ESCRITORES QUE ESCREVEM SOBRE NADA...

IVANETE TONATO1

Será que no século XXI podemos dizer que há autores que escrevem sobre nada? Pode ser, mas a nossa literatura não é formada apenas por escritores considerados "expert", por um grupo que um dia decidiu que aquele escritor é bom, ou que aquela obra é boa.
Infelizmente, como já sabemos, o brasileiro lê pouco e, às vezes, não sabe o que lê.
Sempre ouvi falar que Paulo Coelho escreve mal, ou escreve sobre nada, contudo, cada vez mais aumenta o número de pessoas que assistem a novelas, que ficam estáticos em frente à televisão para acompanhar ao banal "big Brother"na ânsia de se distraírem com uma excessiva quantidade de nada, mas que são temas corriqueiros e agradáveis ao leitor, justamente por evidenciarem nada, pois precisamos nos distrair e, quem sabe, não queremos pensar ? não por falta de vontade ?mas como uma válvula de escape ao stress do dia a dia.
É claro que devemos ler por prazer, que necessitamos de momentos de reflexão, mas também podemos ler para nos distrairmos. Quem sabe passemos a olhar as obras de Paulo Coelho sem aquela carga ideológica que nos reveste, impostas por um grupo exclusivo, que julga o que é bom e o que é ruim. Sim, porque existe essa seleção natural no mercado literário que discrimina quem sabe escrever e quem não sabe.
Precisamos agradecer Paulo Coelho, mesmo sendo julgado um escritor que escreve sobre nada, porque ele, o Paulo, é o escritor mundialmente mais comprado/vendido. Se é o escritor que mais vende o que escreve, então será que seus leitores são ...? Será que ele é tão ruim? Pode até ser, mas é um escritor que, em essência, introduz, a cada dia, um número exorbitante de indivíduos no mundo da leitura.
Muitos navegaram pela primeira vez no mundo da leitura através do Paulo Coelho, aventurando-se depois em outras leituras. É assim que ele se torna nosso "Best Seller" Brasileiro, um grande fio condutor para a leitura. Uma espécie de ponte para o mundo da literatura. Devemos nos conscientizar disso. Não dá para sair julgando quem escreve bem ou mal de maneira superficial, é muito relativo, porque quanto mais pessoas te lerem, mais pessoas você influencia, seja de forma positiva ou não. O mais curioso sobre essa questão é ouvir quem nunca leu tal escritor dizer que ele escreve bem ou mal, simplesmente porque alguém falou que fulano escreve mal, porque leu e não gostou. Pois é, a maioria das vezes, o escritor é julgado somente pelo que os outros dizem e não pelo que ele escreve.
A maioria das pessoas criticam o Paulo Coelho. Mas será que ele escreve tão mal? O que me chama a atenção em tudo isso é que milhões de pessoas pensam o contrário. Se milhões de leitores, no mundo todo se interessa pelo que ele tem a dizer, algo de bom ele tem. Então me questiono, existe um jeito "ideal" pra se escrever? É obvio que não, cada um tem suas singularidades, pois o que cada autor escreve pode não servir pra mim ou pra você, mas serve para outros. Cada leitor é um leitor, assim como cada escritor é um, cada um tem seus perfis, suas particularidades. Então, qual é o melhor? Não existe melhor.
Percebo que não importa se os leitores gostam ou não do que o escritor escreve, contanto que o leiam, pois, ele escreve bem, se milhões de leitores o leem e, se pararem de ler, ele escreve mal. Logo, escrever bem está diretamente atrelado ao público que você atinge. Quanto maior seu público, melhor você escreve, quanto menor, pior escritor você é. Afinal, Paulo Coelho é um péssimo escritor como a crítica o julga?


Acadêmica do Curso de Letras e Pós-Graduanda em Leitura e Produção Textual pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).