Espaço Escolar
 
Espaço Escolar
 


Herminia Leopoldina Martins de Almeida

Verediana Martins de Brito

RESUMO:

Esta pesquisa tem como assunto central a organização do espaço escolar, onde a finalidade é refletir sobre a influência do espaço físico no desenvolvimento da criança que está na pré - escola, tendo como desígnio realizar coleta de documentos textuais sobre a organização escolar, a organização dos espaços na educação infantil, além de observação da estrutura e organização do Colégio IVE, para posteriormente montar-se um questionário que será aplicado aos alunos. Após o levantamento de dados e produção de documentos, procederá às leituras dos mesmos para em seguida realizar análises das questões que serão feitas na instituição de ensino. A importância do espaço ambiental no desenvolvimento e aprendizagem do mesmo, bem como as interações que elas têm nos espaços oferecidos a elas. Mas como seria a organização ambiental adequada para essas crianças. O objetivo deste trabalho é Pesquisar como a organização do espaço físico influencia no aprendizado e comportamento das crianças. As circunstâncias internas variam de acordo com a maturação e o grau do desenvolvimento da criança, enquanto que os fatores externos dizem respeito ao meio que a criança está inserida, como família, amigos, escola, entre outras relações. Onde os espaços diversificados na sala de aula devem ou deveriam funcionar como um recurso fundamental para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. A organização do espaço escolar é uma maneira simples, ao alcance de todos os professores que cria identidade, autonomia e cooperação nas turmas. Para isso é importante que cada escola adapte os espaços às necessidades educativas do aluno.

PALAVRAS-CHAVES: Organização; Espaço; Aprendizagem.

1.INTRODUÇÃO

Este artigo está dedicado ao estudo da organização do espaço escolar, buscando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando na conjunção da educação infantil, onde o espaço físico torna-se um componente indispensável a ser observado. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço. O objetivo é pesquisar como a organização do espaço físico influencia no aprendizado e comportamento das crianças.

A proposta de levar este tema para as salas de aula é com a finalidade de verificar o quanto à criança fica satisfeito quando entra na escola e vê um ambiente preparado para recebê-la. Sabendo que uma perspectiva de sucesso ajuda no desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil, a organização do espaço escolar torna-se um elemento indispensável a ser observado.

Através de um debate pode-se verificar se as crianças estão satisfeitas ou não com o ambiente escolar. A organização deste ambiente deve ser pensada tendo como princípio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes.

Diferentes ambientes podem formar-se dentro de um mesmo espaço. E uma das finalidades deste trabalho é verificar a importância do espaço escolar no desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como as interações entre elas e o papel do educador nos espaços oferecidos para a criança.

As contribuições que este trabalho pode trazer às crianças desta escola são evidentes, pois a partir do momento que a criança passa a viver em um ambiente destinado a ela, esta se descentralizará da figura do adulto, tornando-se independente para observar e atuar.

Onde o problema de pesquisa leva-se a questionar como seria a organização ambiental adequada para crianças da pré-escola do Colégio IVE?

A metodologia que será utilizada consistiu: primeira fase será realizada coleta de documentos textuais sobre a organização escolar, a organização dos espaços na educação infantil, além de observação da estrutura e organização do Colégio IVE, para posteriormente montar questionário a serem aplicados aos alunos. Após o levantamento de dados e produção de documentos, procederemos às leituras dos mesmos para em seguida realizar análises das questões que serão feitas na instituição de ensino. Feito todo o questionário, aplicará este aos alunos para posteriormente começar a montar o projeto.» Baixe o artigo completo para continuar lendo.

 
Avalie este artigo:
4 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também