Segundo dia do ano, 2010, quem diria? Bem, a questão que me intrigou nesse segundo dia, que por sinal, após tantos seguidos de chuva, estava ensolarado e bom de se aproveitar um clube, uma paisagem, ou qualquer coisa a céu aberto. Enfim, pensava comigo: o que posso fazer pra ganhar muito dinheiro? O que devo fazer?

Só de curiosidade digitei no Google, a expressão: “ficar rico”, “ganhar dinheiro” enfim, outras do gênero, mas o máximo que encontrei foram as péssimas idéias abarrotadas na internet. Como por exemplo, renda extra, trabalhe em casa, ganhe na loteria, e sempre acompanhando de um link pra você clicar e comprar algum manual de instruções.

O que podemos perceber é que dinheiro não cai do céu. Há exceções, como se você nasce em berço de ouro, ou ainda, se é adotado por algum casal pop star, ganha na mega sena, enfim, raridades.

Não acho definitivamente que o homem deve se ater a essas probabilidades raras, claro que não faz mal algum jogar na loteria esporadicamente, até mesmo porque é uma questão de tentar a sorte. Sem muita ânsia ou esperança, apenas com o intuito de jogar por jogar. O mais engraçado são os sites que ensinam a jogar loterias. Em sua maioria há um esquema de jogo que denominam “fechamento”. Sinto muito pela minha ignorância mas não tive paciência pra ler seu significado, eu só sei que aparentemente parece que significa uma seqüência de números que fecha uma série de probabilidades. O mais engraçado é que dá a sensação de que você vai ganhar com esses tais fechamentos, a palavra é forte e denota uma certa garantia, que não passa de mais uma probabilidade.

Tinha também alguns ensinamentos sobre investimentos, seja em poupança ou ainda investimentos arriscados ou menos arriscados, mas que sempre exigiriam um certo conhecimento e bagagem para um sucesso garantido. Penso eu, que com exceção da poupança, que não é bem um investimento, considero apenas como uma forma de guardar dinheiro, vez que sua atualização é mínima é só é significativa quando se trata de grandes valores. Os outros, querendo ou não, são profissões, você pode ser um investidor, mas para seu sucesso deverá antes de começar, se preparar como se prepara para qualquer outra profissão. Ou seja não é uma idéia brilhante, é apenas uma escolha profissional, ainda que seja um hobby, até mesmo porque se for um hobby é porque você já tem seguramente alguma estabilidade.

E então, volto ao pensamento desse segundo dia do ano: o que fazer pra ganhar dinheiro? Eu sou um cara que prezo o prazer da vida, acho que devemos viver e não trabalhar a troco de um salário que mal dá pra sobreviver. Acredito que o trabalho é apenas uma troca, fruto de um mundo capitalista, em que o trabalhador quer apenas o salário no fim do mês e o empregador o lucro. Interessante é que há alguns meses atrás uma mulher conseguiu me convencer, que de certa forma, em alguns casos o trabalho dignifica o homem, mas isto em apenas alguns casos. Não irei me ater a esse dilema.

Devemos procurar um emprego que nos satisfaça financeiramente mas que não seja de fato um fardo. Acredite se quiser, mas um trabalho bem pago nem sempre é garantia de satisfação.

Com essa pequena viagem virtual pelo mundo das idéias furadas, e em debate comigo mesmo pude perceber que não existe uma fórmula, com exceção das raridades, ganhar dinheiro depende de planejamento, organização, disciplina e disposição pra alcançar suas metas. Nem mais nem menos. O principal que observo é a escolha da atividade que irá proporcionar retorno financeiro. Ou seja, antes de tudo você deve analisar sua conduta, seu comportamento e personalidade com o tipo de atividade que esteja em mente, se enxergar alguma sintonia, é um bom sinal de que as coisas podem dar certo.

Por exemplo, se você não gosta de estudar, ou não tem facilidade, é sinal de que investir em estudos não é uma boa idéia, a não ser que esteja certo de tamanha disposição. Se você tem por exemplo só o nível médio, e não pretende estudar mais, não se deve ainda assim, desperdiçar os cursos rápidos, eles abrem portas e nos mantém em contato com a área que deseja seguir.

Mas além disso você pode galgar caminhos de atividades autônomas. Ainda que pequenos comércios. Enfim, as probabilidades são muitas, só não devemos empolgar além do necessário para criar uma expectativa demasiado exagerada que não permita alguma recuperação em caso de tropeços ou insucessos.

E pensando tanto nessa questão, vi que o meu caminho por exemplo, é definitivamente investir em estudos, mais especificamente concursos públicos. E com isso quem sabe conquistarei um emprego melhor que permita desfrutar com mais conforto os prazeres da vida.

E claro, devemos sempre lembrar que não se ganha muito dinheiro rápido, infelizmente, é um processo lento, mais rápidos para uns menos para outros, mas sempre certo para aqueles que persistem e planejam seus passos, organizam suas metas e tentam alcançá-las com bastante empenho e dedicação. E, repito, infelizmente não há uma fórmula certa e rápida pra ganhar muito dinheiro. Pode ser que vivemos sem nunca nos tornamos ricos, ou talvez sim, mas é primordial que a sua vida não despenque por causa disso, e que você descubra que ganhar dinheiro não significa ficar rico, literalmente, mas sim uma condição confortável de se viver e fazer o que você gosta.

Portanto, faça um estudo de suas caracteristicas como pessoa, atividades que te atraem, atividades que você teria mais disposição e facilidade. E não se esqueça jamais de rever seu conceitos e avaliar como anda sua busca pelo sucesso. A qualquer hora você pode sentir necessidade de recomeçar, de até mesmo parar e escolher outra atividade, ou ainda certificar se de que está no caminho certo e agregar mais conhecimento.

Enfim, seja o que for, acredite em você mesmo, mas seja realista, isto permitirá que você obtenha dados que indiquem verdadeiramente em que ponto você está e quais suas chances.

E assim, siga em frente.