Escoamento superficial e a predição dos grandes eventos de vazão nos rios

 Na predição de eventos extremos de grande vazão nos rios, ou seja, nas estimativas de vazão máxima, os cientistas e engenheiros geralmente admitem eventos de chuva hipotéticos que são de extrema intensidade.

 Em outras palavras, os eventos são de chuvas fortíssimas que são caracterizadas pelo despejo de grandes volumes de água durante curtos espaços de tempo. Por esta razão são conhecidos eventos de chuva de alta intensidade.

 Por serem eventos de altíssima intensidade, espera-se que durante tais acontecimentos haja a geração de escoamento superficial que escorre rapidamente para o rio aumentando substancialmente sua vazão, podendo causar enchentes e alagamentos. O tipo de escoamento superficial envolvido nesta análise é o do chamado  escoamento superficial do tipo hortoniano, isto é, o escoamento superficial que é produzido, porque a intensidade de chuva excede a capacidade de infiltração de água no solo. O termo hortoniano deriva do nome Horton que foi o primeiro pesquisador que descreveu este processo.

 Preparado a partir de:

 Walter et al. (2003). Simple estimation of prevalence of Hortonian flow in New York City watersheds. Journal of Hydrologic Engineering, v.8, n.4 (1), p.214-218, 2003.