O sorriso tem papel fundamental na composição da harmonia do rosto. Um belo sorriso cativa e traz admiração. A Odontologia tem como uma de suas funções restabelecer a harmonia do rosto pela recuperação do sorriso. E, recompor os dentes - atores principais do sorriso - é fundamental.

Quando uma pessoa perde os dentes da frente, existe um comprometimento da estética facial, pois perde também o suporte dos lábios, que tendem a ficar mais finos e enrugados. Da mesma forma, quando a pessoa perde os dentes de trás, o fechamento da boca é mais profundo e o queixo se aproxima mais da ponta do nariz, mais uma vez a estética facial é abalada.

 As técnicas mais comentadas para obter e manter um sorriso agradável são as facetas de porcelana, de resina e os clareamentos dentários. As facetas são capas cimentadas sobre os dentes após leve desgaste. Elas corrigem as imperfeições de forma e cor, propiciando um aspecto mais harmonioso. Já os clareamentos podem ser feitos em casa ou no consultório, com ou sem a aplicação do laser.

Outras técnicas também podem ser indicadas para reabilitar o sorriso e a função. Podemos citar as convencionais dentaduras, as próteses parciais removíveis, as próteses fixas e as próteses fixas suportadas por implantes. Tudo depende das condições bucais e de saúde geral de cada pessoa.

E vale lembrar que, a idade avançada não é contra-indicação para qualquer tratamento estético-funcional citado. Procure um dentista para orientá-lo.

SORRIA SEMPRE!