O Efeito dos Estoques na Gestão do Fluxo de Caixa

É comum empresas independente de seu porte, trabalharem sem as devidas informações Gerenciais de Gestão (Fluxo de Caixa, Balancete Mensal, Demonstração de Resultado do Exercício, Controle de Estoque, entre outros informes específicos).

É comum também, que a falta de recursos financeiros, na maioria das vezes quando a empresa tem um volume interessante de faturamento(acima do Ponto de Equilíbrio), ocorre em razão da falta de Gestão nos Estoques.

Quando se tem indicadores, mesmo que apresentem bons resultados, os Estoques continuam “escondidos”, pois somente a parte vendida ou seja o CPV/CMV (Custo dos Produtos/Mercadorias Vendidos) será informado nos demonstrativos e a maior parte dos estoques estão no Almoxarifado, ou seja, dinheiro parado nas prateleiras.

Conhecer e Controlar os Estoques é uma obrigação da Gestão da Empresa, em muitos casos diagnosticados, é possível entre outros problemas identificar:

Quando há controle de estoque, existe um expressivo volume de “sujeira” sendo controlado; elevado estoque de produtos muitas vezes descontinuados; excesso de itens com pouca rotatividade; entre outros.

Como solucionar?

As soluções não vão surgir num piscar de olhos, cada caso deve ser devidamente analisado, para que as decisões tomadas sejam assertivas, porém com agilidade.

O Inventário Físico Geral, devidamente planejado, pode ser uma das saídas, porém isoladamente não trará resultados se após sua implantação não for definido uma série de ações como: analise de Giro por item, campanhas promocionais, suspensão de compra de itens com pouco ratatividade, entre outras medidas.

Com essas ações, é certo que parte dos recursos financeiros vão voltar aos cofres da empresas.

AXS Consultoria Empresarial

 (10/07/2014).

www.axsconsultoria.com.br

[email protected]