Este trabalho proporcionou uma análise da área de estoque de um Almoxarifado na cidade de Marco. Antes da realização da análise, o problema inicialmente percebido no setor era baixa acuracidade dos estoques, pois nos inventários gerados pelo sistema apresentavam divergências entre o estoque físico com o estoque registrado no sistema informatizado.

Após a realização de entrevistas, questionários, observações e acompanhamento dos processos do setor, constatou-se que essas divergências ocorriam devido à falta de organização do local, treinamento inadequado e falhas durante a realização das atividades.

Para solução desses problemas, faz-se necessário que as pessoas sejam treinadas e conscientizadas da importância do desempenho de suas atividades. No auxílio dos processos de melhorias, foi elaborado um fluxograma das atividades, que possibilita a visualização, a padronização e a melhor compreensão das tarefas a serem executadas. Essa ferramenta não garante por si só a confiabilidade das operações, as fornece a possibilidade de avaliar e corrigir erros.

Em relação a acuracidade do estoque, a utilização de um inventário periódico trimestral se faz necessário, pois a contagem de estoque se manterá atualizada evitando retrabalho. A sugestão mais relevante é a contratação de um funcionário para gerar as requisições sempre que um produto sair do estoque.

Conclui-se que com este trabalho que se o Almoxarifado levar em consideração as sugestões de melhorias propostas pela autora, existe um grande potencial de crescimento no setor. Sendo assim, os objetivos específicos e o objetivo geral desde estudo foram alcançados.

Os processos devem estar estruturados, padronizados, claros e objetivos. As pessoas, capacitadas, treinadas e motivadas. O alinhamento destes pilares possivelmente garantirá o alcance dos objetivos organizacionais.