ESTAMIRA: ESQUIZOFRENIA X POESIA E FILOSOFIA NO LIXO E NA VIDA

ANIELLE KALINE DA SILVA ANDRADE
CINTHIA MORGANA DE CARVALHO
LINGEISA MATOS CAMPOS
LUCIANA BARBOSA DA SILVA
MARIA JOSÉ CAVALCANTI
SILVICLÉIA BARBOSA DOS SANTOS


RESUMO: O presente texto procura explanar acerca da vida de Estamira, uma senhora esquizofrênica que vive num lixão do Rio de Janeiro e que sempre teve uma vida conturbada, correlacionando-a com a literatura psicanalítica. Para tal, fizemos estudos bibliográficos e concluímos que Estamira é tachada como louca, porém, apresenta muitos momentos de lucidez e crítica social, fazendo com que se torne possível mudar a perspectiva e visão sobre a esquizofrenia. Estamira trabalha, cozinha, pega ônibus, convive com seus filhos, sua esquizofrenia não faz dela um monstro. Falamos ainda sobre os possíveis fatores que a levaram a desenvolver seu quadro psicótico e de como a psicanálise vê esse distúrbio da ordem do delírio e da cisão entre ego e o real.

PALAVRAS-CHAVE: Estamira. Esquizofrenia. Psicanálise.






INTRODUÇÃO


Era apenas uma fotografia. Outros se recusaram a posar; aquela senhora, cuja face morena e enrugada pelo tempo justificava seus sessenta e poucos anos vividos, aceitou. Mas também pediu. Pediu que Marcos Prado, fotógrafo que estava no lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias/RJ, tirando fotos com o objetivo de mostrar sua transformação de 1993, quando iniciou seu trabalho lá a 2003, dez anos após quando o finalizaria, também a escutasse, quando a encontrou lá em 2000. Precisava comunicar ao mundo sua missão: Estamira era a porta-voz da verdade. E "sua" verdade foi ouvida e Estamira foi "mirada".
Por quatro anos, Marcos Prado usou uma câmera para desvelar a sabedoria que brotava por uma via esquizofrênica (assim define a ciência sua estrutura psíquica). Estamira não é apenas mais uma pessoa, ela apenas "é". Um lugar, uma ideia, um real que se dá na cisão da realidade, onde o "eu" não é ameaçado, não se pode perder e, portanto, é mais autêntico.
Delirante ou lúcida? Isso foi o que menos importou para quem conduzia a câmera que registrava o cotidiano da catadora de lixo. No lixão ou na humilde casa em que morava, no convívio com seus filhos e netos, Estamira mostrou uma percepção de si mesma que podia chegar a uma grandiosidade incomparável (ela era Estamira e Deus, quem é Deus? Seria o "esperto ao contrário"?) ou a simplicidade de uma batalhadora da vida diária ("No lixo não há só restos, mas também descuido", diz ela, quem sabe falando de si, resto humano deixado no bordel pelo próprio avô; não cuidada, mas traída por dois maridos e estuprada por duas vezes).
Estamira é vida. Vida que se inscreve no olhar para o outro e não enxergar apenas um portador de sintomas, mas um ser em integralidade, que deve ser visto, ouvido e falado pelo que é: homem ? mulher ? humano.

ESTAMIRA ? HISTÓRIA DE VIDA

O filme Estamira, do roteirista Marcos Prado, vem nos mostrar a vida de uma mulher chamada Estamira, uma senhora de 62 anos, nascida em 07/04/1942, com diagnóstico de quadro psicótico com evolução crônica, e apresenta sintomas esquizofrênicos tais como: alucinações auditivas, discurso místico e idéias de influência, segundo as informações do documentário.
A vida de Estamira sempre foi muito conturbada. Segundo seu relato, aos nove anos seu avô queria "deitar-se" com ela e aos 12 ele a levou para se prostituir em um bordel, onde lá conheceu seu primeiro marido, com o qual teve um filho. Este marido "judiava" muito dela, acabou por separar-se e casar novamente com outro homem, que mais uma vez "judiava" dela. A mãe de Estamira também apresentava distúrbios mentais chegando a ser internada num hospital psiquiátrico (Hospital Pedro II, sanatório psiquiátrico reconhecido, até os anos 80, pelos maus tratos aos pacientes), mesmo contra a vontade de sua filha. O pai de estamira morreu em 1943.
Estamira tira seu sustento do lixão de Campo Grande, no Rio de Janeiro; ela gosta de trabalhar lá. Mesmo após ter sido estuprada duas vezes, uma ao sair do trabalho e outra ao chegar em casa.
Ela desenvolveu o quadro esquizofrênico tardiamente, após o segundo estupro. Com um mês depois passou a ter alucinações e a acreditar que ela mesma é o real, é abstrata e detém todo o poder. Devido ao seu transtorno, muitos a vêem como possuída por uma força maligna, até mesmo seu filho corrobora com esta premissa.
Até a ocorrência dos episódios mais traumáticos de sua vida, Estamira era temente a Deus e achava que tudo aquilo era uma provação divina, porém, certo dia na casa da sogra de sua filha, começou a delirar dizendo que os coqueiros eram o poder e o real, além dos delírios de perseguição e das vozes "astrais" que ela ouve.
Em muitos momentos são perceptíveis lapsos de lucidez em seu discurso e cotidiano, mas habitualmente ela apresenta-se agressiva, descrente em Deus e no mundo, talvez esses comportamentos ocorram como uma resposta a tudo que ela enfrentou. Estamira criou um mundo próprio no intuito de conseguir um paliativo para suas angústias e tentar ter o controle daquilo que pode acontecer. Ela é "superior", "abstrata", afinal, como ela diz: "Eu, Estamira, sou a visão de cada um, ninguém pode viver sem mim". Nesta condição, Estamira jamais terá outras angústias e sofrimentos porque ela é maior e mais poderosa que qualquer um.
Estamira tem alucinações auditivas, porém seu funcionamento cognitivo e afetivo é conservado, a exemplo do carinho que ela tem por sua filha mais nova e de seu vocabulário esdrúxulo. Seus delírios são de grandiosidade, embora haja outros delírios com outros temas, como por exemplo, sua somatização ao referir-se ao "ataque" do "controle remoto". Seus delírios são organizados acerca de um tema coerente, sempre nos fala sobre a sua superioridade, sobre o "trocadilo", sobre o "controle remoto" e sempre expressa sua repugnância a Deus. Estamira apresenta também quadros de glossolalia, onde inventa seu próprio linguajar e geralmente expressa raiva e tendências a discussões. Ela desenvolveu seu quadro de esquizofrenia tardiamente e tem um prognóstico muito bom em relação a sua ocupação como catadora de lixo, e uma capacidade para ser independente, afinal, ela vai até seu local de trabalho sozinha, cozinha e tem uma relação afetiva com seus parentes. Todas estas correlações servem para demonstrar que Estamira é portadora de esquizofrenia do subtipo paranóide, segundo as informações do DSM-IV-TR (2002).

ESTAMIRA: GENÉTICA X AMBIENTE = LOUCURA?

Após anos visitando o lixão de Jardim Gramacho, o fotógrafo Marcos Prado pretendia registrar a imagem de qualquer uma das mais ou menos 2.000 pessoas que ali catavam sua sobrevivência. Ao se deparar com uma senhora de sessenta e poucos anos e atender seu pedido de escuta, foi surpreendido com uma história de vida nada comum. Seu nome: Estamira; profissão: catadora de lixo; condição de vida: tachada como louca.
Uma fotografia jamais conseguiria captar a amplidão de uma existência singular. Marcos Prado resolveu gravar em vídeo o que se transformou no documentário "Estamira", lançado em 2006 e distribuído pela Riofilme e Zazen Produções Audiovisuais.
Estamira foi enquadrada pela família e médicos nos 1% da população que sofre de Esquizofrenia. Sobre esta patologia, diz o DSM-IV-TR:

Os sintomas característicos de Esquizofrenia envolvem uma série de disfunções cognitivas e emocionais que acometem a percepção, o raciocínio lógico, a linguagem e a comunicação, o controle comportamental, o afeto, a fluência e produtividade do pensamento e do discurso, a capacidade hedônica, a volição, o impulso e a atenção. Nenhum sintoma isolado é patognomônico de Esquizofrenia; o diagnóstico envolve o reconhecimento de uma constelação de sinais e sintomas associados com prejuízo no funcionamento ocupacional ou social.

Com base nessas pontuações, busca-se apresentar as possíveis ligações etiológicas hereditárias e biopsicossociais do quadro mental de Estamira.
Como relatado acima, a mãe de Estamira apresentava algum tipo de distúrbio mental. É referido em pesquisas que há correlação positiva entre grau de parentesco e esquizofrenia, influências da bioquímica cerebral e em alguns casos anormalidade cerebral, mas também os fatores ambientais como infecção viral, interação social inadequada e situações altamente estressantes como possíveis fatores no desenvolvimento da esquizofrenia (WEBMD, 2010 ? Documento Eletronico)
A vida de Estamira é marcada por sofrimento e rejeição. Qualquer ser humano que passa por circunstâncias as quais ela passou precisa dar um significado que possibilite a não condição traumática que possa gestar uma alteração psíquica patológica. Também se deve ater aos aspectos da carga hereditária, que associada ao trauma, poderia estar em sua origem.
Veja-se como sua filha relata como acha que se deu sua ruptura com a realidade e por que:

Ela foi trabalhar na área interna e quando ela saía na sexta-feira, ela foi estuprada uma vez no centro de Campo Grande e uma segunda vez aqui, na mesma rua que eu moro. Aí ela falou que o cara fez sexo anal com ela e ela gritando: ?Para com isso, pelo amor de Deus!?, e o cara perguntava: ?Que Deus? Esquece Deus?. O cara fez sexo com ela de todas as formas e depois mandou ela embora. Ela chegou em casa, chorava, contava o caso. Nesse tempo ela não tinha alucinação nenhuma, era muito religiosa e acreditava que aquilo tudo era uma provação de Deus.
Começou a alucinação assim: ela chegou na casa da minha sogra, D. Maria, e disse assim: ?D. Maria, a senhora sabe que quando eu cheguei hoje para trabalhar tinham feito um trabalho de macumba pra mim? Agora você vê essas coisas; o pessoal em vez de trabalhar fica fazendo essas coisas?. Aí pisou na macumba, jogou a macumba fora: ?Eu vou acreditar nisso nada, porque Deus me protege?. Aí um mês depois começou a dizer: ?Eu tenho a impressão que tem gente do FBI me vigiando, que as pessoas estão me filmando?. Um dia ela sentou no quintal da minha sogra que tem dois coqueiros, aí ela olhou, olhou, olhou e falou: ?Isso aqui é o poder, isso é que é o real?. Naquele dia acho eu ela desistiu e é só ela e o poder dela e acabou.


A se pensar que Estamira aí se desconectou da realidade se pode usar Sterian (2001, pág. 76), que recorre a Freud e diz: "Primeiro, ocorre a rejeição da realidade e, depois, a construção delirante, que ele considerou como ?um remendo aplicado no lugar em que originalmente uma ferida [a abolição simbólica causada pela rejeição] aparece na relação do ego com o mundo externo".
ESTAMIRA: A ESQUIZOFRENIA PARANOIDE X POESIA E FILOSOFIA NO LIXO E NA VIDA


Estamira apresenta-se para o mundo no início do documentário:

A minha missão além de ser a Estamira é revelar a verdade, somente a verdade, seja a mentira, seja capturar a mentira e tacar na cara ou então ensinar, amostrar o que eles não sabem, os inocentes, não tem mais inocentes, não tem. Tem esperto ao contrário.
(...)
Eu sou perfeita, meus filhos são comuns, eu sou melhor do que Jesus.


Delírio de grandiosidade? Talvez, mas poderia ser também uma lúcida sabedoria das questões humanas como ao falar: "Quem revelou o homem como único condicional ensinou ele a conservar as coisas e conservar é proteger, lavar, reusar e usar mais. O quanto pode". Estaria se referindo à reciclagem do lixo, ao uso consciente dos recursos naturais e materiais? Delírio?
Mas Estamira também se retirou para o ego:

Vocês é comum, eu não sou comum... só o formato é comum.. é cegar o cérebro, o gravador sanguíneo de vocês e o meu eles não conseguiram, porque o formato gente, sangue, homem par eles não conseguem. (...) Estamira, esta mãe, serva, a Estamira está em todo canto, em todo lado, até meu sentimento veio. Todos é a Estamira. (...) Os espaços inteiros são abstratos, Estamira também é abstrata.


Estamira alucina. Encontra-se no lixão em conversa com um colega e de repente para: "ouve" uma voz como se fosse um chamado e passa a se comunicar com ela através de um telefone quebrado encontrado ali mesmo, destacando-se o fato da comunicação ocorrer numa língua estranha (glossolalia). Em outro momento do documentário, ela mesma discorre sobre as vozes que escuta: "A doutora me perguntou se eu ainda estava escutando as vozes que eu escutava e eu escuto os astros, as coisas, os pressentimentos das coisas e eu tem hora que eu fico pensando como eu sou lúcida".
Apresenta sintomas somáticos (alucinações) trazendo sensações internas corporais desagradáveis: conta pedaços de suas percepções e de um momento para outro se contrai, apalpa o abdome e diz ser o "controle remoto" que está lhe infringindo dor: "O controle remoto atacou desde de manhã a noite inteira perturbando os astros negativos ofensivos; tá pelejando para ver se atinge uma coisa que chamam coração, meu ou então a cabeça. Eles estão fudido (...) porque se metem comigo".
Sobre isto: "As sensações cenestésicas ficam alteradas e são vivenciadas como dores, transformações corporais, anomalias de percepções internas, toda uma série de modificações da experiência do corpo" (STERIAN, 2001, pág. 23)
Também apresenta momentos de agressividade. Em determinado momento do documentário, seus filhos, Carolina e Hernani estão falando de religião. Ela relata que "quando estava no ?Goiás? vieram dois policiais militares para bater em mim, porque queria que eu aceitasse Jesus no peito e na raça" e a filha interrompe dizendo que ela no gosta de Jesus. Estamira se torna agressiva e grita: "Quem disse que eu não gosto de Jesus? Eu já tive do de Jesus. (...) Só não é isso que vocês pensam".
Em outro momento, parece fazer um questionamento sobre as condições sociais de segurança, miséria que é da crença de algumas pessoas que Deus há de prover e ela, em sua revolta e em seu delírio de grandeza expõe (talvez como forma de recuperação do "objeto perdido" a que se refere Freud em tentativas de cura relatadas por Sterian (2001):

Onde já se viu uma coisa dessa, a pessoa não pode nem andar na rua que mora, nem trabalhar dentro de casa e nem no trabalho, em lugar nenhum. Então me diga que Deus é esse? Que Jesus é esse? Que só fala em guerra e não sei o quê. Não é ele que é o próprio ?trocadilo?? Só para otário, esperto ao contrário, bobado, abestaiado. Quem já teve medo de dizer a verdade, largou de morrer? Quem anda com Deus na boca, dia e noite, largou de morrer? Quem fez o que ele e a quadrilha dele manda, largou de morrer? Largou de passar fome? Largou da miséria? Não adianta, ninguém nada vai mudar meu ser, eu sou Estamira, aqui, ali, lá nos inferno, no céu, na casa de caralho. Não adianta. Quanto mais essas desgraças, esses piolhos da terra suja, amaldiçoados, excomungada que renegou os homens como único condicional, mais ruim eu fico, mais pior eu sou. Perversa eu não sou, mas ruim eu sou, e não adianta antes de eu nascer eu já sabia disso tudo; antes de estar em carne e sangue, é claro se eu sou a beira do mundo. Eu sou a Estamira; sou a beira, estou lá, estou cá, em todo canto do mundo e todos dependem de mim.


Estamira faz um acompanhamento médico, recebe remédios, mas em alguns momentos se mostra revoltada, afirmando que eles a estão prejudicando: "Estes remédios são da armadilha da quadrilha do dopante para cegar os homens". Mesmo assim ela os toma e nessas ocasiões se mostra mais tranqüila, com um comportamento diferente do seu habitual, meio triste. Este é o efeito esperado dos remédios usados no tratamento da esquizofrenia, pois algumas drogas dificultam a modulação de humor e causam sintomas somáticos como secura na boca, evidenciado por ela em momento de conversa com o produtor após ter tomado o remédio.
No ato final do documentário, Estamira se encontra com o mar. Deleitando-se com as ondas, ela diz:

O fogo está me queimando agora, está me testando. (...) sentimento, todos os astros têm. Este astro aqui, a Estamira, também não vai mudar o ser, não vai ceder o seu ser a nada. Eu sou Estamira e está acabado.
Eu nunca tive sorte. A única sorte que eu tive foi de conhecer o Senhor Jardim Gramacho, o lixão. Eu amo, eu adoro, como eu quero bem os meus filhos, como eu quero bem meus amigos.


E para as ondas: "Olha outra filha minha... filha marítima. São filhas marítimas". E, por fim: "Tudo que é imaginado tem, existe. Tudo que é imaginado existe, é e tem".

ESTAMIRA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA DA ESQUIZOFRENIA

A esquizofrenia não tem uma origem definida.

Sobre a causa da esquizofrenia só sabemos duas coisas: é complexa e multifatorial. O cérebro, por si, possui um funcionamento extremamente complexo e em grande parte desconhecido. Essa complexidade aumenta se considerarmos, e temos de considerar, que o funcionamento do cérebro depende do funcionamento de outras partes do corpo como os vasos sanguíneos, o metabolismo do fígado, a filtragem do rim, a absorção do intestino, etc. Por fim, se considerando outras variáveis nada desprezíveis como o ambiente social e familiar, a complexidade se torna inatingível para os recursos de que dispomos. (PSICOSITE, 2004 ? Documento Eletrônico)


Foram formuladas algumas teorias na tentativa de identificar o que causa a esquizofrenia. No caso Estamira, ela se encaixaria na Teoria Genética, que mostra uma correlação linear e direta entre o grau de parentesco e as chances de surgimento da esquizofrenia. Com a mãe tendo sido doente mental (embora no documentário não se sinalize o diagnóstico desta como esquizofrenia), estaria no risco de desenvolver um quadro esquizofrênico entre 10 e 15% (PSICOSITE, 2004 ? Documento Eletrônico). No entanto, seria isto suficiente para determinar seu adoecimento? A Psicanálise diria que não e buscaria em sua história de vida encontrar as bases para tal fato.
Ao postular sua segunda tópica para a estruturação do aparelho psíquico, em sua obra "Sobre o narcisismo: uma introdução" (1914), Freud diz, acerca das pulsões libidinais da criança, de início estas seriam parciais "em seus objetos parciais" (STERIAN, 2001, pág. 68). Sterian (2001) continua dizendo que são direcionadas a partes específicas do corpo (pulsão oral, pulsão anal...), tem alvos específicos (seio, alimento, fezes, etc.) e se realizam por meio de um auto-erotismo. Ao entrar na fase fálica, a criança faz uma escolha de objeto unificado, realizada pela nova ação psíquica da identificação. Só a partir daí o ego poderá se constituir como unidade e esta faz com que a criança tome a si e ao seu próprio corpo como objeto de amor (escolha de objeto narcisista). Ou, como diz Uchôa (1979, pág. 119): "É sabido como no início não há ego, isto é, este, segundo Freud, é algo que tem de se formar, se organizar com diferenciação do id ao contato com o meio exterior, por intermédio do sistema das percepções sensoriais".
Ainda Sterian (2001) diz que, posteriormente, a criança subtrairá libido investida em seu próprio ego para investir em objetos externos, determinando um equilíbrio de investimento da libido do ego e libido objetal por meio do qual Freud se baseará para pensar várias questões concernentes às psicoses e sua distinção com as neuroses. "Nas psicoses, a libido liberada pela frustração não permanece ligada a objetos na fantasia, como ocorre nas neuroses, mas se retira para o ego" (STERIAN, 2001, pág. 70).
Acrescenta Sterian (2001) que Freud identificou na psicose uma rejeição da realidade: uma não incorporação simbólica de um acontecimento. "Na psicose há ruptura com a realidade, isto é, o ego retira suas cargas dos objetos do mundo, havendo uma introversão (Jung) da libido. A libido do objeto se transforma em libido do ego, mercê de uma regressão ao narcisismo (Freud)" (UCHÔA, 1979, pág. 118)
Na Psicanálise, estas estruturações ocorrem na base do inconsciente, não sendo possível que elas se manifestem sem uma terapia analítica. Estamira não foi a um analista. Sua terapia consistiu em falar e ser ouvida. Seja por quem for. Suas ideias soam misturadas à paisagem do lixão como se fossem meteóricas. Para muitos, certamente sem sentido, pois sendo um traço da esquizofrenia os processos de pensamento perturbados, "em deformações do conteúdo significativo e na criação de neologismos não é difícil a apreensão do sentido simbólico ou dos efeitos da condensação, dos deslocamentos de idéias e afetos e de outros processos psíquicos primários" (UCHÔA, 1979, pág. 122), mas carregados de uma filosofia que até mesmo Nietzsche assinaria.
Algumas colocações dela, porém, evidenciam os delírios e alucinações presentes na Esquizofrenia Paranóide, como ao se referir ao controle remoto, cujo dono, o "Trocadilo", seria uma divindade do mal que estaria contra ela. Diz ela: "O Trocadilo é tão maldoso, que se mete com a minha carne sanguina". O controle remoto estaria dentro de seu corpo e, algumas vezes, provocar-lhe-ia mal estar e dor. Neste caso, "desaparecem as conexões lógicas, surge o tipo mágico de pensamento: não um pensamento pré-lógico mas com uma lógica diversa, regida pelos processos psíquicos primários tais como os que atuam na elaboração onírica" (UCHÔA, 1979, pág. 121).
Diante da história de vida de perturbações, conflitos e traumas a que passou Estamira desde a adolescência, poder-se-ia considerar que, em algum momento (e diante dos relatos do documentário, a esquizofrenia surgiu após o segundo estupro sofrido por ela), o insuportável do real foi transportado para um "lugar" inacessível, sobrevindo a este "a manifestação de um interior furioso nascido de um passado infeliz e sofrido, que somado a uma boa dose de "determinismo", transforma Estamira na figura que é" (MARTINS, 2007 ? Documento Eletrônico). E Sterian (2001) apresenta a evolução da teoria freudiana das psicoses. Diz ela: "Nela [na psicose], o eu rejeita a representação incompatível justamente com seu afeto e se comporta como se a representação jamais lhe tivesse ocorrido". Ou, como apresenta Uchôa (19791, pág. 118):

Diante duma situação altamente frustradora, o neurótico reprime seus impulsos, o psicótico nega simplesmente o trauma, podendo ver seus desejos satisfeitos em um mundo de alucinações e delírios, tal como sói acontecer durante os sonhos noturnos do indivíduo normal.


Sonho? Realidade? Loucura? Estamira é real. Ou, como ela diz: "Eu sou a visão de cada um. Ninguém pode viver sem mim. A minha missão, além de eu ser Estamira, é revelar a verdade... Capturar a mentira e jogar na cara. Ensinar a eles o que eles não sabem". Agora sabemos: escutar o outro não é apenas ouvir suas palavras, mas entendê-las pelo sujeito que as pronuncia. Enxergar o outro não é passar os olhos por uma imagem, mas apreender uma figura que é única. Somos todos habitantes de um universo que é real e abstrato, tem vida e morte, sonho e realidade. Tem Estamiras e todos nós. Integrais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final deste trabalho fica para nós uma reflexão: devemos apenas ver Estamira como sendo a senhora esquizofrênica do lixão de Jardim Gramacho ou como um ser com um histórico de lutas e muitas dores que em paralelo e/ou como consequência desenvolve um quadro esquizofrênico? Na realidade, o que aprendemos nos remete mais à segunda questão, pois mesmo com todos os sintomas, ela revela momentos de lucidez e também devemos voltar nosso olhar para o ser em si, muito mais que seu quadro patológico.
Diante dos dados estatísticos, surpreendemo-nos ao perceber que a estereotipação da doença ainda nos remete a pessoas nas condições de Estamira: pobre, sem instrução, vivendo em situações precárias. No entanto, pessoas em condições opostas a estas, que fazem parte de nossos círculos de convivência, são esquizofrênicas e nem por isso são por nós renegadas, ao contrário, nem os identificamos como sendo esquizofrênicos. Onde está a diferença? Em nosso preconceito.
Enfim, somos todos habitantes de um universo que é real e abstrato, que tem vida e morte, sonho e realidade. Tem Estamiras em todos nós, integrais.























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


American psyquiatric association: diagnostic and statistical manual of mental disordens. fourth edition, Washington association, DC, American psyquiatric association, 1994.

ESTAMIRA. Direção e Produção: Marcos Prado. Documentário. Rio de Janeiro: Riofilme/Zazen Produções Audiovisuais, 2006. 1 DVD (115 min.)

Esquizofrenia. Disponível em: http://www.psicosite.com.br/tra/psi/esquizofrenia.htm. Acesso em: 25/10/2010.

MARTINS, Gabriel. A interpretação da loucura. 2007. Disponível em: http://www.cinemaemcena.com.br/estamira/blog.asp. Acesso em 25/10/2010.

STERIAN, Alexandra. Esquizofrenia. 4. Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

Saúde mental e esquizofrenia. Disponível em: http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?id=24443. Acesso em: 01/11/2010.

UCHÔA, Darcy de Mendonça. Psiquiatria e Psicanálise. 3. Ed. São Paulo: Sarvier, 1979.