SUCESSO: OPORTUNIDADE E PREPARAÇÃO.


Temos que estar preparados para que, no dia que surgir uma oportunidade, isso não nos pegue de surpresa. Saber aproveitar as oportunidades é condição essencial para ser bem sucedido na vida.
Uma professora, colega de trabalho, estava com problemas de saúde e não se encontrava mais em condições de enfrentar uma sala-de-aula, principalmente porque ela lidava com crianças pequenas e o trabalho era árduo. Embora ela tivesse tentado uma readaptação para trabalhar em outro setor na escola, seu pedido foi indeferido e ela foi obrigada a continuar dando aula. Até que surgiu uma oportunidade. Ela foi convidada por uma autoridade, ainda na área de educação, para trabalhar na Coordenadoria Regional, entretanto, ela precisava ser exímia na "arte" de computação. Ela teria por tarefa organizar tabelas, planilhas, gráficos, controle orçamentário, tudo no computador. Ela até tinha uma pequena noção de informática, porém não estava qualificada para executar o serviço que era solicitado.
Às vezes surgem as oportunidades e as pessoas, por não estarem preparadas, acabam perdendo. Portanto meu amigo, esteja sempre pronto para aprender, estude sempre. Leia livros, faça cursos, participe de palestras, treinamentos, seminários. Procure estar perto de pessoas que possam acrescentar algo. Pergunte, não seja tímido para perguntar, e ouça o mais que puder. Anote tudo. Seja organizado.
Se você está lendo esse texto já é um bom sinal. Pelo menos está curioso. Continue assim, curioso, desejoso de conhecimento. Como diziam lá pelos idos de 2000 e início de 2001: "Esse novo século será o século do conhecimento." Eu ouso completar essa frase: "O século 21 é o século do conhecimento e só alcançarão o sucesso as pessoas bem preparadas."
Voltando à história da professora, no final ela conseguiu a sonhada transferência, mas teve que se esforçar bastante, entrou em curso, estudou em casa intensivamente, comprou livros, pesquisou pela Internet, e contou com a boa vontade da pessoa que a convidou, uma senhora muito simpática e com um coração enorme, que conseguiu "reservar" a vaga para ela até ela estar preparada para assumir o cargo.
Para que você não precise contar com a "sorte", e nem com a boa vontade de ninguém, pois não é sempre que encontramos pessoas assim, PREPARE-SE!
Sucesso é o casamento da oportunidade com a preparação.


Sucesso e paz.