Em toda empresa é necessário sempre haver dialogo entre as pessoas para que as tarefas sejam executadas e não haja retrabalho provocado por falta de comunicação entre os integrantes de equipes de trabalho de um departamento ou ate mesmos entre os demais departamentos da empresa.
A empresa, também chamada de corporação se ela é muito grande, é um grupo de pessoas que buscam agir como se fossem um só corpo, buscando um resultado comum ou seja o lucro para os acionistas e o bônus para os colaboradores.
Infelizmente algumas pessoas no mundo corporativo agem como se estivessem sempre na frente de um computador apertando a tecla ESC ou Escape que quando acionada serve para fechar janelas de diálogo e desistir do processamento de tarefas de alguns programas executadas pelo computador.
Pessoas que agem assim cometem muitas vezes uma falha de comunicação que podem gerar custos desnecessários, desperdício de tempo, recursos e desvio de rumo em direção aos objetivos comuns se perdem porque querem resolver tudo sem a ajuda de ninguém e o que é pior podem fazer a empresa "travar a engrenagem" em determinadas áreas apenas porque fecham uma janela de dialogo, fazendo com que tudo se torne mais lento pela falta de comunicação, o clima fique mais pesado, pois podem surgir dessas atitudes falta de credibilidade devido a informações incompletas ou ate mesmo um desentendimento intergrupal.
Nas empresas maquinas, prédios e computadores não se comunicam sozinhos sempre há por traz presença de pessoas por que é através delas é que se comunicam, uma com as outras, e isso é que traz inovação e problemas resolvidos.
Quando a comunicação é bem feita, tudo funciona, ou seja, a engrenagem gira e não trava, fica tudo mais fácil! A comunicação dentro da empresa tem que ser cada vez mais estimulada, fornecedores, comunidades ou os órgãos do governo precisam ser comunicados sobre o que acontece nas empresas, os colaboradores precisam ser informados eles também precisam conversar entre si trocar ideias e opiniões, ou seja, a comunicação deve ser o "óleo" dessa engrenagem.
Por isso não seja uma pessoa que sempre vive apertando a tecla ESC seja mais comunicativa e aberta, repasse e absorva conhecimentos, pois um dia podem apertar a tecla DELETE para você. Vamos pensar nisso!