POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PROGRAMA EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTIFICA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR  

ALUNA:

TEREZINHA DE JESUS DA SILVA AGUIAR

ESCOLAS LITERARIAS BRASILEIRAS AOS NOSSOS OLHOS.                                       

A nominação escola literária e marcada por controvérsia. Há três possibilidades pelo menos para que ela possa ser entendida. Os historiadores da literatura, dizem que a mesma significa agrupamento de autores que se relacionam por aproximação estilística e ideológica e até mesmo em atitudes diante de concepções artísticas. Sendo assim, fica claro o parte central da análise no autor e não do texto. Nesse sentido, a escola literaria representa o agrupamento de autores e de textos das mais variados gêneros. Tentando  contemplar na nominação e as aproximações intertextuais e interdiscursivas, a escola literaria é entendida como conjunto de textos que se aproximam em virtude de certa identificação ideológica básica com determinado texto prógono. A partir disso tudo, há quem defenda a idéia de inexistência das escolas.

E po ests razões é que se ouve falar em escola literarias brasileira, nos  estudos de lingua portuguesa realizado nas escolas, onde se trabalha com as escolas divididas em romântica, realista, nacional ou internacionamente; em escola camoniana, cervantina, alencariana, borgeana etc. Que se alargam desmesuradamente pelas noções, e os conceitos precisam ser delineados com bastante cuidado para cada caso.

Usam-se para as escola literária outras formas, como estilo de época, período e corrente. Que contudo não são claramente sinônimas. O estilo de época remete a registros estilísticos e técnicos diversificados dentro do grupo escolar, mas que, pela razão de escola, mantém-se parcialmente o mesmo núcleo ideológico. Já o  período assinala primeiramente o registro cronológico, limitado arbitrariamente por edições de obras consideradas prógonas ou muito bem representada ha cada estilo. Não fica o período portanto, externo a considerações que fundamentam as escolas e os estilos de época.

Estilos de época, são considerados, por exemplo o naturalismo e o parnasianismo dentro do realismo e os próprios textos realistas, são considerado o conjunto do Realismo. E o ultra-romantismo, dentro da escola romântica etc. A concepção de período já é de natureza distinta da literatura propriamente dita, porque privilegia o aspeto histórico. No Brasil, se denomina pré-modernismo um momento eclético, de busca e definição, sob a ótica da periodização literária brasileira, da noção de período. Nele faltam elementos caraterizam essencialmente os estilos de época, como certa unidade ideológica e tendências de estilo mais ou menos centradas. As correntes, que estariam vinculadas nuclearmente a posicionamentos ideológicos, e periodo. São por exemplo as de corrente idealista e corrente realista, que podem ser encontradas em vários momentos da história literária.  E no entanto, não é essa concepção que se lê sobre elas nos estudos realizados.

Parece que o grande problema da nomenclatura das escolas literária, são  conceitos que geralmente são construídos para enunciá-la que fixam a escolaridade nos autores e não as obras. Quando essa classificação não for necessária por qualquer motivo que seja, a fixação crítico deve ser feita sobre os textos e não sobre os autores. Isso evitara a fragilidade da concepção de  autor como escola e afastara a reflexão crítica sobre os princípios da crítica biográfica.