Como uma corporação organizacional pode direcionar suas competências essenciais para estratégias empresariais baseadas no conhecimento, é o que trata este artigo. Foram considerados arquétipos de empresas que compõe o selo de empresas de sucesso, como a Sharp e outras instituições  possuidoras de grande tecnologia, ressaltando a Embraer para inserir as balisares definições de uma corporação com estratégia baseada no conhecimento.

De acordo com Porter & Millar (1997), diversos autores salientam para as vantagens competitivas, proveniente da utilização das tecnologias de informação. Outros, contudo, enfocam McFarlan (1997), Cash, Jr e Konsynski (1997), ressalvam que as tecnologias de informação alteram a maneira de competir e que coligada a um escopo estratégico explícito, os gerentes podem encontrar as capacidades tecnológicas em organizações intensivas em tecnologia. Isso quer dizer: a organização moderna.

Para uma melhor compreensão, pode-se evidenciar a Internet, pois ela instituiu inúmeras empresas que fizeram e faz bastante sucesso, sem esquecer, porém, que essas empresas são muito jovens, mas que possuem um enorme valor de mercado. Tanto o Banco HSBC e o Citibank usaram como grande diferencial competitivo as tecnologias de informação e a causa que foram indispensáveis para as suas sobrevivências, foram os sistemas financeiros globais. Em conseqüência dos seus sistemas de logísticas e de informação eficazes, a Walt-Mart se tornou líder no mercado de varejo.

O conceito de conhecimento em teorias organizacionais e teorias de estratégia são consideradas como uma função, uma ferramenta administrativa para executar uma relação com o ambiente. O conceito de competência ganhou importância e passou a ser distinguida como uma característica da organização. Competência é considerada frequentemente como um vínculo entre o conhecimento e a estratégia, como a habilidade de uma organização em implementar ou agir em outras organizações.

De acordo com Nonaka (1997, p. 305) citado pelo autor, para melhor compreendermos essas competências essenciais em uma organização, tomaremos por exemplo a Sharp japonesa, a qual desenvolve as suas competências essenciais desde a denominada guerra das calculadoras na década de 70 e que em longo prazo, utiliza as competências essenciais em vantagem competitiva e antecipa novos produtos. O autor ressalva que uma competência essencial inclui uma tecnologia ou uma habilidade capacitadora que pode ser usada em muitos produtos.

Em contrapartida, a Embraer, para o autor observa que a sua estrutura é fortemente voltada para a construção de novos produtos inovadores e no conhecimento das necessidades das companhias aéreas regionais, fazendo dela líder mundial em jatos regionais, competindo com empresas estabelecidas em países de economias desenvolvidas. Deste modo a Embraer tem, neste momento, todas as condições de iniciar um processo duradouro de tornar-se líder do segmento de jatos regionais de alta performance pelo conjunto de competências essenciais adquiridas colocando-a de frente às demais empresas hoje concorrentes.

Conclui-se, portanto, que o conceito de competência é a melhor forma de descrever conhecimento no contexto empresarial e é o elemento mais importante dos ativos intangíveis (Sveiby,1998). Pode ser transmitida de uma pessoa para outra, por meio da informação ou da tradição (comunidade de prática). A competência não é somente um dos três ativos intangíveis de uma organização ágil, mas é a fonte das estruturas interna e externa.  Os conhecimentos que geram valor ou o Capital Intelectual são a chave do êxito das organizações ágeis que competem no contexto econômico, político, social e tecnológico do nosso tempo, e seu papel no futuro será, com toda segurança, cada vez mais essencial para a sobrevivência das organizações.

Pergunta para Análise: De acordo com as competências essenciais, elucida seu desenvolvimento e progresso.