ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE UNIDAS PARA UMA EDUCAÇÃO MELHOR

 

 

AUTORES: ÁUREA LÚCIA ISIDORO RUSSAFA

Maria dos Santos Barbosa Khippaiz

LAURA DA SILVA AUGUSTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MIRASSOL D´OESTE

MT/2014

 

 

    

RESUMO

 

A educação infantil é importantíssima nas fases da vida é através dela que crianças começam desenvolver suas aprendizagens que serão precisas para o crescimento intelectual, profissional e inclusive social. Quando se inicia o processo de alfabetização, o indivíduo adquire o conhecimento constrói a gramática e suas variações e significados. Esse processo não se resume apenas codificação e decodificação, é preciso compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento e também o desenvolver novas formas de compreensão e uso da linguagem em geral. Neste trabalho priorizaremos o conjunto com a comunidade, escola, família onde os segmentos estarão preocupados em expressar a concepção didática, filosófica, econômica, política, cultural e contextualização social. Com intuito de encontrar novas alternativas para humanizar as relações entre o indivíduo, sociedade e o mundo, exigindo a habilidade de expressar – se iniciativa e liderança, autonomia nas decisões, integrando o aluno como sujeito crítico, participativo de uma sociedade mais justa.

 

Palavras-chave: Escola, família e sociedade.

 

Introdução

 

No cumprimento dos nossos deveres como profissionais, pais e sociedade é preciso uma parceria e não medir esforços para melhorar o ensino.  Visando avançar na área educativa todos devem fazer sua parte, no caso do educador é necessário utilizar as competências profissionais e aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer da vida acadêmica os pais devendo apoiar seus filhos nos deveres escolar estando sempre presente em sua vida escolar, a sociedade por sua vez trazendo oportunidades para que não haja discriminações envolvendo em um todo.

ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE UNIDAS PARA UMA EDUCAÇÃO MELHOR

1.1 Profissionais da educação

         O regente deve estar bem preparado psicologicamente na sua atuação e ter muito apego e dedicação em sua docência, pois esta fazendo parte da formação da personalidade do individuo, é preciso que tenha cautela, seja criativo e planejamento. Não se pode parar no tempo, sempre há questionamento, e as buscas insaciáveis alternativas e estratégias a seguir, para que isso ocorra à pesquisa é instrumento fundamental.

Portanto faz-se necessário o levantamento de dados sobre a instituição alunos e diretrizes escolares e o meio que este esta inserido, conhecer o aluno individualmente, ter a perspectiva de sua realidade, instigá-lo e maneia cordial, levando ao estimulo de procurar respostas e surgimento de dúvidas, fazer análises de todas as dificuldades e procurar soluções adequadas em sua melhora.

         O desafio pedagógico é repensar sobre a prática docente, buscar de várias maneiras formas, proporcionando ao educando suportes para aprendizagem, além de disponibilizar estratégias instigantes para que o aluno faça questionamento por si mesmo na busca pelo conhecimento.

         É essencial ressaltar a importância da educação infantil no processo da aprendizagem, trata-se de umas das fases mais importantes na vida escolar da criança, por isso é de responsabilidade do educador analisar suas próprias práticas para não causar traumas futuros na criança, pois as falhas nessa fase pode se tornar irreversíveis e dificultar a vida escolar do aluno por um longo período.

Assim, é necessário que as instituições de Educação Infantil sejam acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, oferecendo a elas condições futuras na aprendizagem.

Pois educar no sentido da educação infantil significa organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude de aceitação, respeito e confiança, e acesso pelas crianças; por isso é primordial destacar as brincadeiras como ponto chave nessas habilidades. Brincar prepara a criança para futuras atividades de trabalho: evoca atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Colabora para que a criança trabalhe sua relação com o mundo, dividindo espaços e experiências com outras pessoas mais amplas em relação a realidade social e cultural.

Dessa maneira cabe ao educador considerar que o educando ao adentrar a sala de aula não é um ser vazio, pois, traz consigo seu conhecimento de mundo e assim educador/educando são imbuídos no desenvolvimento da aprendizagem.

O professor de Educação Infantil deve estar ciente sobre a importância de inserir a ludicidade em seu planejamento.

Ludo origina-se do termo latino ludu com significado de jogo, diversão. Ulbra (2008).

Em 2005, detectou-se a necessidade da ludicidade no desenvolvimento infantil, então foi elaborada a lei n° 11.104, de 21 de março de 2005, onde torna obrigatória a instalação de brinquedotecas nas unidades de educação infantil. Pois fica nítido que o lúdico estimula a criança na ampliação de seu desenvolvimento, as atividades lúdicas ajudam como distração, educação, entretenimento, recreação e relaxamento, a brincadeira envolve toda a vida da criança, é um meio de aprendizagem espontâneo e exercita hábitos intelectuais, físicos e sociais e ou morais.

Assim, jogos e Brincadeira utilizados na docência fazem surgir confronto de ideias, realidades, culturas, socialização aprende a trabalhar em grupos a ser mais solidários e possíveis entre outros benefícios.

           

De acordo com Gadotti (2000: 251)

Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural; cabe-lhe selecionar e rever criticamente a informação; formular hipóteses; ser criativa e inventiva (inovar); ser provocadora da mensagem e não pura receptora; produzir, construir e reconstruir conhecimentos elaborados.   E mais: numa perspectiva emancipadora da educação a escola tem que fazer tudo em favor dos excluídos. Não discriminar o pobre.  Ela não pode distribuir poder, mas pode construir e reconstruir conhecimentos, saber, que é poder. Numa perspectiva emancipadora da educação, a tecnologia não é nada sem a cidadania.

                                                                                                                                 

            Desse modo, cabe aos professores a tarefa de orientar o aluno no desvendar desta rede de informações e conhecimento que transcende a tecnologia e ao realizar este movimento, o professor retoma a sua função principal: apontar os caminhos para a busca do conhecimento. O que se discute aqui é ainda mais profundo, a escola não precisa modificar-se para acompanhar o novo modo de produção, e sim porque as formas de aprendizagem se modificaram, e todos os paradigmas anteriores não funcionam mais e quando aplicados dificultam a ação fim escola: possibilitar a aprendizagem.

No entanto o educador precisa refletir e (re) pensar e deixar que as teorias e expressões surjam de seu interior. Verificamos que há uma grande diferença entre a prática e a teoria, e que a observação é muito importante no percurso de nosso planejamento, que na verdade, a pesquisa é essencial para docência, que a dedicação vem do amor pela nossa escolha em sermos condutores do conhecimento, e a maior gratificação é podemos ajudar na formação de pessoas e inseri-la na sociedade torná-los cidadãos de bem e atuante.

1.2 Sociedade, cultura e família

          No contexto sócio cultural do aluno o princípio é visualizar o espaço escolar em que está inserida, assim por meio das diferenças individuais, a troca de experiências vai sendo edificada, a partir das reflexões e da construção social do conhecimento sustentada pela interação dos indivíduos envolvidos. Essa interação entre os sujeitos é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, pois ela busca transformar a realidade de cada sujeito, mediante um sistema de trocas.

            Segundo Vygotsk (1896-1934) em sua teoria com resultado histórico social, a principal questão é a aquisição de conhecimento pela interação do sujeito com o meio, é fundamental mencionar a importância de o educador ter conhecimento sobre cultura e a bagagem de seus educando, pois a partir daí poderá forma conceitos e planejar a forma que poderá reger. O professor deverá agir como intermédio, pois não é portador do conhecimento, mas pode criar suportes para que o aluno possa prosseguir, terá que haver trocas de ambos os sujeitos. 

Para Freire (2005: 79)

O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os "argumentos da autoridade" já não valem. Em que, para ser-se, funcionalmente, autoridade, se necessita de estar sendo com as liberdades e não contra elas. Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo.

Faz repensar numa visão mais diversificada a respeito à importância das normas e padrões seguidos pelas Instituições. Nota-se o grande interesse por parte da direção e professores em conduzir seus educando para a formação de cidadãos críticos, para que construa alicerces e possa compreender a sociedade em que está inserido. Observando as formas que as crianças se relacionam, e procurando compreender suas manifestações. Por meio de entrevista e pesquisa sobre uma instituição foi possível tomar conhecimentos de dados sobre ela, quanto aos horários, comportamentos, interação das crianças e o envolvimento das famílias.

            A escola funciona no período matutino das 07h00min às 11h00min horas e vespertino 13h00min às 17h00min horas com intervalo de 20 minutos para o lanche. Em uma conversa com uma professora onde a mesma informou que atualmente trabalhava com 22 alunos, sendo seis meninos e 16 meninas, através de investigação e observação foi possível notar que os educando ficam constrangidos com presença de pessoas estranhas, mas não hesitaram em conversar com os colegas. O ambiente onde foram feitas as analises era bem arejado com dois ares condicionado e três ventiladores, 25 carteiras escolares, a sala se encontrava próximo ao pátio e do refeitório e com janelas voltadas para o parque isso favorecia a diversão dos alunos nas aulas.

            Frequentemente as aulas terminavam antes do horário, pois os responsáveis em buscar a criança iam mais cedo, além dos alunos que utilizam o ônibus escolar que também passa um pouquinho mais cedo.

         Constatou-se que o perfil da comunidade, famílias e os alunos matriculados na unidade são filhos de trabalhadores braçais tais como: pedreiro, balconista, doméstica, lavradores, sitiantes, comerciantes, lavadeiras de roupas e funcionários públicos.

A habitação da maioria da população é alvenaria, casas próprias e outros moram de aluguéis.

          A professora regente tinha domínio do conteúdo apresentado de maneira crescente, instigava os alunos com características das atividades e com muita dedicação, explicava de maneira individual até que dada um pudesse compreender. Usava para suas atividades muita criatividade e raciocínio, por serem crianças muito dinâmicas utilizava colagem, pinturas, músicas, brincadeiras e outros recursos. Os alunos pediam a atenção da professora o tempo todo, para mostrar o que havia feito ou pedir a sua ajuda, a maioria das vezes ao mesmo instante.

            Nessa turma foi possível analisar alunos com mais dificuldades e facilidades, criativos, interessados e desinteressados em tomar conhecimento.

            A maior dificuldade observada é a carência dos alunos ansiando por atenção da educadora atrapalhando o desenvolvimento da aula. Perto do horário do recreio às 14h40min horas, cantava uma música para o lanche, fazendo que todos ficassem animados, a educadora sempre acompanhava na hora do lanche. No retorno, cantavam, e era contada uma história ou fábula, a professora sempre falava o título e o nome do autor, é fundamental que o aluno cresça com a percepção do quanto é importante que saiba sobre a origem do livro e do autor, a mesma sempre apresenta lições de vida e de higiene fazendo com que o educando fizesse questionamento respeito o assunto e até colocando em prática muitas vezes expondo a professora havia aprendido.           Os educando ao final de cada aula, pedia a professora, para brincar no parque ou até mesmo no pátio. Podemos notar que as Brincadeiras sempre esta presente na educação. As brincadeiras liberam tensão e permite controlar as situações existentes. Pode-se dizer que superou todas as expectativas, e essas observações foi progressiva é de grande valia para termos uma visão mais ampla da importância e responsabilidade do educador, sociedades e família na aprendizagem.

Portanto não dependem somente do seu conhecimento, mas de diferentes aspectos teóricos, pratica, pedagógicos e familiares. Vindo a ser explorada as dificuldades na aprendizagem, o desempenho estimulando a desenvolver suas potencialidades e ter a concepção do educando, olhando de maneira como as crianças pensam, que o educador seja capaz de ser mediador nesse processo, onde os alunos sejam os principais autores da sua própria aprendizagem ( Giordan, 1999).

Não se pode falar em educação sem destacar a importância da família nesse processo, os pais é espelho para as crianças é motivo de direção, através deles as crianças descobrem que há valores, limites em suas ações que às vezes pode ser frustrantes, porém superadas, a família deve agir de maneira cordial incentivando a respeitar o próximo tendo ética agindo com boas maneiras, auxiliando e incentivando na sua criatividade, enaltecendo seus tributos, acompanhado a vida escolar na escola, procurando saber como ele avança em sua aprendizagem, com isso a criança se sente essencial na família e não passa por carência, carência a qual pode dificultar sua aprendizagem, como nas observações anteriores querendo chamar a atenção de todos a todo o momento. Com os pais, escola, sociedade unidos juntos apoiando, orientando, acompanhado, interagindo, fornecendo meios ao acesso a escolares e as informações a criança é capaz de superar todos os obstáculos surgidos no decorrer de suas maturidades.

Conclusão

     Foram trazidas informações sobre fatos acontecidos e relatos de como é importante o papel do educador, sociedade e família nesse processo de formação, vimos nas observações a precipitação pela família e a sociedades no envolvimento da aprendizagem tendo muitos que perder alguns minutos de aula por dificuldades sociais, em nenhum momento nas analise se via os pais perguntando sobre a aprendizagem de seus filhos, embora muitos estivessem todos os dias na escola levando e buscando, infelizmente são poucos pais que acompanha a vida escolar dos seus filhos, no entanto há aqueles que procuram saber mas quando apresentada as dificuldades se inibe não dando atenção ou até mesmo descaso no problema e assim não contribuído para criança avançar, a parceria com os educadores é primordial para o desenvolvimento da criança é por meio dele que se busca recursos cria oportunidades descobre o melhor  modo de prosseguir e ir adiante.

        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra 2005.

 

GADOTTI, Moacir. Aprender, ensinar. Um olhar sobre Paulo Freire. Abc Educativo, 2002.

ULBRA. Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Infantil. Universidade luterana do Brasil. Coréia: Ibpex, 2008. 

 

ULBRA. Filosofia da Educação. Universidade luterana do Brasil. Coréia: Ibpex, 2008. 

ULBRA. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Universidade luterana do Brasil. Coréia: Ibpex, 2008.