Escolha com sabedoria.

 

Em algum ponto de nossas vidas devemos tomar algumas decisões importantes e são importantes porque vão influir no modo como vamos viver pelo resto de nossas vidas. Assim, se tivermos o discernimento de tomar a decisão correta ainda quando jovem, vamos ter um período longo de nossas vidas para desfrutar o acerto de nossa decisão. Se ao contrário essa decisão for tomada tardiamente, pouco tempo restará para o desfrute e benefícios da decisão tomada. Mas, mesmo assim valerá a pena.

 

Antes de comentar sobre a decisão, temos de nos certificar de algumas condicionantes que devem, obrigatoriamente, estar presentes em nosso espírito, para que o nosso ato esteja embasado em conhecimentos válidos e que nossa ação esteja perfeitamente estruturada de forma lógica.

 

ñ O primeiro conhecimento que temos a considerar é que nós hoje, habitantes do planeta terra, vivendo no décimo segundo ano do século XXI -  temos o privilégio de viver num tempo que reúne as mais fantásticas realizações do homem no sentido de facilidade para uma vida prazenteira e feliz. Vivemos diante de descobertas tais que possibilitam infinitas possibilidades – de vida e de morte, de conhecimento e de trevas, de alegrias e tristezas.

 

Nenhuma geração passada teve tantas facilidades de locomoção, tantas facilidades de integração, tantas facilidades de interagir com o conhecimento e de desfrutar uma vida mais saudável e prazenteira, como nós temos hoje.

 

É verdade que a disponibilidade dessas facilidades não atinge a totalidade dos habitantes do planeta, é verdade que ainda temos no mundo, carências insuperáveis. Como também é verdade que o planeta nunca antes foi tão agredido e mau tratado, como estamos fazendo agora, sob risco severo de prejudicarmos a vida dos nossos semelhantes no futuro.

 

Mas isso decorre, principalmente, porque existe uma disparidade entre o crescimento tecnológico material e o não crescimento espiritual humano, que de algum modo veda que essas facilidades sejam distribuídas de uma forma mais igualitária.

 

Ainda assim e apesar disso não podemos e, não devemos, desprezar e desconhecer o fato de que o homem evoluiu substancialmente nesses últimos cem anos, como nunca antes foi possível.

 

Há porém uma diferença fundamental que deve ser considerada por todos. A vida do homem neste século foi acrescida de cerca de 34 anos – conforme dito por Jane Fonda em vídeo do YouTube – onde se refere a esse período como o “Terceiro Ato”.  Também os autores do livro: O Proposito da vida → Richard J. Leider e David A Shapiro, assim mencionando na página 13:

 

Até  o final do século XX não havia o conceito de meia-idade e além, porque a maioria das pessoas morria relativamente jovem. Em 1900, a expectativa média de vida era em torno de 47 anos, aproximadamente, a mesma que havia sido desde o alvorecer dos tempos. Hoje a média de vida nos países industrializados é em torno de 80 anos ou mais.

 

É fato, portanto, que em algum ponto do planejamento das condições de vida mudaram para melhor e essa condição, embora não extensiva a todos, possibilita o acréscimo de vida ao ser humano.

 

Os autores concluem seu raciocínio declarando: Os adultos de hoje são a primeira geração plena de humanos a se aventurar nessa longa e vital segunda metade da vida. E, isso faz uma brutal diferença, para nossa compreensão, já que somos os primeiros, não sabemos ainda muito bem o que fazer com esse tempo que nos foi presenteado.

 

ñ O segundo conhecimento que vamos abordar, constitui um conceito simples que parece esquecido no horizonte dos tempos: O homem não nasce pronto, ele vai se fazendo ao longo de sua vida. Esse conhecimento é exaustivamente, pregado pelo Professor Mario Cortella em suas palestras.  Quando nasce até se tornar um homem é um dependente de pai e mãe, para lhe aprumar o caminhar.

 

Depois disso, despreza a necessidade de continuar se “construindo” e começa a passar os seus dias na medíocre ociosidade, sem procurar acrescentar qualquer novo conhecimento, técnico e intelectual, que possa justificar o fato de viver uma vida que carece de crescimento, e assim possamos realmente denominar de vida plena.

 

ñ Um terceiro conhecimento que podemos acrescentar à nossa argumentação é aquele ensinado pelo escritor Roberto Shinyashiki, no seu livro “O Sucesso é ser feliz” - Ed. Gente:

 

Dizem que na Índiaacredita-se que Deus pronuncia apenas a palavra ´sim`. Na verdade, Ele não diz sim para o que as pessoas pedem, mas para aquilo em que elas acreditam. Se você não acredita na felicidade, Ele apenas pode ajudá-lo a ver que tem razão.

 

Constituí um conhecimento de fundamental importância para vida, sabermos que à corrente de ideologia que abraçarmos como verdadeiras, serão elas que vão guiar nossos atos, nossas ações e nossas escolhas. Todos os nossos projetos estarão vinculados indelevelmente por nossas crenças e assim serão sempre verdadeiras.

Henri Ford diria de outro modo: Se você acha que pode, ou se acha que não pode, de qualquer modo você está certo.  Porque são as suas crenças que vão comandar sua ações.

 

Existe uma outra forma de conhecermos essa mesma ideia, aquela que é muito difundida nos livros de autoajuda: O mundo conspira favoravelmente, àquele que acredita poder e conspira negativamente àquele que não acredita possível.

 

ñ Um quarto conhecimento a ser considerado por nós é aquele difundido por Viktor Frankl, em seu livro “Em Busca de Sentido” - Ed. Sinodal/2007 – pg. 95 -

 

A busca por sentido certamente pode causar tensão interior em vez de equilíbrio. Entretanto, justamente esta tensão é um pré-requisito indispensável para a saúde mental.

 

Viktor Frankl, desenvolveu sua teoria logoterápica, a partir do longo período vivido num campo de concentração nazista, pode, a partir dessa experiência prática – ter a certeza que os homens que incorporam um “sentido” às suas vidas, passam a viver uma vida de outra forma. Uma vida com realizações. Diferente daqueles que se abandonam sem sentido e caminham nos seus dias como zumbis sem esperança a perambular pelas estradas da vida à espera da morte.

 

A ideia de um objetivo, um sentido como farol a nortear nosso caminhar,  é de fundamental importância para aqueles que almejam viver. Porque é realizando sonhos que devemos pautar nossas vidas.

 

É citado, por Frankl uma frase de Nietzche: “Quem tem porque viver, aguenta quase todo como.  (pg. 75 – do livro citado).

 

Não há vida que seja plena apenas de felicidade, os maus momentos alternam-se aos bons, e na ocorrência desses o que dá a certeza que venceremos é a manutenção do olhar no futuro e na esperança de que não há mal que sempre dure ou que não possa ser vencido.

 

Aqueles que aprenderam a atravessar tempestades, são os vencedores, são aqueles que acostumaram-se a atravessar a linha de chegada, os que levantam os troféus da realização e sabem o significado da felicidade através desse caminho.

 

Agora que vimos os quatro conhecimentos básicos necessários para um tomada de decisão – Pertencemos a uma geração privilegiada; O homem não nasce pronto; Deus diz sempre sim às nossas crenças e Devemos cultivar um Sentido para nossas vidas. Vamos agora, com base nisso decidir qual a nossa escolha.

 

Mesmo que você acredite que não tem de praticar esse ato, na verdade, você ao se omitir, já estará fazendo a sua escolha.

 

Então não existe qualquer ser humano que deixe de fazer suas escolhas, a cada minuto, a cada hora, a cada dia, você é chamando a decidir o rumo de sua vida. As decisões que você tomar ou que deixar de tomar irão influir no resto dos seus dias. Se você decidir corretamente, a vida se lhe apresentará de um modo satisfatório aos seus padrões, se decidir de modo tíbio ou erradamente, fique certo, a vida vai lhe cobrar e vai penalizar por seus erros.

 

Considere agora o fato de que mesmo sendo um jovem dependente de pai e de mãe, você é chamado a tomar suas decisões – se obedece, se desobedece; se estuda, se não estuda; se acorda cedo, ou se dorme até mais tarde, por aí... Fique você sabendo que no caso dos nossos pais, quando eles decidem por nós, invariavelmente, procuram tomar decisões que nos ajudam na vida. Mas ao contrário quando deixamos que “outros” tomem decisões por nós, as decisões serão sempre contra nossa melhor condição de vida.

 

Se os outros decidem por nós, decidem o melhor para eles e não para nós.  Então se você opta por se omitir não reclame.

 

Na sua vida exitem apenas duas escolhas básica – dois caminhos prioritários a serem escolhidos:

 

A) Caminho da realização  B) Caminho do prazer.

 

 Se você escolher o caminho da realização certamente irá desaguar em Trabalho – as vezes extenuantes, as vezes prazenteiros, em cansaço físico e mental. Mas que ao seu final – na concretização de uma vida, terá um especial significado de uma vida feliz, repleta de realização e paz.

 

Se, entretanto, você escolher o caminho do prazer, certamente granjeará muitos amigos de farra e de copo, por certo ira viver um dia e outro também na busca de contentamento interminável do prazer; irá encontrar no ócio e na improdutividade seus melhores conselheiros, mas certamente ao final de um ciclo de vida estará de braços dados com a infelicidade e com o sofrimento.

 

O melhor disso é que você, ainda que entendendo os prós e contras de sua escolha, pode livremente escolher o como conduzir sua vida. O que você não pode é culpar esse ou aquele outro, por suas amarguras ou por pedaços de sofrimento que possa viver nas escolhas erradas.

 

Já que você como inteligente que é escolheu o caminho da realização, vou lhe passar um exercício prático para ajudar a você alcançar seu objetivo com mais facilidade e com mais clareza e desenvoltura.

 

Existem cinco degraus para se alcançar a sabedoria e como escolher com sabedoria representa um parâmetro a mais para nossas decisões, vamos conhecer os cinco degraus para alcançar a sabedoria, conforme nos ensinado pelo provérbio árabe: São eles:

 

OUVIR, CALAR, ESTUDAR, LEMBRAR e AGIR

 

ñ OUVIRÉ mais, que ouvir simplesmente, é entender o interlocutor, absorver suas razões e ponderar coerentemente, em cada uma delas. É aprender a colocar-se no lugar do “outro” e aprender a pensar como ele. Com verdade, com honestidade. É um abandonar seu egocentrismo, seu egoísmo e pensar apenas naquilo que o outro esta nos tentando transmitir.

 

É abandonar de uma vez por todas aquele habito de estar calado supostamente ouvindo o que o outro esta a dizer, apenas para estabelecer uma resposta contrária imediata e automática. E, pior, começar a argumentar antes mesmo que o outro termine sua oração.

 

Agora comece a praticar o verdadeiro ouvir: se coloque no lugar do outro, ouça suas razões, analise com cuidado e, prepare-se para o crescimento de mudar de opinião se julgar que estava errado, é para isso que vivemos, para interação e engrandecimento, não para imposição de razões, que muitas vezes só trazem dissabor e amargura.

 

ñ CALAR -quantas vezes erramos por não saber calar, quantas vezes, perdemos uma boa chance de ficarmos calados, quantas respostas sábias deixamos de passar apenas com o nosso silêncio. Aprenda a calar – pratique no seu dia a dia, esse hábito saudável de calar sua voz. Aprenda que falar é um dom supremo que lhe foi presenteado para construir um mundo melhor, sem desavenças, sem agressões e, principalmente sem arrependimentos.  Diga apenas o necessário e suficiente, na hora e no lugar certo, aprenda a ponderar esses momentos, aprenda a analisar a propriedade de falar corretamente o que tem de ser dito e como tem de ser dito.

 

ñ ESTUDAR -como vimos, o homem se faz ao longo de sua vida, ele não está pronto ao final do curso superior, não está pronto ao final do doutorado. O homem é um ser em construção – ao longo de sua vida – que agora vimos ter sido estendida, portanto, não pare na esquina da vida pousado de sábio, quando ainda não esta pronto para terminar seus dias.

 

A vida continua, o mundo evolui e no último século evoluiu exponencialmente, sem que qualquer conhecimento válido do passado, não tenha que ter sido ratificado ou modificado, por isso, para nossa própria construção temos de continuar a estudar até que nossos olhos não mais permitam. Mas mesmo, ainda assim, restarão os ouvidos, a observação. O mundo evolui e a cada geração se constrói um homem diferente do homem da geração anterior.

 

ñ LEMBRARcomo com passar dos anos, nossos órgãos sofrem efeito do tempo temos de nos preocupar com sua capacidade de continuar a produzir a mesma funcionalidade que fazia quando ainda éramos jovens. Então, vamos anotar o que queremos lembrar, vamos atualizar os óculos, para que as imagens se não nos apresente borradas, vamos ouvir com atenção, ou com um novo aparelho de audição, para não perder o brilho das falas e os acordes das músicas preferidas.

 

Devemos sim estar preparados para continuar vivendo plenamente, ao longo de toda nossa existência. Porque a vida é um presente dos céus e há prazer envolvido nisso.

 

ñ AGIR – a mais estranha de todas as omissões, a mais danosa e o desastroso pecado que o homem pode acometer é: nascer com todo equipamento necessário à mobilidade – pernas – sentido de direção – voz, e uma vida a ser vivida e ficar parado esperando o sol passar por sua cabeça. Esperando que o tédio e o alimento lhe chegue a boca, sem que para isso faça absolutamente nada.

 

Certamente, como vimos o homem com um sentido de vida – com um objetivo de vida – tem uma infinidade de tarefas a desempenhar – certamente, seu projeto tem muitas etapas a serem cumpridas e cada uma atrelada a outra, então a cada dia, a cada hora esse objetivo - ou objetivos – carecem de nossa atenção e ação.

 

Acredite, cada uma tarefa postergada representará um problema multiplicado a ser resolvido no tempo futuro, com uma agravante, quando tentamos resolver problemas que eram de ontem, ele se complicará de tal forma que se torna penoso e muito mais custoso.

 

Uma boa forma de lidar com isso é um modo simples e eficácia e nos  brindará com paz de espirito diário. Faça o seguinte: A cada semana faça uma agenda, para as serem realizadas nos seus dias subsequentes; apronte no domingo – e deixe encaminhado tudo que tem de fazer na segunda-feira e nesta, prepare a terça-feira e assim por diante.

 

Resumindo, prepare com antecedência – de um dia, de uma semana de um mês aquilo que você terá de fazer na próxima etapa. Com isso você resolve os problemas de última hora e prepara sua mente, para resolução de problemas com antecedência. O segredo é antecipar a próxima  jogada.

 

Com isso sua vida ganhará em eficiência e eficácia.

 

Por fim, queremos que você dê a sua vida uma ideia de coletividade, você não está só no mundo. Interaja e comunique-se com o seu irmão, é disso que depende uma vida melhor, um mundo melhor,

 

Você pode pensar que não tem nada importante a ensinar para outro, mais isso não é verdade, suas experiência, sua forma de ver o mundo, de viver a vida sempre servirá de algum modo, para ensinar e abrilhantar a nossa passagem aqui na terra, por isso não se omita.

 

Apolinario de Araujo Albuquerque                        Rio, 16 março 2012.