ESTIMULAÇÃO SENSORIAL TÁTIL E VISUAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: FUNDAMENTOS PARA O FAVORECIMENTO DO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL COM ÊNFASE EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO ÂMBITO ESCOLAR

RESUMO

A face da sociedade atual que se configura com pessoas, movimentos, instituições, órgãos públicos, ong´s e etc., parece predisposta a ocupar-se de discussões e ensaios direcionados a escolarização da pessoa com deficiência intelectual. Pode-se afirmar que a evolução técnico-educacional e normativa assim está graças ao volver de ciclos intensos de debates, leis, convenções, congressos e tudo que abrange ideias e estratégias para o trabalho com deficientes intelectuais. Observa-se que tanto a nomenclatura, o conceito, quanto o manejo estão influenciados por ingentes direcionamentos os quais compõem a reflexão e reorganização estrutural acadêmico funcional do trabalho com pessoas com deficiência intelectual na sala de aula.
Sendo assim, elencamos a estimulação tátil e visual como favorecedora do funcionamento intelectual da pessoa com deficiência intelectual no âmbito escolar.
Destarte, a presente pesquisa apresentou possibilidades para o trabalho educacional com alunos com deficiência intelectual, buscando viabilizar uma relação entre o processo ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva.
PALAVRAS CHAVE: Deficiência Intelectual, Funcionamento Intelectual, Estimulação Sensorial, Inclusão