01/09/2016

O estilo de liderança vai depender muito da forma que o gestor vai conduzir a dinâmica com o seu grupo de trabalho. O gestor ou líder age como alguém que simplifica para deliberar a equipe, ajudando-os na definição do problema e na solução, planejando atividades e propondo novas ideias.

Todos os grupos que estão sob o domínio das ordens de alguém que tem liderança, normalmente essas pessoas apresentam boa qualidade e melhor qualidade de trabalho e demonstram um entusiasmo e inclusão entre ambos.

Cada perfil influencia de modo diferente o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.

Existem vários tipos de liderança e uma delas é a autocrática é aquela que o gesto tem uma ligação direta, decidem quais as funções e tudo que os colaboradores deverão colocar em prática. Isso pode causar certo transtorno e ser perigosos, porque a equipe pode demonstrar algumas tensões, tristezas, abatimentos, e os colaboradores ficam sem a liberdade de escolha, pois o líder autocrático demonstra características dominadoras, e todos do grupo o temem.

Um pouco diferente da autocrática, existe a liberal que incentiva a criatividade do grupo, não controla as atividades, deixando os colaboradores caminhar com suas próprias pernas e este comportamento pode ser perigoso, pois o líder não demonstra firmeza, podendo gerar individualismo, insatisfação, e pouco respeito ao líder, que é ignorado pelo grupo.

Dentro do perfil de líder surge o democrático, onde o gestor procura ouvir as ideias de todos da equipe aceita sugestões, estimula a participação de todos. Líder e colaboradores trabalham juntos, pois existe uma interação com os indivíduos da empresa, dar total apoio as pessoas, e mostra uma maior preocupação de forma igual para o trabalho e para a equipe.

Essas observações sobre estilos de liderança são importantes, é perfeitamente natural que algum líder tenha um tipo de maior preferência.

O melhor estilo de liderança é aquele que seja adaptável a cada situação, por isso não importa qual o estilo preferido, se decidir adotá-los em todas as situações. Todo o estilo de liderança existe um grau de risco que determinada situação oferece. Vai depender muito das pessoas que estão relacionadas, ou seja, líderes e colaboradores, e da real necessidade de resolver o problema. Se a situação da empresa for de risco, será necessário adotar um estilo rigoroso, se for menos complicado, exige um estilo mais treinador.

Em todo o caso o melhor estilo de liderança é aquele em que o líder oferece aos subordinados oportunidades de qualificação, acompanhando-os para que, jamais os deixe aprender sozinhos.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.