José Silveira de Oliveira
Teólogo/ Filósofo Ministro Arquidiocese
Militar do Brasil e Arquidiocese Rio de Janeiro.


De Vila, ESTÂNCIA é elevada a categoria de cidade no dia 04 de maio de 1848. DURANTE O IMPÉRIO, através da Lei Província 209. Em 18 de janeiro de 1860, recebeu o mais ilustre dos personagens históricos do Brasil D. Pedro II e D. Tereza Christina , quando de sua visita a Sergipe D’El Rey, e ficou hospedado no sobrado onde hoje é o casarão da família carvalho costa D.Pepita do Dr. Dorival Carvalho. . Localizada ao Sul do Estado de Sergipe. Neste mês completa 161 anos de historia lutas e conquistas Todos os filhos de Estância são famosos, mas alguns se destacaram na historia, como Tobias Barreto, Gracco Cardoso e tanto outros. Estância cidade jardim, berço da cultura Sergipeana foi nesta cidade que surgiu os primeiros meios de comunicação escrita, os Jornais SERENO e A RAZÃO E tendo como fundador o Jornalista Augusto Gomes. Mas gostaria de falar também dos filhos ilustres de minha época anos 60 que contribuíram muito em áreas diversas para o desenvolvimento desta cidade Jardim. Destaco no comercio o ilustre Estanciano Sr Pedro Advicula que tinha seu comercio localizado na rua da feira, com variedades de mercadorias, abastecia a cidade e o povo do interior esse comercio era de grande valia para a cidade. George Jasmim (comerciante de Fazenda) Kalil Abdon Weber (Comerciante de Fazenda) O Sr. Rubens da farmácia e o Sr Eliezer, que contribuíram com a venda de medicamentos. Os Médicos, Dr Paulo Lopes Amaral Médico dedicou-se a saúde por longos anos em Estância, onde também militou na política. Quem da nossa época não conhecia aquele amigo do vozeirão, sempre brincalhão e bom médico. Dr. Pedro Soares, médico, me consultei varias vezes com ele e também político. Residia a Praça Barão do Rio Branco, vizinho ao Senhor Eliezer, e mantinha seu consultório a rua que hoje leva seu nome. Dr. Good o Dentista também da fabrica Santa Cruz. Professor Oscar Fontes idealizador e Fundador da Escola Técnica de Comércio da Estância Um fato marcante, ele saia de carrinho de Mão recolhendo pedras para construção da Escola de Comércio, é acreditar mesmo, quando a gente quer, não importa o sacrifício, importa sim, o objetivo e ele fez,pensando na formação dos jovens Estanciano. Também destacaria o Ilustre professor José Dias, e sua esposa Dª Célia foi meu professor e também Diretor do Gracco Cardoso, pessoa simples de caráter e um grau intelectual elevado.Minha primeira professora em Estância Dª Joselita responsável por minha formação educacional e Acadêmica. Agradecimentos Meus avós materno João Antonio de Oliveira e Nila Silveira e minha mãe Josefa Silveira de Oliveira (Zeny) ilustres filhos de Estância responsável pela minha formação moral e intelectual.

Monsenhor José Paes de Santiago, o grande pároco estanciano, uma pessoa muito simples, prestativa, mantinha sua comunidade informada dos atos religiosos. Alfredo Silva criador Jornal A Estância, levando informação ao povo Estanciano. Eng.Humberto Ferreira Silveira, pessoa ilustre, e bom coração, simples e trabalhador. Tem em Estância uma praça em seu nome. Foi meu vizinho, por muitos anos, eu tinha grande admiração por ele. Outro também ilustre Dr. Walter Cardoso, meu vizinho também quando morava na Praça Barão do Rio Branco, muito legal, trabalhador simples, prestativo e acolhedor. Nivaldo Silva, filho de estância, homem simples embora não tivesse formação acadêmica era comunicativo, conversava com todos, realmente um cara do povo, querido por todos por seu espírito empreendedor, tornou-se também prefeito da cidade. Como culturas nos tínhamos os cinemas: São João, localizado a rua capitão Salomão com suas musicas marcante antes da projeção tocava Nat King Cole (fascination). O Gonçalo Prado localizado no bairro Santa Cruz O Cruzeiro com suas noites dançantes, onde se reunia a sociedade Estanciana. No esporte o Santa Cruz que foi campeão do nordeste. O Estanciano que lutava contra o tempo. No campo Empresarial gerador de empregos Sr: Constâncio Vieira Estanciano de fato, maior acionista e Diretor da Fábrica Senhor do Bonfim onde gerenciou por um longo período.Residia no Bairro Bonfim.

Senador Dr:JúlioCésarLeite Diretor da Fábrica de Tecidos Santa Cruz tendo como esposa D. Carmem Leite que fundou a primeira Creche junto a fábrica em Sergipe, além da Biblioteca onde minha irmã Edla Maria trabalhou e idealizadora e realizadora da Fundação de Educação e Cultura, sendo até hoje a principal mantenedora da Rádio Esperança. Seu ilustre filho Engº e Jornalista Jorge do Prado Leite, que mantem a Fabrica Santa Cruz viva, gerando dezenas de empregos para o povo Estanciano. Homem trabalho, aprendi muito com ele, eu trabalhava nessa época na Sulgipe embora tivesse 16 anos de idade só observando sua gestão Empresarial, foi um momento de aprendizado para mim, ao observar o perfil, gestos e maneiras do mestre e grande Empresário. Hoje seu filho o também ilustre IVAN LEITE, atual prefeito de Estância, jovem idealista trabalhador, já provou a que veio, é o seu segundo mandato, e creio que ficará difícil tira-lo do comando da prefeitura Estanciana.

Por isso nossa querida ESTÂNCIA JARDIM DE SERGIPE fará 161 anos neste mês. Todos os seus filhos de alguma forma contribuíram para seu desenvolvimento, no campo Político, Econômico, Social, Educacional e Religioso, desde o mais simples até o mais opulento.

Material historico no site: Autorizado por seu idealizador O Historiador e futuro Jornalista Sr. FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA DA CRUZ. Também ilustre filho de Estância. Viva Estância!