Escola de Alexandria. 

Um grande centro de desenvolvimento das Ciências e da cultura em especial da Filosofia, fundada por Amônio Sacas 175 a 242 da nossa era, ele um estivador grego, culto, estudioso e importante filósofo que estava preocupado em desenvolver uma grande síntese do pensamento de Platão.

Influenciado pelo mesmo desenvolveu a ideia que a alma era una e pertencia ao corpo desenvolvendo fundamental unidade entre o mesmo, teve grandes discípulos entre eles Orígenes, Longino, Herênio e Plotino.

Ele infelizmente não deixou nada escrito, entretanto, posteriormente Plotino, resolveu desenvolver uma exuberante compilação de sua doutrina, motivo pelo qual entrou na história da Filosofia, como grande sistematizador.

O neoplatonismo foi um movimento filosófico de importância para o mundo ocidental, pelo seguinte motivo: Primeiro a recuperação do pensamento de Platão, o que serviu de base para reconstituição do fundamento epistemológico do cristianismo por meio de Santo Agostinho, Plotino teve papel indispensável nesse desenvolvimento histórico da reconstrução.

Plotino foi considerado um neoplatônico, ele acreditava na existência da alma, mas não na atual concepção da alma. Defendia a tese que o mal não tinha existência no mundo, existia apenas na ausência do bem.

O mal um ato necessariamente humano, entretanto, o caminho para libertação do referido, teria que ser desenvolvido pelo ato de reflexão que seria necessariamente por meio da Filosofia no uso permanente da contemplação.

O neoplatonismo foi o ultimo desenvolvimento da Filosofia de Platão, melhor dizendo da Filosofia antiga. Esse fato não aconteceu exatamente na Grécia.

Atenas tinha perdido o centro de referência da produção cultural do mundo. O novo centro estava no Egito na cidade de Alexandria.

Alexandria era uma grande cidade, nesse tempo, lá encontravam os maiores sábios do mundo, muitos povos com influências culturais diversas entre eles: egípcios, gregos, judeus e romanos.

Em referência a esse aspecto, os neoplatônicos foram influenciados por várias culturas e Filosofias, além do ceticismo e do materialismo desenvolvido pelos epicuristas.

Plotino desenvolveu seu próprio trabalho. Ele nasceu na cidade de Lícope, no ano 204 depois da nossa era, entretanto, sua ascendência é grega. Durante muitos anos estudou com Amônio Sacas, na cidade de Alexandria.

Posteriormente acompanhou o exercito do imperador Gordiano III, 224 a 244, contra os persas, foi um desastre essa expedição, mas foi fundamental para a Filosofia, isso porque Plotino teve contato, com o pensamento persa e indiano, voltando mais tarde para Roma, fundando logo em seguida sua escola permanecendo mais de 25 anos até seu falecimento no ano 270 da nossa era.

A importância de todo esse histórico Plotino influenciado pelo pensamento indiano reformulou o Platonismo numa perspectiva nova do conceito de alma, que serviu de base como instrumento epistemológico do cristianismo.

Ao chegar a Roma, foi apoiado pelo imperador Galieno anos 218 a 268 da nossa era histórica, teve apoio de diversas pessoas, consideradas importantes na sua época, essas pessoas da alta sociedade financiaram o desenvolvimento da sua academia.

Sua obra compreende 54 tratados que foram agrupados na enéada, sendo que cada parte sofre divisões de estudos: da moral, da física, do destino e da providência, da alma, da inteligência e, por fim, trata-se do ser e do uno.

A doutrina de Plotino fundamenta em três hipóstases, ou três realidades eternas: o uno, a inteligência e a alma.

É interessante saber que o uno de Plotino não é Deus, na prática ele não tinha fé. O uno para ele é a fonte principal que dá a vida ao ser e ao pensamento que resultam da existência.

Mas o uno é uma realidade material de tal ordem que não podemos afirmar a seu respeito, nem a vida, a essência, nada é superior a fonte absoluta o que se denomina de uno.

Para ele o uno é causa de tudo, de toda forma da natureza ou essência, ele basta por si mesmo, para ele a inteligência como qualquer forma de matéria derivada do uno, a alma principio da vida deriva se do uno e volta para ele, na reconstituição da grande e única realidade.

Quando Plotino retrabalhou a Filosofia platônica já faziam cinco séculos de sua morte, ele considerava fiéis as idéias de Platão, mas as mesmas tinham sofridas influências do movimento aristotélico que contrariava as ideias de Platão.

Como também o neoplatonismo foi influenciado pelas ideias do estoicismo a respeito da moral e da ética, por último as ideias de Epicuro sem contar outros conceitos como influências indianas, persas e egípcias.

Na verdade o neoplatonismo, não representa exatamente o que pensava Platão, do mesmo modo a escola Patrística que formulou as ideias a respeito de Deus e da alma, fundamentadas em Plotino platonizado.

 Esse trabalho como fundamento epistemológico para o cristianismo foi em parte manipulação. Plotino nunca acreditou em Deus, muito menos na alma da forma que foi apresentada por Santo Agostino...

Edjar Dias de Vasconcelos.