ESTIGMAS E VIOLAÇÃO DE DIREITOS

Adrieli Huff Lara[1]

Thaisy de Paula Dias[2] 

EIXO TEMÁTICO 03: Violação de Direitos e criminalização dos pobres.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo levantar o perfil da população em situação de rua, com a perspectiva de resgatar sua história de vida enraizada na sociedade brasileira, elencar as causas que os levaram a morar nas ruas e examinar as motivações de sua permanência nelas, bem como a relação com as substâncias licitas e ilícitas. Discutir o processo histórico, e a complexidade daquele que mora na rua é um desafio para a sociedade moderna, são essas pessoas praticamente ignoradas as quais passamos por elas todos os dias nas ruas, nas praças, em rodoviárias, viadutos, etc. São indivíduos com seus direitos violados, esquecidos, perambulando pelas nossas cidades, aos quais enfrentam a falta de dignidade, e que por vezes estigmatizamos como criminosos. Com isso podemos perceber esse fator como mais uma expressão da questão social que cresce a cada dia, sendo, portanto, um desafio para os profissionais de Serviço Social, resgatar e garantir os direitos destes cidadãos. 

Palavras-chave: Estigmas. População em situação de rua. Violação de Direitos. Desigualdade Social.



[1] Acadêmica de Serviço Social, Faculdades Itecne – Cascavel/PR. [email protected]. Estagiaria de Serviço Social, Casa POP – População em situação de Rua. Localizada em Cascavel – PR.

[2] Acadêmica de Serviço Social, Faculdades Itecne – Cascavel/[email protected]. Estagiaria de Serviço Social SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Urbanismo – Setor Minha Casa, Minha Vida e Regularização Fundiária. Prefeitura Municipal de Cascavel - PR.