ESTRATÉGIA COM O CONTO “O PAPAGAIO DO NAVIO”¹

                                                Ana Flávia Machado Alves. ²

Todo gênero requer que seja trabalhado habilidades de leitura como também trabalhar com o desenvolvimento da oralidade, também podemos fazer com o gênero em questão. Essa proposta pode ser repetida algumas vezes ao longo do ano com contos de humor diferentes. Inicialmente faça uma explanação sobre o gênero conto de humor, explique detalhadamente o que é, qual sua finalidade e características, depois disso, leve contos e escolha um para trabalhar. Faça perguntas, você também pode pedir para eles ilustrar a história.

Em outro momento, leve o conto todo desmembrado e os alunos irão tentar reorganizá-lo na sequência correta, desenvolvendo a capacidade de raciocinar. Propor aos alunos que contem alguma história engraçada que conheçam. Organize, juntamente com a turma, um mural para que possam expor os contos de humor que selecionaram e registraram. No momento em que as crianças trouxerem para fixar no mural, pode ser feito contação dos textos trazidos, socializando-os ao mesmo tempo em que se busca desenvolver a oralidade.

             A partir desse contato inicial, registrar coletivamente as características do conto de humor que os estudantes conseguiram inferir. Registrar essas primeiras conclusões em papel para destacar na sala, ler com eles, completar, se for o caso, e fixar para que seja retomado oportunamente. Dentre as informação pode está inferido que as historias engraçadas fazem parte do cotidiano popular. São transmitidas oralmente e vão sendo modificadas à medida que são contadas.

                   A finalidade de quem conta é provocar graça, fazendo o interlocutor rir de uma história cujo final é surpreendente.  Deixe as crianças dar sua opinião, do que elas perceberam até agora sobre esse tipo de texto, instigue-as, e se elas não falarem diga que as historias para serem engraçadas irá depender de como forem contadas. Que artifícios o contador pode usar para que as pessoas achem graça? (expressões faciais, gestos, imitar a fala das personagens...).

            Após conhecerem esse tipo de texto que o professor vai trabalhar, agora é hora de aprofundar o que foi aprendido.  Após os alunos terem contado suas histórias, sugerimos a escolha das melhores e elaborar um livro de contos de humor que será disponibilizado aos colegas da escola, já que na biblioteca é escasso quanto a esse tipo de texto.

            Após confecção do livro, a turma fará uma apresentação do material, em seguida, fazendo um Festival de Piadas ou Contos de Humor pelos próprios autores do livro como também será aberto a apresentação de todos os alunos da escola.

               Aproveite o espaço para fazer previamente o ensaio e seleção do conto de cada grupo e fazer representação da cena indicada pelo conto de humor. Um será o narrador, outro o personagem. Cada grupo deverá se organizar e fazer a representação para os colegas.

                    Para os momentos finais das aulas de contos de humor é interessante produção do gênero estudado. Neste caso é preciso avaliar a condição de os alunos produzirem. Por isso indicamos a paráfrase dos contos, em seguida, ajude-os a produzirem seu próprio conto.

¹ Resumo orientado pela Professora Ednete Tomás da Disciplina Literatura Infanto-Juvenil.

² Acadêmica do 8°  período do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA