ERROS BÁSICOS QUE AS EMPRESAS COMETEM EM SEU RH

É possível ter uma empresa competitiva e em crescimento sem atentar para seus próprios funcionários? É possível suportar as ameaças de novos concorrentes sem uma política de RH estratégico?

Erros básicos que as pequenas empresas cometem em seu RH.

O RH nas micro e pequenas empresas inexistem e podem se tornar um pesadelo, dependendo da forma que elas tratam essa importante área. Para as que não entendem nada de RH, a relação com os colaboradores se dá na base do autoritarismo, do “achismo”. Quando os gestores têm o cuidado e a preocupação adequada com o funcionário, muita coisa acaba dando resultados aceitáveis, mas no caso dos que não entendem nada de RH, O FUTURO É INCERTO...

Os erros de RH mais comuns nas pequenas empresas são básicos e, talvez por isso são ignorados. Já vi empresa que foram lideres de mercado, que atraiam clientes, mas que não sabiam como tratar seu próprio funcionário ou não se importava com ele, tratando-o como que uma máquina. Vou apontar algumas das falhas no RH mais corriqueiras e mais fáceis de serem identificadas e corrigidas.

Erro 1 – A empresa não sabe RECRUTAR e SELECIONAR

Neste caso parceria é a alma do negócio! É a forma mais fácil de atrair candidatos, especialmente se a empresa começou recentemente. Na verdade, dentro do primeiro ano de vida a empresa deve investir muito em parceria. Buscar empresas de recolocação profissional, escolas, faculdades, sindicatos, prefeitura e outras empresas para aumentar o número de candidatos em sua base de dados para contratação futura.  Acontece que muitos proprietários desconsideram ou subestimam o valor da parceira e nem conhecem as etapas de uma contratação de pessoas. È necessários saber recrutar e selecionar os melhores candidatos. Então, chega uma hora que a empresa está lá, prontinha para receber dezenas de clientes mas não tem mão de obra qualificada para atender... Isso porque ela nada ou pouco investiu em RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

Considere um TEMPO para PARCERIAS e identifique seu público-alvo para saber como usá-la melhor.

Erro 2 – A empresa não sabe TREINAR

Outro erro cometido pelos PROPRIETÁRIOS cabeçudos. A empresa está à disposição do cliente, em parte, mas considera um GASTO pura perda de TEMPO mandar seus funcionários para TREINAMENTO. Se o cliente liga, a atendente não sabe passar informações; não se sabe nem ao certo quem é que atende o telefone e como atender...se o cliente vai até a empresa, o vendedor/atendente/consultor o recebe de cara feia; se o cliente vai reclamar de tudo isso, o(a) dono(a) leva pro lado pessoal e parte pra briga. Esse tipo de empresa não se preparou para receber e atender o cliente da melhor forma, achando que está fazendo um favor a ele e que não depende dele. Coitada. Nos treinamentos, priorize a parte do atendimento. É a que o cliente mais dá valor.

Erro 3 – A empresa não sabe RETER VALORES

Em minhas experiências como consultor e como gerente, me acostumei a ouvir sobre as dificuldades que existem para contratar bons profissionais, que as pessoas hoje não estão interessadas no trabalho e outras coisas mais... Assim como manter um cliente é mais barato que conquistar outro, é fato que reter um funcionário é melhor que contratar outro. DEMISSÃO não é e não pode ser vista como punição! Se em sua empresa a média de demissão é muito alta(turnover), será que o erro é mesmo somente da equipe? Todos estão sempre errados e você (empresa) está sempre certo(a)? Será que a grama do vizinho só parece mais verde e galinha mais gorda ou realmente é mais verdinha e galinha mais gorda? Porque empresas locais não resistem a entrada de novos concorrentes? Porque as grande empresas, que tanto benefícios dão ao seus funcionários estão “roubando” seus melhores colaboradores?

Talvez seja hora de parar de reclamar da situação, encarar a realidade e dividir melhor seu “queijo”, antes que seja tarde demais e pense que precisa mudar de RAMO! MUDE DE ATITUDE!

Você conhece algo parecido com isso? Já viu ou ouviu algo assim? COMPARTILHE!

Jones Augusto Silva, CRAMG 06/963D, Gestor de Serviços da Saúde, Especialista com MBA em Gestão Pública, Finanças e Gestão de Negócios. www.jones.adm.br – [email protected]