Fernando Rosemberg Patrocinio

(E-book)

ESPIRITISMO EM EVOLUÇÃO

Introdução

Capítulo 1: ASPECTOS SUTIS DA MEDIUNIDADE

Capítulo 2: ATENTAIS MAIS AOS CONCEITOS

Capítulo 3: SÉCULO 20 AMPLIFICA SÉCULO 19

Capítulo 4: UBALDISMO DINAMIZA ESPIRITISMO

Capítulo 5: PANTEISMO, ESPIRITISMO E MONISMO

Capítulo 6: AMPLIANDO FACETAS FILOSÓFICAS

Capítulo 7: UNIVERSALIDADE DO MONISMO

Capítulo 8: MONISMO NA OBRA XAVIERIANA

Bibliografia

Introdução

Este autor - um aprendiz como você: leitor - estará buscando a Unidade, conquanto a Multiplicidade de pensamentos aqui contidos, que, em sua complexidade são, para alguns, não conciliáveis, envolvendo as Doutrinas contidas no Espiritismo de Allan Kardec, no Monismo de Pietro Ubaldi e no Humanismo da obra de Francisco Cândido Xavier.

Óbvio que o misoneísmo de alguns, olhando-se por ângulos ortodoxos, e, em nome de uma pretensa pureza doutrinária, dirá que tais se destoam em termos filosóficos e doutrinários; o que é respeitável, mas pouco compreensível; pois que, afinal, se olharmos melhor, e, portanto, com olhos da maturidade, veremos que não há qualquer distância dentre tais, pois que se completam mutuamente em seus saberes que avançam e explicitam mais.

Ora, o Espiritismo, com Kardec, conseguira a proeza impar de conciliar três aspectos culturais diferentes como Ciência, Filosofia e Religião e criar, nesta triplicidade, a unidade da Doutrina Espírita; Doutrina que, ao demais, alberga multiplicidade, pois, o Espiritismo e a Ciência (oficial) se completam de modo mútuo explicitando unidade cultural sem precedentes, desfazendo dúvidas e contradições da historicidade humana.

Todavia, seu aspecto prioritário é o Altruísmo.

Ora, sua obra central, e centralizadora das virtudes cristãs, preconiza, primeiramente, ao que se sabe, o “AMAI-VOS”; e, só depois, secundariamente, aparece-nos o “instruí-vos”.

E, assim, nos amando e nos instruindo mutuamente, venho até ti, meu caro leitor, apresentar-lhe as bases daquilo que Allan Kardec desejava explicitamente: ‘O Espiritismo Completo’. Que, pelo menos em tese, esta hoje plenamente consolidado pela obra Codificada em conexão (=c=) com o Monismo da obra ubaldiana, cuja fórmula se equacionaria de modo bastante simples:

[(Espiritismo)=c=(Monismo)(=)(Espiritismo Completo)]

Que, diversamente, também poderíamos classificar como ‘Espiritismo Integral’, que se nos mostra, em termos doutrinários, filosóficos e matemáticos, pela junção das obras de Kardec, do Século 19, com as de Ubaldi, somando-se, ainda, as de Francisco Cândido Xavier, estas últimas do Século 20.

Assim, para finalizar dita introdução, devemos lembrar que o Espiritismo, como Doutrina dos Espíritos Superiores, estivera acatando a evolução palingenésica a partir do átomo até ao arcanjo, e, muito provavelmente, algo mais ainda, quando Kardec, discordante de tal, preferira acatar o Espírito desconsiderando, e, não procurando, pois, suas origens, tomando-o, definitivamente, a partir de sua entrada ao plano das Humanidades. (Vide: e.Book deste autor: “KARDECISMO E ESPIRITISMO” já divulgado pela Web-Artigos).

O Autor-aprendiz, como você mesmo: Caro Leitor.