Estados Unidos:ainda potência ?
O maior sinônimo de poder hoje no mundo é sem duvida os Estados Unidos da América, mas essa hegemonia pode estar com os dias contados.Será que os EUA perderá o seu posto?
Com grande déficit na econômica e elevado custo de mão de obra os americanos vão aos poucos perdendo suas industrias, que preferem países concorrentes com produção valor de produção mais barato, como o Brasil.
Outro importante fator que pode mudar o rumo dos Estados Unidos seria os seus problemas sociais que crescem cada vez mais.O racismo ainda é comum no país, sendo praticado principalmente por parte da população branca, (maioria étnica) contra negros,latinos e indígenas.A eleição de Barack Obama é um marco no processo de superação das desigualdades raciais, mas é importante pensar na hipótese do governo passar a ilusão de que o sistema premia qualquer um que trabalha com competência.
Os grandes gastos em guerras também vêm sendo questionado pela população do país, sem falar na insanidade pública sobre os conflitos envolvidos.
No entanto uma nação não chega ao topo por acaso, os EUA vêm aprendendo com seus erros e começa, a mostrar que não será derrotado tão fácil.Graças ao grande mercado consumidor, grandes fontes de petróleo conquistados por meio militar, aumento da competitividade no Oceano Pacífico, com o vale do silício, entre outros.A economia da super potência melhora e está derrubando rapidamente o seu déficit fiscal.
Os Norte-Americanos mostram que ainda estão um passo a frente dos outros países em quase todos os sentidos e deixam claro que apesar dos desafios a serem enfrentados, o posto de maior potência mundial tem dono.

Fontes de pesquisa: 

http://www.coladaweb.com/historia/hegemonia-dos-eua

http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detNoticia.php?cod=1190&codregional=

http://www.espacoacademico.com.br/091/91wrpraxedes.htm