Estou sonhando?

Wanderson Boareto

Olhei no relógio e estava marcando 10 horas, tenho tantas coisas para fazer, o sol está brilhando e tem uma leve brisa que  nos faz lembrar do outono brasileiro. Minha moto estava estacionada na rua em frente a minha casa. Uma criança brincava perto de sua avô, uma mulher que tem costumes diferentes, como por  exemplo gostar mais de uma filha do que da outra também estava por ali... De repente pensei: estou dormindo ou já acordei? Mas não é isso que mais me irrita nesta mulher, e sim ela não ter limite, não conhecer seu lugar e falar de tudo e de todos. Sempre me pergunto como pode ter gente assim?

Se estou acordado estas horas já deveria estar em sala de aula ou não! Que dia é hoje, segunda, terça ou talvez sábado não consigo me lembrar. Vou perguntar à Roberta, ela sabe tudo. Mas onde ela está? Talvez na escola, mas eu também deveria estar lá. Já sei! Estou sonhando. De repente ouvi o som de um programa de televisão que anunciava uma receita de bolo, eu sempre odiei bolo, o cheiro, o gosto, os farelos nossa tem pessoas que fazem qualquer coisa por um pedaço de bolo. Conheci um menino que atravessava a cidade para comer bolo de chocolate na casa de sua tia. Mas o que isso tem a ver com a minha dúvida? Já sei! Este menino nunca, existiu faz parte do meu sonho.

Voltei os olhos para a rua, e passava ou homem de meia idade catando produtos recicláveis, quando cumprimentei ele olhou com uma cara feia e disse: o senhor tem cinco reais para me dar? Respondi não! Ele disse: nem dois? Não, não tenho! Nossa que pobreza! Saiu resmungando o homem. Pensei... O que está acontecendo com as pessoas? Onde está a educação? Como pode um simples cumprimento gerar conflito? Por que os valores estão limitados a dinheiro? Já sei! Isso não é real, faz parte do meu sonho.

Pai, pai! Ouvi um chamado em forma de grito, conheci que era a voz do Júnior. Fala meu filho. Pai hoje não tem dever, mas o senhor tem que assinar a minha agenda. Peguei da sua mão uma agenda que tem na capa a foto do colégio, onde a professora usa para comunicar-se com os pais de seus alunos. Pensei, que forma inteligente de se comunicar, assim ela não tem que ouvir perguntas ridículas dos pais, como por exemplo, como meu filho esta? Ele é bom aluno? Nossa só em pensar nisso me dá angustia, se o pai não acompanha a formação dos filhos através das atividades diárias tem que fazer mesmo este tipo de pergunta.

Assinei a agenda, nada de mais só para dar autorização para ir com a turma no museu, a escola sempre usa esta forma para se resguardar legalmente. Nossa! Eu sou formado em direito! Sou mesmo ou foi só um sonho? Não tenho certeza, talvez as minhas lembranças sejam ilusórias. Wanderson, olhei a voz que me chamava era a Roberta está na hora. Temos que ir... Para onde? Não me lembro, para a escola, mas agora sim hoje tem reunião.

Levei o Junior na casa de minha sogra... De moto para economizar gasolina. Nossa como está cara! Tenho que economizar o máximo possível! Mas, para que mesmo? Lembrei tenho o sonho de comprar algo novo. A Roberta já me esperava no portão quando cheguei. Vamos rápido estamos atrasados. A Roberta é supervisora em uma escola linda, e além disso é muito metódica, pensei para que correr tanto, tem razão faz parte do sonho que estou tendo.

As reuniões pedagógicas são sempre as mesmas reclamações dos professores, cobrança da secretaria. Pobre Roberta tem que passar por isso toda a semana... Lembrei, isso não existe de verdade, é só parte deste sonho louco que estou tendo.

Chegando na escola pensei no meu cavalo, um potro de dois anos que está passando por doma. Será que ele vai ficar bom? Falei com a Roberta, sim acho que vai respondeu. Mas ela não monta a cavalo. Nossa que sonho louco estou discutindo sobre cavalo na porta de uma escola com meu amor que não monta a cavalo. Será que todos os sonhos são assim? Roberta já está na hora, a diretora chamou. Entramos. Nossa que clima! A reclamação era sobre uma sala de segundo ano, depois passou para de terceiro, eu não tenho problema de disciplina, adoro os alunos, amo o que faço. Nossa no sonho tudo é bom.

A reunião terminou já era 19 horas entramos no carro e fomos buscar o Junior. Tem dever para fazer? Perguntei. Sim pai, hoje tem! Mas amanhã não! Sexta, sim disse com um lindo sorriso meu amor, pensei como gosto desta mulher. Chegamos em casa peguei um livro que estou lendo, o novo do Frei Betto, adoro esta autor, nossa até no sonho gosto de ler. De repente percebi que nada era sonho, tudo é real no mundo dos sonhos. Nossa vida é um sonho! Estar vivo é sonhar! E quando não se sonha é que deixa de ser humano e passa a ser somente um objeto no mundo dos sonhos.