.

"A finalidade da estratégia é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos, desafios e metas estabelecidos" (REBOUÇAS, DJALMA, 1996). No mercado, a estratégia representa essa vantagem competitiva  e pode significar a garantia da sobrevivência organizacional.

Para garantir sua parcela do mercado, as empresas precisam competir com suas concorrentes pelos seus cliente, nessa disputa constante é fundamental ter estratégias competitivas eficientes e eficazes para se conseguir vantagem competitiva.

Ou seja, definir uma estratégia competitiva é procurar se manter sustentável e lucrativa no mercado criando competências e recursos que geram vantagens competitivas. Pois para entender melhor as estratégias pelas quais estão sendo faladas é necessário conhecer o mercado de Tecnologia de Informação.

O MERCADO DE TI

            Atualmente, a tecnologia da informação está presente na vida das pessoas desde a hora que acordam, até a hora de dormir. Essas tecnologias vêm se tornando cada vez mais necessárias e indispensáveis na vida cotidiana e profissional dos indivíduos.

O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicações e gestão de dados e informações (REZENDE, 2000).

           O smartphone de ultima geração que se compra hoje, há dez anos atrás não existia e não fazia falta, Atualmente este é obrigatório para quem precisa se manter conectado com outras pessoas e atento as últimas notícias. Em dois anos esse mesmo aparelho poderá ser totalmente ultrapassado e descartável. Essa dependência tecnológica e a ansiedade por informação gera uma demanda que provoca o mercado a produzir, cada vez mais rápido, produtos inovadores e melhores que a geração passada.