A maioria das mulheres têm alguma alteração durante o período menstrual, sendo que algumas passam realmente muito mal, prejudicando seu trabalho e suas atividades físicas. 

O que mais incomoda nesse período de pré-menstruação, é o inchaço, dor de cabeça e muita tensão.

A Dra. Maita Poli de Araújo, ginecologista, explica que é normal cair o rendimento para aquelas mulheres, que costumam fazer esporte diariamente, como as corredoras, principalmente na época da pré-menstruação.

Nesse período, a mulher costuma ficar inchada e por isso ela se sente pesada, dificultando a sua corrida diária, sendo que depois da menstruação, há uma melhora no seu rendimento, pelo aumento da quantidade de estrógeno. A circulação também melhora e todo seu metabolismo fica mais forte e mesmo o seu humor volta ao normal.

Importante para essas mulheres é saber lidar com esse desconforto pré- menstrual todos os meses, evitando que isso atrapalhe o seu treino. 

Aí fica a dúvida: devo ficar em casa sem fazer nada, ou praticar o meu treinamento de forma mais leve? 

A variação do desconforto varia de uma mulher para a outra, portanto cada uma tem que saber avaliar o que realmente ela vai conseguir fazer, sem exagerar, sabendo que o seu rendimento não vai ser o mesmo, portanto diminuindo o seu treino dentro do seu limite. 

Aquelas mulheres que passam muito mal, devem ir para casa e descansar, ou na melhor das hipóteses, caminhar para relaxar, pois nessa fase a mulher fica muito tensa, principalmente as que estão acostumadas com muita agitação e corrida.

A diferença entre as atletas varia muito, pois algumas sentem apenas uma pequena desmotivação, outras muito cansaço, portanto as que sentem dores lombares e abdominais são as que geralmente devem diminuir o ritmo, porque dois ou três dias, não vão fazer diferença e quando elas retomarem, sua força será bem maior e automaticamente, elas irão recuperar o tempo perdido.

A recomendação dos ginecologistas para as atletas nessa época da pré- menstruação, é que aumente a ingestão de alimentos integrais, que elas consumam queijo branco, leite, frutas, folhas e proteína, enfim que tenham uma alimentação leve, mas muito saudável e que bebam mais água do que de costume.

Saiba mais toques sobre saúde, cuidados com o corpo, e alimentação no site Cenaless Funciona.