ESPÈCIES IGUAIS, MUNDOS DIFERENTES.

Uma visão científica das diferenças entre os gêneros

Maikiane Aparecida Nascimento ([email protected]) 1

  1. Curso de Bacharelado em Biomedicina

Livro:

Pease, Allan; Barbara,

Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor: uma visão científica (e bem humorada) de nossas diferenças;

Tradução Neuza M. Simões Capelo – Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

 

 

Resumo:

  

    O principio de que homens e mulheres possuem as mesmas aptidões, habilidades, e potencial é um pensamento muito difundido entre as sociedades contemporâneas que procuram ser politicamente corretas, e que torna a igualdade entre os sexos requisito essencial para o desenvolvimento humano.

     Entretanto, os autores trazem um conjunto de idéias desafiadoras que subvertem esse principio, com sólidas evidências científicas ao longo dos 11 capítulos que integram a obra, objetivando levar as pessoas á aprenderem mais sobre si e sobre o sexo oposto e abrir novos horizontes para avanços na área da interrelações humanas e na consolidação da sociedade em geral.

     Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor: uma visão científica (e bem humorada) de nossas diferenças, de Allan e Barbara Pease, especialistas em comportamento humano, trás conclusões perturbadoras a respeito de até que ponto homens e mulheres são iguais ou diferentes

    Milhões de mulheres se perguntam por que os homens não ouvem, não são compreensivos, não conversam. Já os homens se perguntam por que as mulheres dirigem mal, não tem bom senso de direção, falam demais, e conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.     

     Segundo os autores, isso se explica pelo fato de que as estruturas cerebrais de homens e mulheres evoluíram de formas distintas ao longo de milhares de anos, para se adaptar as necessidades do cotidiano a qual estavam inseridos, o homem tornou-se caçador e provedor, desenvolvendo a força e habilidades espaciais, a mulher tornou-se a protetora, evoluiu na observação, comunicação e sensibilidade, e apesar das mudanças sociais a fisiologia é a mesma dos Neandertais.

     Como exemplo, atualmente na área profissional, os homens em geral se destacam em profissões como engenharia, matemática, física e pilotagem, onde se exige uma grande habilidade espacial. Já as mulheres em geral se destacaram na área de comunicação, administração, pedagogia, vendas e pesquisas.

     Na educação não é diferente, instituições onde novos métodos foram implantados são notórios os benefícios, como exemplo o na escola Schenfield High School, meninos e meninas cursam turmas diferentes em disciplinas como inglês, matemática e ciências, onde as grades curriculares são adaptadas à capacidade de aprendizado de cada gênero, e o desempenho dos alunos foi em média superior aos alunos de outras escolas.

     No entanto poucos sabem e entendem que essas diferenças entre os gêneros são coordenadas por genes e hormônio, e acabam se confundindo entre tantos padrões. Porém quando as diferenças forem entendidas e bem administradas é que se definirá um novo rumo para a sociedade, tornando os relacionamentos mais ricos, e promotores de crescimento.