Esperança ao alcance de todos

Em um país onde a violência se tornou seu cartão de visita, o preconceito e a discriminição seu portão de entrada, tem uma sociedade completamente marginalizada, desprotegida, desamparada, cidadãos desacreditados da vida e da justiça, onde a cada dia morrem mais pessoas vítimas da violência social, do que por fatores como doenças ou velhiçe.
Os jovens não tem mais a oportunidade de chegar a maior idade, ao que se vê, o índice de violência aumenta cada vez mais entre pessoas com a faixa etária dos 14 ao 24 anos. Esses cidadãos estão no centro desse problema, pois são as principais vítimas por não ter oportunidades nem políticas públicas voltadas exclusivamente para eles. Porque permitimos que a violência apague os sorrisos nos rostos e acabe com a esperança de uma vida melhor? A resposta é simples, no entanto, não satisfatória, o que permite tudo isso é a falta de educação de qualidade, é acesso a bens e serviços públicos de qualidade e igualdade para todos, são gorvenantes corruptos, com governos sem credibilidade e realização, e o pior de tudo isso é o comodismo, que aprisiona a situação e mata a esperança.
Todos estão cientes do quão grande é o problema da violência no Brasil, da necessidade de políticas bem elaboradas e eficaz, para minimizar e talvez erradicar esse problema social tão forte e presente nas vidas dos cidadãos brasileiros.
Se existe uma esperança não sabemos, mas o poder da mudança está nas nossas escolhas, nas nossas mãos, acabar com essa banalização assistida e buscar outras saídas e dever de todos, se conscientizar que o problema existe e procurar a mudança onde quer que ela esteja é o mínimo que nós os cidadãos brasileiros devemos fazer, pois a mudança não depende de um ou alguns mais sim de todos.