Escoamento superficial de saturação do solo?

Esse pequeno texto constitui uma tentativa de expor esse processo hidrológico que ocorre no solo.

Em solos em que lençol freático situa-se próximo à superfície do solo, durante um evento de chuva, a recarga do lençol passa a ocorrer podendo ocasionar a ascensão do mesmo até atingir a superfície. Nessa situação o solo passa a estar saturado e há um fino filme de água do lençol que passa a escoar na superfície. Esse fino filme recebe o nome de fluxo de retorno.

Em adição, por estar saturado, a precipitação incidente nessa região de afloramento do lençol freático passa a escoar também sobre a superfície do solo já que ele se encontra saturado, ou seja, com todos os seus poroso preenchidos por água.

Portanto, nessa região de saturação do solo, o escoamento superficial ocorre tanto pelo afloramento do lençol (fluxo de retorno) quanto pela incidência direta de chuva nessas áreas saturadas (encharcadas). Ao conjunto desses dois processos que juntos produzem escoamento superficial atribui-se o nome de escoamento superficial devido à saturação do solo.

Para se ter idéia, um dos locais em que esse processo ocorre geralmente em zonas próximas aos rios e, nesses sentido, qualquer adição de algum composto potencialmente poluente nessa região tem altíssima chance (probabilidade) de ser carregado pelas águas do referido escoamento superficial devido à saturação do solo, podendo comprometer a qualidade de água do corpo d´água.

Preparado a partir de:

DUNNE, T. Field studies of hillslope flow processes. In: KIRKBY, M.J. (Ed.). Hillslope Hydrology, 1978. p.227-293.