Escolhendo um sistema de alinhamento de eixos a laser                   

Nem todos os sistemas à base de laser são os mesmos. Para medições precisas e repetíveis e rápidas, a qualidade é absolutamente essencial. A ferramenta tem de suportar os rigores do campo e ser suficientemente flexível na sua funcionalidade e características que permitam o alinhamento das muitas combinações de máquinas e eixos acoplados que existem no campo. Também deve ser amigável para que o operador possa se concentrar em obter o alinhamento certo, em vez de trabalhar para descobrir como operar o sistema. Prefira sistemas com imagens que indiquem o fluxo do trabalho ao invés de texto complexo.
Escolha um sistema compacto e leve, mas, suficientemente resistente ao choque, à prova d'água, e muito resistente. Excelentes bases de fixação são obrigatórias. Bases de fixação frágeis podem deslocar durante a rotação e causar uma imprecisão nas medições. Lasers e sensores de cabeça muito grande podem ser difíceis de usar em situações com folgas limitadas ou obstruções para rotação, o ideal são cabeças pequenas com hastes ampliáveis.
O sistema de alinhamento a laser deve ser durável e apto a trabalhar em ambiente hostil. Em um ambiente industrial, os usuários provavelmente irão trabalhar com os extremos de temperatura e umidade. Existe também uma possibilidade de vibrações e alta luminosidade, bem como sprays de líquidos e poeira que podem interferir nas medições. Assegure-se que a unidade é capaz de operar neste tipo de ambiente. Prefira equipamentos com dois emissores de laser e com filtros de luminosidade nos receptores e filtros de vibração, assim como equipamentos que permitam películas protetoras descartáveis para a tela e teclado e que funcionem sem cabos (wireless). Emissores de laser em linha e grandes receptores, aliados a dois emissores de laser, praticamente eliminam a mão de obra do pré-alinhamento.
O sistema, ainda, deve oferecer possibilidade de ser complementado com aplicativos extras, por exemplo, indicação de valores-alvo, aplicativos para compensação térmica off-line/on-line, aplicativo para compensação dinâmica em função de carga, aplicativo para pé estático, aplicativo para corrigir pé manco, aplicativo para alinhamento de eixo cardã, aplicativo para indicar eixo base em trem de máquinas e tabela e indicação padrão de tolerâncias, assim como, completa linha de acessórios para poder alinhar os mais diversos tipos de máquinas. Sistemas com gerenciamento de energia, que salva as medições em caso fim de carga de bateria e permite o inicio do trabalho no ponto onde parou, também é essencial.
E, finalmente, o sistema deve permitir acesso e transferência fácil dos relatórios de medições, permitindo ainda, comparações de antes e depois da intervenção na máquina.
Os melhores sistemas, os que contemplam tudo o que foi citado acima, custam em torno de R$ 40.000,00, porém, se você abrir mão de alguns itens, você pode adquirir um sistema por até R$ 18.000,00, isto, sem abrir mão da tecnologia e precisão dos duplos lasers em linha e receptores com no mínimo 30mm com filtros que garantem a rapidez e precisão nas medições.
E para lembrar os benefícios de um alinhamento de eixo bem feito: economia de tempo do operador,  maior confiabilidade e disponibilidade da máquina, menor custo de manutenção da máquina em função da redução do desgaste de componentes, redução do consumo de energia elétrica.
O investimento em um sistema de alinhamento a laser de eixos de alta qualidade tem um retorno financeiro dos mais rápidos do departamento de